Programa de Estabilidade

Programa de Estabilidade

Teodora Cardoso defende estratégia de Centeno

A presidente do Conselho das Finanças Públicas defendeu as escolhas de Mário Centeno, muito criticadas à esquerda, de reduzir mais o défice do que o acordado. É a “adequada na situação atual”, diz.
PCP

Plano de Estabilidade. PCP também tem projeto

Depois do BE, CDS e PSD, (quase) só faltava o PCP apresentar um projeto de resolução sobre o Programa de Estabilidade do Governo. Comunistas criticam submissão à Europa e metas do défice e da dívida.
CDS-PP

CDS. 82 páginas para mostrar "o outro caminho"

192
CDS vai pedir a rejeição do Programa de Estabilidade do Governo e levar a votos um projeto de resolução a mostrar "o outro caminho". São 82 páginas a pedir redução da carga fiscal, até na cultura.
PSD

PSD vai ter projeto sobre Programa de Estabilidade

Tema "não foi discutido" na reunião de deputados mas Fernando Negrão anunciou: afinal, PSD vai ter projeto de resolução sobre Programa de Estabilidade, mas ainda não decidiu se rejeita o do Governo.
Orçamento do Estado

UTAO. Redução do défice depende da queda dos juros

Técnicos consideram que o Programa de Estabilidade não prevê nenhuma medida de consolidação permanente significativa. Sem a queda esperada nos juros, o resultado seria um agravamento nas contas.
Orçamento do Estado

FMI vê défice a cair menos que o Governo

Departamento liderado por Vítor Gaspar antecipa um menor ritmo de redução do défice nos próximos anos que o previsto no Programa de Estabilidade, não acredita no orçamento equilibrado em 2020.
Mário Centeno

Aumentos no público? Centeno nunca diz nunca

567
Mário Centeno nunca diz nunca e não exclui, portanto, que possa haver aumentos na Função Pública em 2019. Mas alerta que a carga fiscal não pode baixar sem se atingir o equilíbrio nas contas públicas.
Mário Centeno

Centeno quer impressionar Bruxelas, ser comissário

Marques Mendes diz que Centeno quer ser "comissário europeu ou vice-presidente da Comissão Europeia" e por isso fez um programa de estabilidade para reduzir défice. "Quer impressionar Bruxelas."
Programa de Estabilidade

Centeno: Do rigor no défice às promessas para 2021

Centeno apresentou o Programa de Estabilidade com uma mensagem de rigor para a esquerda, mas também com promessas para lá das eleições, como a descida no IRS para 2021 -- prometida desde 2015.
Programa de Estabilidade

Costa não vê motivos para rejeição do BE e do PCP

António Costa disse esta sexta-feira que o seu Governo está "a cumprir tudo" com o que se comprometeu" e que não vê razões para o Bloco de Esquerda e o PCP estarem descontentes com a redução do défice
Programa de Estabilidade

Programa de Estabilidade rejeitado pela oposição

As reações dos partidos ao Programa de Estabilidade têm um ponto em comum: PSD, CDS, BE e PCP rejeitam as ideias do documento apresentado. Mas por razões diferentes.
Programa de Estabilidade

Nova descida de IRS é para baixos rendimentos

318
Governo promete novo alívio de 200 milhões no IRS a concretizar só em 2021. Dinheiro será usado para criar o crédito fiscal para os trabalhadores com mais baixos rendimentos prometido pelo PS em 2015.
Programa de Estabilidade

BE com projeto de resolução. PS fala em "equívoco"

João Galamba diz que projeto de resolução anunciado por Mariana Mortágua "parte de um equívoco". Em causa estão divergências sobre revisão do défice anunciada pelo Governo no Programa de Estabilidade.
Programa de Estabilidade

Governo promete cortar 200 milhões de IRS em 2021 - como aconteceu

Ministro das Finanças apresenta o Programa de Estabilidade 2018-2022 e no documento promete uma nova redução de impostos, mas só na próxima legislatura. Acompanhe a conferência de imprensa ao minuto.
Programa de Estabilidade

Centeno apresenta esta sexta Programa Estabilidade

Mário Centeno apresenta esta sexta-feira à imprensa, pelas 19h30, o Programa de Estabilidade 2018-2022, aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira.
Programa de Estabilidade

Governo revê desemprego de 8,6% para 7,6% este ano

Programa de Estabilidade que será entregue esta sexta-feira ao Parlamento também espera uma melhoria no emprego, toda à custa do crescimento do emprego no setor privado.
Finanças

Programa de Estabilidade chega ao Parlamento

Nova meta do défice, de 0,7% do PIB, é mais baixa do que aquela acordada no Orçamento do Estado. Documento é debatido na Assembleia no dia 24 de abril.
Programa de Estabilidade

Bloco e PCP: "Governo tem de cumprir o Orçamento"

PCP e Bloco recusam estar numa "crise política" com o PS, depois da aprovação do Programa de Estabilidade. Mas lembram Mário Centeno e António Costa que os compromissos do Governo são para cumprir.
Programa de Estabilidade

Centeno vai 2,5 mil milhões além do défice

257
Pressão à esquerda não demove Centeno e a revisão do défice para 0,7% este ano mantém-se. Centeno já reduziu o défice em 1700 milhões além do acordado e quer chegar aos 2.460 milhões já este ano.
Programa de Estabilidade

Lista de investimentos para acalmar a esquerda

Programa de Estabilidade terá lista de investimentos, com compromisso de montantes e calendário para execução. Em causa estão áreas sociais mais afetadas pelos cortes, como a saúde.
Programa de Estabilidade

Aprovado Programa de Estabilidade para 2018-2022

Conselho de Ministros aprovou o Programa de Estabilidade 2018-2022 que vai ser discutido a 24 de abril. O Governo deve entregar o documento na sexta-feira à Assembleia da República.
Maioria de Esquerda

"Se contas correrem mal, vai tudo por água abaixo"

107
Líder parlamentar do PS diz que esquerda conhece as consequências de um recuo na consolidação das contas públicas e garante que ajustamento está a ser "prosseguido de forma suave e atenuada".
Finanças Públicas

Abriu a caça a Centeno

1.348
O ministro das Finanças está transformado num alvo. Centeno é vítima do sucesso que lhe foi permitido pela esquerda mas que, sem o faz de conta, é insuportável para a esquerda.
Programa de Estabilidade

BE e PCP estão "muito unidos", diz Cristas

127
Assunção Cristas disse esta quarta-feira que Bloco e PCP estão "muito unidos" porque acabam por aprovar os documentos estruturantes da governação, como o Programa de Estabilidade (PE).
Contas Públicas

Centeno: "Não vamos colocar em risco" o conseguido

151
Ministro das Finanças diz que "não há nada mais positivo para os portugueses do que a colossal redução dos juros" da dívida e contesta ideia de ter esmagado serviços públicos com corte na despesa.
Programa de Estabilidade

Parceiros reúnem-se com Centeno e Vieira da Silva

Parceiros sociais reúnem-se com Mário Centeno e Vieira da Silva em Concertação Social às 15h30. Vão discutir o Programa de Estabilidade 2018-2021 e "outros assuntos".
Défice

Schauble. Centeno "é o Ronaldo do Ecofin"

622
De acordo com a newsletter europeia da revista Politico, o ministro alemão, tantas vezes crítico das autoridades portuguesas (incluíndo do Governo atual) terá apelidado Centeno de "Ronaldo do Ecofin".
Comissão Europeia

Portugal pode falhar novas regras já este ano

592
Comissão Europeia diz que Portugal está em risco de falhar as metas já este ano, mas lembra que tem margem política para não punir novamente o país, se for para para proteger a retoma económica.
Programa de Estabilidade

CFP.Governo vê défice desaparecer sem mais medidas

135
Conselho das Finanças Públicas diz que as contas do Governo mostram que mesmo sem mais medidas, Portugal acabaria por ter um saldo positivo em 2021. Tudo por culpa do crescimento económico esperado.
Programa de Estabilidade

CFP. Falta de detalhe põe em causa credibilidade

1.007
Falta de especificação de medidas coloca em causa trajetória orçamental do Programa de Estabilidade, mas não só. Há resultados que as medidas não explicam e contas que não batem certo.
Finanças Públicas

Programa de estabilidade depende do crescimento

As previsões do programa de estabilidade estão demasiado dependentes do crescimento da economia, expostas ao risco de um abrandamento. É o veredicto do Forum para a Competitividade.
Programa de Estabilidade

Maioria trava rejeição do Programa de Estabilidade

A maioria de esquerda chumbou o projeto de resolução do CDS-PP que propunha a rejeição do Programa de Estabilidade 2017-2021 apresentado pelo Governo.
Programa de Estabilidade

Mário Centeno, o Maradona do Terreiro do Paço?

Com o Programa de Estabilidade, Mário Centeno simula que vai para a direita o suficiente para agradar a Bruxelas. E ginga para a esquerda ao deixar em aberto as medidas e ao não apresentar reformas.
Plano Nacional de Reformas

Sem reformas, teremos sempre crescimento reduzido

149
O Plano Nacional de Reformas não apresenta propostas importantes, mas só através de reformas que, embora enfrentem direitos excessivos de certos grupos, se pode beneficiar o conjunto dos portugueses.
Programa de Estabilidade

Ensaio para OE, ou quando a esquerda foi oposição

Centeno e Pedro Marques, sem Costa, defenderam programas e reformas do Governo, mas BE e PCP apalparam terreno para o OE 2018 e foram munidos de exigências. CDS queria votação, mas não vai haver.
Programa de Estabilidade

As exigências do BE: salário mínimo e IRS - como aconteceu

As críticas ao Programa de Estabilidade e ao de Reformas chegaram da esquerda e da direita. O BE e o PCP fizeram exigências. O CDS desafiou esquerda a levar os documentos a votos. Reveja o debate.
Programa de Estabilidade

FMI contraria Governo. Défice sobe depois de 2018

Departamento liderado por Vítor Gaspar está mais otimista quanto ao défice deste ano e do próximo, mas, ao contrário do Governo, só vê o défice a subir a partir de 2018.
Programa de Estabilidade

Resultados de 2016 são positivos, mas não chegam

135
Presidente do Conselho de Finanças Públicas avisa: execução de 2016 beneficiou de circunstâncias especiais e políticas que não se devem repetir. Resultado é positivo, mas não garante metas de 2021.
Programa de Estabilidade

Previsões prováveis para 2017. Riscos em 2018

Conselho das Finanças Públicas considera que previsões do Governo no Programa de Estabilidade são prováveis e até prudentes para 2017, mas assinala riscos a partir de 2018, na procura externa.
Programa de Estabilidade

Menos défice, mais emprego e menos IRS para alguns

159
Mais 60 mil empregos em 2017, défice a cair até um saldo positivo em 2020 e um alívio de 200 milhões de euros no IRS dos rendimentos mais baixos a partir de 2018, marcam o Programa de Estabilidade.
Programa de Estabilidade

Governo prevê crescimento de 1,8% em 2017

Governo melhora previsões de crescimento e défice para este ano, no Programa de Estabilidade até 2021 que foi aprovado esta quinta-feira. O Programa Nacional de Reformas também foi aprovado.
Programa de Estabilidade

Défice de 2018 sobe uma décima para 1%

Em comparação com o défice que estava no Programa de Estabilidade do ano passado é mais uma décima, mas o compromisso de contenção face a 2017 mantém-se: reduzir o défice em cinco décimas.
Programa de Estabilidade

Governo evita alarmar Bruxelas no PEC

O Programa de Estabilidade e o Plano Nacional de Reformas devem ser aprovados na quinta-feira. Governo disse aos partidos que vai manter o crescimento que estimou há um ano, perante Bruxelas.
Governo

Programa de Estabilidade apresentado a 19 de abril

O Governo apresentará no dia 19 de abril na Assembleia da República o Programa de Estabilidade. Decisão foi tomada esta quarta-feira em conferência de líderes parlamentares.
Marcelo Rebelo de Sousa

Criaram um impasse, e chamaram-lhe estabilidade

956
O governo prepara-se para fazer festa com uma taxa de crescimento do PIB daquelas que, no tempo da troika, serviam aos partidos que agora o apoiam para demonstrar a "destruição da economia".
Orçamento do Estado

Especial/ Portugal alvo de sanções? O que está em jogo

121
Falha do anterior Governo em atingir metas deixa Portugal em maus lençóis, mas o plano do atual Governo não ajuda. Corte de fundos europeus, revisões trimestrais e multas em cima da mesa.
Programa de Estabilidade

CFP. Falta explicar 400 milhões em impostos

1.175
Instituição liderada por Teodora Cardoso diz que dois terços da contenção da despesa até 2020 não tem medidas que justifiquem a poupança e o mesmo acontece com 390 milhões em impostos.
Programa de Estabilidade

O socratismo sem Sócrates?

712
O PCP e o BE aprovaram o seu primeiro PEC. Para Bruxelas, não chega. Virão aí outros PEC, numa escalada semelhante à de 2010-2011? Seria o socratismo sem Sócrates, mas com Jerónimo e Catarina.
Orçamento do Estado

De Bruxelas a Lisboa vão 900 milhões de distância

144
Portugal está longe de ser o único a ver as previsões a piorarem, com a Espanha a ser o caso mais óbvio, mas é o único que devia ter corrigido o défice excessivo em 2015 e não o fez.
Orçamento do Estado

Bruxelas não acredita nas contas do Governo

3.381
Défice estrutural afinal aumenta, este ano e no próximo, défice global ainda longe do objetivo e economia cresce menos do que o previsto, diz Bruxelas nas primeiras previsões já com Orçamento e PEC.
Governo

Governo acertou programa com UE em duas reuniões

Haverá ainda uma terceira reunião nos "próximos dias", garantiu a secretária de Estado dos Assuntos Europeus em entrevista ao Observador. Governo tem "esperança" que documento passe em Bruxelas.
Programa de Estabilidade

PEC. Esquerda chumba resolução do CDS

267
A maioria de esquerda na Assembleia da República chumbou o projeto de resolução do CDS-PP para a rejeição do Programa de Estabilidade e revisão do Programa Nacional de Reformas.
Programa de Estabilidade

Centeno: "Não há absolutamente nada de secreto"

129
Ministro das Finanças garante que não há nada de secreto no Programa de Estabilidade, mas não explica como vai conseguir mais 390 milhões em receita com impostos e contradiz colega de Governo.
Programa de Estabilidade

PCP contra a rejeição pedida por CDS

1.721
Os comunistas rejeitam o Programa de Estabilidade, mas não nos moldes do CDS. Estão contra o Programa e querem "ruptura com constrangimentos" europeus, mas acusam CDS de querer voltar ao passado.
Programa de Estabilidade

Governo promete dois mil milhões a Bruxelas

355
Tabela enviada a Bruxelas promete cortar mais 2 mil milhões de euros até 2020. Despesas com pessoal aumentam mesmo com a saída de mais funcionários públicos. Impostos indiretos dão mais 400 milhões.
Parlamento

"É 'geringonça' mas funciona", diz António Costa - como aconteceu

274
O debate quinzenal com o primeiro-ministro decorre esta tarde no Parlamento. O Programa de Estabilidade deverá voltar à discussão, com os deputados a confrontar diretamente António Costa.
Programa de Estabilidade

Vídeo em direto/ PCP diz que o Programa é uma "ingerência"

Governo e oposição discutem o Programa de Estabilidade e o Plano Nacional de Reformas. Siga aqui a transmissão em direto
Parlamento

Centeno sem "nostalgia dos cortes" - como aconteceu

O Governo debateu esta tarde no Parlamento o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas. O projeto de resolução do CDS sobre os programas só será votado na sexta e é apoiado pelo PSD.
Programa de Estabilidade

PS adia votação do projeto de resolução do CDS

Projeto do CDS sobre o Programa de Estabilidade será votado sexta-feira, depois de o PS ter rejeitado que a votação ocorresse esta tarde, após a discussão em plenário.
Programa de Estabilidade

Maria Luís é a escolhida para enfrentar Centeno

É a estreia da ex-ministra das Finanças nas intervenções em plenário desde que deixou o Governo e assumiu lugar de deputada. Maria Luís vai interpelar hoje Mário Centeno no debate sobre o PEC.
Programa de Estabilidade

O que dizia a esquerda sobre os PEC

360
Nos últimos anos, por entre críticas à austeridade e às imposições europeias, Bloco e PCP foram "chumbando" os PEC. Agora, apesar dos reparos, não há cartão vermelho. Luz amarela. Passar com cuidado
Défice

Bruxelas exige ajustamento de mais 1,4 mil milhões

473
Portugal não tem só de cortar o défice. Tem de acelerar o passo. O PS deu um número aos constrangimentos de Bruxelas. E a "geringonça" aproveitou para ensaiar o debate do Programa de Estabilidade.
Programa de Estabilidade

Governo não espera gastar mais com Novo Banco

O ministro das Finanças, Mário Centeno, assegurou esta terça-feira que a solução para o Novo Banco deverá ser encontrada sem esforço adicional para o contribuinte.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site