828kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Conselho N. de Educação

Noticiário

9h.Hamas.Os comentários de Biden são prematuros

Joe Biden acredita que um cessar fogo pode ser alcançado na segunda feira. O Conselho Nacional de Educação defende o fim do segundo ciclo.
Direto ao Assunto

"Provas de aferição têm uma utilidade limitada"

"O ponto não é ser em papel ou em versão digital". O antigo membro do CNE, Alexandre Homem Cristo aponta problemas ao método e deixa mesmo a questão: "para que servem as provas de aferição?".
Conselho N. de Educação

Professores atingem topo da carreira aos 62 anos 

Em média, professores vinculam-se ao Ministério da Educação com 47 anos de idade e 16 de serviço. Isso faz com que necessitem de 39 anos a dar aulas para alcançarem topo da carreira — aos 62 anos.
Conselho N. de Educação

2021: só 3 professores formados em Físico-Química

Número de reformados é superior ao de novos diplomados. Em 2021, só três terminaram formação para dar aulas de Físico-Química. Licenciaram-se ainda 8 professores de Filosofia e 21 de Matemática.
Conselho N. de Educação

Um para 744 alunos. Faltam psicólogos nas escolas

Apesar de ter melhorado, rácio de psicólogos por aluno continua a ser insuficiente, alerta CNE: há um para 744 alunos. No caso dos computadores não é assim: já há mais aparelhos nas escolas públicas.
Conselho N. de Educação

Alunos carenciados aumentam, após 4 anos em queda

No ensino básico e secundário registou-se um aumento de 4,6 pontos percentuais no total de alunos com Ação Social Escolar. No superior, o total de bolseiros atingiu o número mais alto da década.
Conselho N. de Educação

Mais de 26 mil alunos com falta de professores

Ao todo, 26.742 alunos estiveram sem aulas no passado ano letivo por falta de professores. 80% das ausências justificadas com situações de doença. Substituições dificultadas por custo viagens.
Noticiário

7h. 27 mil alunos afetados pela falta de docentes

Relatório do Conselho Nacional de Educação concluiu que dificuldades na educação acentuam-se. Há cada vez menos professores recém-formados. E, Luís Montenegro ameaça pedir eleições antecipadas.
Conselho N. de Educação

Doutorados ganham mais 950 euros que licenciados

Trabalhador com ensino secundário recebe, em média, 830 euros brutos mensais, e um doutorado 2.467 euros, estima Conselho Nacional de Educação. Diferença para licenciados é de 950 euros por mês.
Coronavírus

Pós-pandemia pode resultar na melhoria da educação

CNE defende que algumas das ferramentas usadas na pandemia podem servir para reformas na educação, como a digitalização do ensino, currículos mais diversificados e reformas nos sistemas de avaliação.
Educação

Fenprof: Governo deve solicitar pareceres ao CNE

Para a Fenprof, o Conselho Nacional de Educação "poderá ter um papel preponderante na definição das medidas necessárias", tal como os docentes de cada escola, que conhecem as necessidades.
Educação

8 escolas que estão a mudar o ensino em Portugal

Alunos que trabalham em projetos que eles próprios definem, escolas sem turmas ou anos escolares e incentivos à autonomia são algumas das ideias que já estão a ser postas em prática — e com sucesso.
Conselho N. de Educação

Marcelo discursa sobre educação. Fenprof aplaude

Durante a conferência, o chefe de Estado lamentou "a falta de prioridade coletiva à educação". O secretário-geral da Fenprof salienta que as negociações entre os professores e Governo são "zero".
Educação

Faz sentido eliminar o 2.º ciclo do ensino básico?

A ideia foi deixada pelo Conselho Nacional de Educação. Especialistas defendem que mudar o sistema seria desejável. Menos certo é que isso possa ajudar a diminuir os chumbos nos anos de transição.
Educação

CNE: currículo escolar não deve penalizar artes

A nova presidente do Conselho Nacional de Educação defende que o currículo escolar deve ser rico sem penalizar as artes e a cidadania. Maria Emília Brederode Santos estreou-se nas reuniões plenárias.
Conselho N. de Educação

Educação. Conhecida a substituta de David Justino

O PS vai propor Maria Emília Brederode Santos para o lugar de presidente do Conselho Nacional de Educação, substituindo nestas funções David Justino, disse à agência Lusa fonte socialista.
Conselho N. de Educação

CNE. "Cuidado" na questão dos 'numerus clausus'

O Conselho Nacional de Educação defendeu que "deve ser tomado cuidado" na questão dos 'numerus clausus' nos cursos superiores, e que esta é uma matéria na qual "não se deve mexer para já".
Acesso ao Ensino Superior

Fim de nota mínima nos exames do ensino superior

O Conselho Nacional de Educação vai recomendar ao Governo a eliminação da nota mínima de 9,5 valores nos exames nacionais como fator de ponderação no acesso ao ensino superior.
Educação

CNE adia votação de parecer sobre perfil do aluno

O Conselho Nacional de Educação deixava cinco recomendações ao Ministério a propósito do novo Perfil do Aluno, num projeto de parecer que acabou por não ser ainda aprovado por merecer maior discussão.
Conselho N. de Educação

Menos alunos por turma custam 500 a 700 milhões

As propostas do PCP, BE e Os verdes para reduzir o número de alunos por turma têm um impacto financeiro de entre 500 e 700 milhões de euros, disse o presidente do Conselho Nacional de Educação.
Educação

Alunos melhoraram no PISA por causa das escolas

Os resultados dos alunos portugueses no PISA melhoraram cerca de 8% entre 2000 e 2012, graças às escolas, e apesar da indisciplina dentro da sala de aula. Alunos dizem que se dão bem com professores.
Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente serenou ânimos sobre Educação

Marcelo mantém-se firme no objectivo de promover a estabilidade política. O Presidente abordou o tema dos contratos de associação com António Costa e travou uma reacção mais violenta da Igreja.
Conselho N. de Educação

David Justino falou com Marcelo sobre colégios

No final de uma audiência com Marcelo Rebelo de Sousa, David Justino, presidente do Conselho Nacional de Educação, garantiu que há margem para melhoria na relação entre o Estado e colégios.
Educação

FFMS: chumbo não significa ganho na aprendizagem

Relatório da Fundação Francisco Manuel dos Santos mostra que a maioria dos alunos que chumba num ano não melhora o aproveitamento no ano seguinte. Portugal é dos países da Europa onde mais se chumba.
Conselho N. de Educação

Aferição só no final do ciclo, não a meio

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) defendeu no parlamento que as mudanças na educação devem acontecer de forma gradual e que só é possível fazer aferição das aprendizagens no final do ciclo, não a meio.
Educação

CNE defende provas de aferição no 4.º ano

O Conselho Nacional de Educação sugere que voltem as provas de aferição no final de 1.º ciclo, mas está contra o fim da prova final do 6.º ano e aconselha mais um exame no final do 9.º ano.
Conselho N. de Educação

Ex-ministro critica "para, arranca" na Educação

O ex-ministro da Educação e presidente do Conselho Nacional de Educação, David Justino, critica a "febre" de "revogar e de suspender" na educação e defende avaliações rigorosas prévias às mudanças.
Educação

Aqeduto. Alunos, escolas e país em debate

A FFMS e o Conselho Nacional de Educação estão a organizar vários fóruns para discutir os "resultados dos alunos portugueses nos testes PISA". O primeiro decorre a 14 de dezembro, em Lisboa.
Conselho N. de Educação

Educação melhorou mais que a economia do país

Na última década quase metade das escolas públicas fecharam, o número de alunos caiu a pique e o desempenho dos alunos melhorou, em contraciclo com a economia. CNE deixa alertas para o futuro..
Conselho N. de Educação

Onze ex-ministros da Educação debatem Lei de Bases

O Conselho Nacional de Educação (CNE) junta, esta segunda-feira, em Lisboa, 11 ex-ministros da Educação e do Ensino Superior, para debater a Lei de Bases do Sistema Educativo.
Conselho N. de Educação

Acabar com "cultura de nota" para combater chumbos

O Conselho Nacional de Educação emitiu na segunda-feira um parecer no qual recomenda o fim da afixação públicas das notas como uma das medidas para combater a taxa de retenção de alunos em Portugal.
Conselho N. de Educação

MEC sabe quais as escolas que inflacionam notas

David Justino disse que são quase sempre as mesmas escolas a falsear as notas dos alunos e que foi o Ministério que forneceu os dados que permitiram ao CNE identificar o problema.
Conselho N. de Educação

Escolas inflacionam notas para compensar exames

O Conselho Nacional de Educação diz que as escolas promovem a inflação de notas dos alunos para não prejudicar os resultados das classificações e facilitar a entrada no ensino superior.
Conselho N. de Educação

Relatório contra creches mais caras que faculdade

Relatório do Conselho Nacional de Educação aponta que "uma família de classe média não devia pagar mais por uma creche do que por um curso superior". Lisboa e Algarve têm poucas creches.
Conselho N. de Educação

Chumbos e desistências continuam elevados

Portugal continua a ter taxas elevadas de retenção e de desistência de alunos em todos os ciclos do ensino básico.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas