457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Cessar-fogo

Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Agora é a montanha que vai a Maomé?

Depois de Zelensky ter feito um tour pelos parlamentos, agora são os líderes europeus que vão a Kiev. Mas a verdade é que continuam os milhões de apoio e armas, mas nenhum vislumbre ao cessar-fogo.
Iémen

Iémen. Cessar-fogo entra em vigor no sábado

A ONU propôs um cessar-fogo de dois meses no Iémen, a entrar em vigor este sábado e o enviado especial da ONU revela que o acordo pode ser renovado "para além do período de dois meses".
Noticiário

9h. Ucrânia. Abramovich nas negociações de paz

Nova ronda de negociações de paz entre Kiev e Moscovo tem Roman Abramovich como intermediário. Conversações acontecem em Istambul. Começa a esta hora os trabalhos na AR para tomada de posse.
Guerra na Ucrânia

ONU vai tentar cessar-fogo entre Moscovo e Kiev

A ONU vai procurar estabelecer um "cessar-fogo humanitário" entre Rússia e Ucrânia, de acordo com António Guterres, preparando-se para enviar a Kiev e Moscovo o seu adjunto para Assuntos Humanitários.
Noticiário

14h. Papa pede "esforço sério na paz" na Ucrânia

Somam-se os apelos pela paz. Papa Francisco pede que se baixem as armas na Ucrânia. Alemanha está a ponderar entrar na corrida às armas. Kiev diz que Rússia quer dividir a Ucrânia em dois países.
Noticiário

10h. Kiev com novo recolher obrigatório de 35h

Já foram encontradas oito vítimas, depois do ataque de um centro comercial em Kiev. Cenário é de destruição. Kremlin rejeita cessar-fogo com Kiev, diz que negociações de paz estão "aquém do esperado".
Gabinete de Guerra

Negociações? "Pressão militar para ter ganhos"

Para José Arnaut Moreira, o Kremlini vai usar esforços militares para "convencer a Ucrânia" das suas exigências. Bruno Cardoso Reis diz se conquista de Mariupol falhar será a "vergonha" de Moscovo.
Noticiário

9h. Combustíveis. Bombeiros admitem "impacto"

Para a Liga dos Bombeiros Portugueses as corporações estão em "fim de linha". Negociações de paz entre Rússia e a Ucrânia estão previstas, 10 corredores humanitários vão ser criados na Ucrânia.
Noticiário

6h. Cessar-fogo previsto para daqui a uma hora

Apesar da promessa, uma das cidades que está abrangida por esse cessar-fogo registou confrontos nesta manhã. E a noite voltou a ficar marcada por bombardeamentos que provocaram mortes na Ucrânia.
Noticiário

21h. Rússia anuncia novo cessar-fogo parcial

A partir das 07h00, hora de Lisboa, os corretores humanitários voltam a estar abertos, em 5 cidades ucranianas. Informação avançada por fonte das autoridades de Moscovo, citada pela agência Reuters.
Noticiário

6h. Ucrânia. Falta uma hora para o cessar-fogo

Criação de corredores humanitários tem falhado até agora. E a ONU indica que a guerra já obrigou 1,7 milhões de pessoas a fugir da Ucrânia.
Explicador

"Putin não pode perder face" nas negociações

Francisco Proença Garcia defende que Putin "não pode perder a face" e conflito "vai ter que escalar". Bruno Cardoso Reis desconfia das negociações, até porque "Putin já foi demasiado longe".
Noticiário

9h. Rússia e Ucrânia começam a discutir paz

Negociador russo garante estar interessado num acordo que seja do interesse de ambos os lados, mas um cessar-fogo parece não estar à vista. Sanções à Rússia sentem-se em Moscovo, e também em Lisboa.
Rússia-Ucrânia

OSCE: Kiev e separatistas querem nova trégua

A solução política do conflito, prevista pelos acordos de Minsk de 2015, estagnou. A Rússia, apesar de o negar, é vista pelo Ocidente como o "padrinho militar e financeiro" dos separatistas.
Coronavírus

Guterres lamenta falta de cessar-fogo global

António Guterres defendeu que um cessar-fogo global "iria criar condições para uma melhor resposta à pandemia" nos países mais vulneráveis, lamentando a falta de ações neste sentido.
Coronavírus

Guterres renova apelo para cessar-fogo em África

O secretário-geral das Nações Unidas voltou a apelar para um cessar-fogo global nos conflitos que ainda prevalecem em África e elogiou os países africanos pela liderança demonstrada na Covid-19.
Líbia

Líbia. Novos disparos contra aeroporto de Tripoli

O aeroporto internacional de Mitiga, na Líbia, foi alvo de "seis 'rockets' Grand". Voos foram suspensos "até nova ordem" após a "nova violação do cessar-fogo" entre as duas autoridades rivais no país.
União Europeia

Líbia. UE deve estar pronta para enviar tropas

O chefe da diplomacia da União Europeia afirmou que os 27 devem estar dispostos a enviar tropas para garantir cessar-fogo, frisando que este não está a ser controlado por nenhuma terceira parte.
Conflito Israelo-palestiniano

Islamitas atacam Israel após cessar-fogo

Os foguetes foram lançados horas depois de um cessar-fogo ter sido acordado entre Israel e o grupo palestiniano Jihad Islâmica para pôr fim ao mais violento confronto na fronteira em meses.
Faixa de Gaza

Cessar-fogo entre Israel e Jihad Islâmica

Este "acordo de cessar-fogo é resultado dos esforços do Egito", indicou um representante egípcio. Já segundo a Jihad Islâmica, o cessar-fogo baseou-se numa lista de exigências do grupo.
Afeganistão

Afeganistão. Cessar-fogo de três meses. 

Ashraf Ghani, o líder da nação afegã, chegou a consenso com os talibãs. Acordo só será aplicado caso ambas as partes o respeitem.
Cessar-fogo

Israel e Hamas acordam um cessar-fogo

Israel e o Hamas acordaram um cessar-fogo, após a escalada de violência de sexta-feira, que provocou cinco mortos, anunciou um porta-voz do grupo islamita,
Síria

"Indignação" com violações do cessar-fogo na Síria

O Governo português mostrou-se "preocupado e até indignado" com as violações do cessar-fogo na Síria. Augusto Santos Silva reiterou o apoio português à decisão do Conselho de Segurança da ONU.
Conflito na Síria

Síria. Turquia já controla 75 localidades

As forças turcas e os seus aliados avançaram no enclave curdo de Afrine, no noroeste da Síria, e controlaram 75 cidades e localidades, controlando agora 132 quilómetros entre a Síria e a Turquia.
Cessar-fogo

Síria. Papa apelo a fim imediato da violência

O papa Francisco lançou "um apelo para que cesse imediatamente a violência" na Síria e se permita a entrega de ajuda humanitária ao país, em particular na região de Ghouta Oriental.
Mundo

Governo iraquiano e curdos acordam cessar-fogo

A coligação liderada pelos Estados Unidos informou esta sexta-feira que foi alcançado um acordo de cessar-fogo entre Bagdad e a minoria curda no Iraque, interrompendo temporariamente os confrontos.
Cessar-fogo

Cessar fogo entre Iraque e curdos foi engano

A informação de que houve um cessar-fogo entre curdos e o Governo iraquiano estava, afinal, incorreta. O anúncio tinha sido feito pelo porta-voz da coligação.
Guerra na Ucrânia

UE. Confrontos na Ucrânia são violação flagrante

Os novos confrontos no leste da Ucrânia são uma "violação flagrante do cessar-fogo" imposto pelos acordos de Minsk e devem terminar imediatamente, defendeu o Serviço de Ação Externa da União Europeia.
Conflito na Síria

Começou o cessar-fogo na Síria

O cessar-fogo na Síria entrou em vigor às 22h00 de Lisboa, ao abrigo do acordo sob os auspícios da Rússia e da Turquia e que pode ser a viragem no conflito, com mais de cinco anos.
Conflito na Síria

Síria no controlo do leste de Aleppo

Após o cessar-fogo a Síria recuperou o controlo do leste de Aleppo, que estava nas "mãos" dos rebeldes. Os civis e os militares serão retirados da região nas próximas horas.
Cessar-fogo

Irão saúda acordo de tréguas na Síria

Irão apela à criação de um "mecanismo de vigilância" para evitar que o cessar-fogo seja explorado pelos "terroristas".
Cessar-fogo

Síria continua a ser bombardeada depois do acordo 

Depois de EUA e Rússia terem assinado o acordo de cessar fogo que vigora a partir de amanhã, já morreram 90 pessoas em bombardeamentos de aviões nas cidades de Alepo e Idlib.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia e separatistas negoceiam cessar-fogo

A Ucrânia e os separatistas pró-russos estão a negociar uma "ordem de paz e tranquilidade" a partir de 1 de setembro, quando começa o ano escolar.
Sudão

Presidente do Sudão do Sul ordena cessar-fogo

Depois de três dias de combate entre ex-rebeldes e lealistas em Juba, capital do Sudão do Sul, o presidente Salva Kiir ordenou um cessar-fogo que entrou em vigor às 18h00 locais.
Nações Unidas

Mediador da ONU no Iémen aplaude cessar-fogo

O mediador das Nações Unidas considerou o cessar-fogo entre o governo e os rebeldes do Iémen como "essencial, urgente e indispensável". Ismail Ould Cheikh Ahmed pede que as partes respeitem a trégua.
Síria

Síria: Cessar-fogo entrou formalmente em vigor

O cessar-fogo na Síria acordado entre os Estados Unidos e a Rússi entrou em vigor às 22 horas desta sexta-feira em Lisboa, 0 horas locais.
Conflito na Síria

Cessar-fogo na Síria: início previsto para sábado

O cessar-fogo na Síria deverá ter início no próximo sábado, às 00:00 de Damasco (02:00 de Lisboa). O anúncio foi feito num comunicado conjunto entre EUA e Rússia, divulgado esta segunda-feira.
Colômbia

FARC anunciam novo cessar-fogo de um mês

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram uma nova trégua unilateral, depois daquela que foi observada entre dezembro e maio.
Faixa de Gaza

Hamas discute cessar-fogo de dez anos com Israel

Mousa Abu Marzouk e outros membros do movimento palestiniano encontraram-se secretamente para discutir a proposta de cessar-fogo. Esta é uma de várias negociações noticiadas nos últimos meses.
Guerra Civil

ONU classifica cessar-fogo na Birmânia histórico

A ONU classificou de "histórico" o projeto de cessar-fogo na Birmânia entre o Governo e diferentes grupos étnicos do país, para por termo à guerra-civil que dura há décadas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.