CEE
Brexit

Juncker. "Não há espaço para uma renegociação"

103
O presidente do Conselho Europeu anunciou horas depois que decidiu convocar para quinta-feira uma reunião de chefes de Estado e de Governo da União Europeia sobre o 'Brexit'.
União Europeia

Cientistas e Nobel defendem aposta em inovação

Na carta conjunta pode ler-se que, num relatório de 2017 da Comissão Europeia, se apelava a uma duplicação do investimento em investigação e inovação, com um mínimo de 120 mil milhões de euros.
António Costa

Costa rejeita competição com previsões da CEE

O primeiro-ministro disse não estar "numa competição" com a Comissão Europeia relativamente às estimativas para o défice e para o crescimento económico, mas considerou que estão "desajustadas".
Mário Centeno

Centeno reúne-se com membros do governo Italiano

O presidente do Eurogrupo vai reunir-se em Roma com o primeiro-ministro e com o ministro das Finanças de Itália, a menos de uma semana do final do prazo dado por Bruxelas.
Itália

Bruxelas prevê que Itália cresça moderadamente

O crescimento da economia italiana deverá acelerar moderadamente a partir deste ano, mas a incerteza das políticas governamentais e o planeado recuo das reformas estruturais são um mau presságio.
CEE

Stubb: "Europa deve uma desculpa" a Portugal

A Europa deve uma desculpa a Portugal pelas "tremendas medidas" de austeridade que foram impostas durante a crise, afirmou Alexander Stubb, pré-candidato à presidência da Comissão Europeia.
CEE

CEE encerra investigação ao acordo de 'codeshare'

A CEE anunciou que encerrou a investigação iniciada em 2011 ao acordo de partilha 'codeshare' entre a TAP e a companhia Brussels Airlines, por falta de provas de violação das regras.
Orçamento do Estado

Bruxelas questiona aumento da despesa pública

103
Comissão pede ao Governo português clarificações sobre a proposta de OE2019. Bruxelas mostra inquietação com aumento de 3,4% da despesa pública primária e esforço estrutural abaixo do recomendado.
País

30 anos na União Europeia: as três europas

165
Portugal é europeu há 30 anos. No dia 1 de Janeiro de 1986, o nosso país passou a integrar a União Europeia (EU), então Comunidade Económica Europeia (CEE).
Mário Soares

Da glória dos Jerónimos à guerra Soares-Cavaco

Junho de 1985 marcou para Portugal o início da caminhada europeia, mas ao mesmo tempo, o fim da coligação no Governo. Histórias que se confundiam nas páginas dos jornais da época.
União Europeia

O percurso acidentado de Portugal até à Europa

Foram precisos oito anos, 28 reuniões ministeriais e dezenas de encontros em Bruxelas para fechar a adesão de Portugal à CEE. Pelo meio houve a oposição de França e da Grécia e um acordo improvável.
CEE

Portugal na CEE? A Grécia exigiu mais dinheiro

20253
Em março de 1985, Portugal e Espanha negociavam em Bruxelas a adesão à CEE, mas na altura contavam com um opositor de peso: a Grécia. Ibéricos entravam se os gregos recebessem mais fundos.
A página está a demorar muito tempo.