909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Emmanuel Macron

Noticiário

00h. Ciclone Chido. PR envia condolências a Macron

Imprensa internacional fala em várias centenas de vítimas mortais no arquipélago francês. Esforços estão a ser dificultados pelos danos causados nos aeroportos e na distribuição de eletricidade.
Noticiário

2h. Bayrou garante complementaridade com Macron

Uma revelação feita pelo novo chefe do Governo francês, na primeira entrevista de François Bayrou após nomeação. Ainda neste jornal, Sporting derrota Boavista e regressa às vitórias.
5 Continentes

Bashar al-Assad caiu. Qual o futuro da Síria?

Com a queda de Bashar al-Assad paira a incerteza na Síria. O processo vai ser democrático? Macron fez da Notre Dame um seguro de vida, vestiu o fato e quis passar a imagem de pacificador. Resultou?
França

Bayrou. O "centrista incansável" que é PM francês

É católico, tem 73 anos e admira Henrique IV. Apesar de manter relação "singular" com Macron, François Bayrou chega a PM. E cumpre um dos seus sonhos para que se preparou nos últimos meses.
Noticiário

20h. Bernardino Soares: Gouveia e Melo fala demais

Bernardino Soares considera que almirante Gouveia e Melo não tem uma posição correta para quem está em funções militares. Ainda, sindicatos médicos preocupados com pré-triagem para grávidas.
Noticiário

17h. Unidades hospitalares: PS critica Governo

Alexandra Leitão falou no parlamento para criticar a intenção do governo de transferir para as Misericórdias responsabilidades na gestão hospitalar.
Noticiário

16h. FNAM: inaceitável a Pré-triagem para grávidas

As utentes da Região de Lisboa e Vale do Tejo, incluindo o Hospital Distrital de Leiria, terão de ligar para a Linha SNS Grávida antes de irem às urgências. Ainda PS preocupado com alertas do BdP.
Noticiário

15h. PS preocupado com alertas do BdP

O Banco de Portugal prevê que o país vai regressar a uma situação de défice no ano que vem e deixou alertas sobre o crescimento da despesa que pode pôr em causa as regras europeias.
Noticiário

14h. França Insubmissa avança com moção de censura

O coordenador nacional do partido considera que Emmanuel Macron mostrou o “dedo do meio” à democracia. Ainda, o secretário-geral do PCP acusa o Governo de agir em sintonia com Chega e IL.
Resposta Pronta

"Bayrou tem capacidade para viabilizar o governo."

Hermano Sanches, vereador na Câmara de Paris, considera que o PM apontado hoje por Macron, François Bayrou, tem mais capacidade que Barnier para gerar consenso na Assembleia Nacional Francesa.
França

Macron nomeia centrista François Bayrou para PM

Macron optou por escolher ex-ministro da Educação, antigo candidato presidencial e autarca da localidade de Pau, François Bayrou, para primeiro-ministro. França Insubmissa avança com moção de censura.
França

Macron adia nomeação de primeiro-ministro

Presidente francês tinha prometido divulgar nome do novo primeiro-ministro até esta quinta-feira à noite, mas decisão será apenas comunicada por Macron esta sexta-feira de manhã.
França

"Traição": PS e Mélenchon em rota de colisão

Socialistas abrem a porta a viabilizar governo de Macron se Presidente francês escolher primeiro-ministro de esquerda. França Insubmissa recusa-se e pede eleições. Coligação pode acabar em breve.
França

Macron quer pacto entre partidos moderados

Macron espera reunir diferentes partidos moderados num mínimo denominador comum, que no papel têm posições irreconciliáveis, mas que estão dispostos a fazer sacrifícios para sair do impasse político.
Guerra na Ucrânia

Zelensky admite tropas estrangeiras antes da NATO

Presidente ucraniano tem pressionado para obter um convite formal para se juntar à Aliança Atlântica, mas poderá não ser suficiente. Zelensky quer entendimento sobre quando o país se tornará membro.
Paris

Macron "grato" a quem reconstruiu Notre Dame

Os sinos tocaram, as portas abriram-se e a Notre Dame foi reinaugurada. Sob o olhar de Trump e Zelensky, Macron exprimiu "gratidão" aos que reconstruíram a catedral. E o Papa deixou uma mensagem.
Noticiário

12h. Crise em França: Presidente recebe partidos

Depois de ter sido aprovada uma moção de censura ao governo, já começou a construção de um novo executivo. Os socialistas franceses abrem a porta a um entendimento com macronistas e republicanos.
Noticiário

10h. Blocos operatórios e enfermarias encerrados

A greve está a ter um grande impacto nos serviços de saúde, com destaque para as enfermarias e bloco operatórios. Ainda, o líder socialista francês está disponível para negociar com Macron.
Noticiário

3h. Moçambique. Tumultos provocaram 21 feridos

A Polícia de Moçambique registou ainda 14 detidos na sequência dos tumultos no país. Houve ainda 29 escolas que foram vandalizadas e uma cadeia civil distrital foi invadida.
Noticiário

2h. Covid-19. Morreram 19 mil pessoas em dois anos

Estes números correspondem às mortes por Covid-19 entre março de 2020 e o final de 2021. O estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge indica que são mais mortes do que era espetado.
Noticiário

1h. Mário Soares vai ser homenageado na AR

A sessão solene em homenagem a Mário Soares acontece no dia em que o antigo dirigente socialista faria 100 anos. Mário Soares ocupou vários altos cargos em Portugal.
Emmanuel Macron

Macron e Montenegro: história francesa de Portugal

O projecto de Macron falhou em França, tal como o de Montenegro, que é a sua tradução, vai falhar em Portugal. 
Noticiário

00h. Passos Coelho: "faltam lideres com coragem"

Durante uma conferência no Porto, o antigo primeiro-ministro deixou críticas aos governos "populistas". Ainda, os votos de pesar a Camilo Mortágua e Odair Moniz foram aprovados no Parlamento.
Noticiário

21h. França. Macron recusa demitir-se

O Presidente francês acusa os partidos da extrema-direita e da extrema-esquerda de se terem unido numa frente anti-republicana contra o Governo de Michel Barnier.
Noticiário

20h. Emitido alerta de tsunami para a Califórnia

Nos Estados Unidos, foi emitido um alerta de tsunami para a Califórnia e o Oregon. Ainda, Emmanuel Macron diz que não se vai demitir do cargo de Presidente da República.
França

Emmanuel Macron recusa demitir-se

Presidente francês não anunciou o próximo primeiro-ministro, mas garante que vai permanecer no Eliseu. Acusa “extrema direita e esquerda” de se unirem em frente “antirepublicana".
Noticiário

16h. Ministra da Saúde reunida com o SIM

A ministra da Saúde está reunida com o Sindicato Independente dos Médicos. Ainda, almirante Gouveia e Melo critica as tentativas de desvalorização do trabalho das Forças Armadas durante a pandemia.
Noticiário

15h. Macron já aceitou a demissão de Barnier

​De acordo com a nota de imprensa do Eliseu, Macron tomou nota da renúncia do primeiro ministro e garante que Barnier, vai ocupar-se dos assuntos correntes até à nomeação de um novo governo.
Noticiário

14h. PSD denuncia atos de coação e intimidação

Hugo Soares diz que existem deputados a filmar e a tirar fotografias de intervenções, para depois as colocarem nas redes sociais.
Noticiário

13h. Gouveia e Melo critica desvalorização da FA

Gouveia e Melo fala numa campanha de menorização que considera ser muito injusta. Ainda, o Conselho de Disciplina instaurou um processo ao Sporting e ao treinadores João Pereira e Tiago Teixeira.
Noticiário

12h. França. PM já terá apresentado demissão

Macron e Michel Barnier já estiveram reunidos e, depois da moção de censura que fez cair o Governo, o PM já se terá demitido. Ainda, Israel rejeita acusações de genocídio da Amnistia Internacional.
França

Barnier formaliza pedido de demissão a Macron

Macron e Barnier estiveram reunidos no Eliseu. À tarde, o Presidente francês recebe os presidente da Assembleia Nacional e do Senado, almoça com François Bayrou e fala ao país à noite.
Noticiário

9h. Odair Moniz. PSP transfere agentes

PSP invoca "razões de segurança" para transferir os dois agentes envolvidos na morte de Odair Moniz. Ainda neste jornal, Israel rejeita as acusações de genocídio feitas pela Amnistia Internacional.
Resposta Pronta

França. "Macron é acusado de ser culpado"

Carlos Pereira, do Luso Jornal, afirma que as eleições antecipadas ainda prejudicam Macron. Acrescenta que o clima em França é de "grande incerteza" e que o Presidente francês é "imprevisível".
Noticiário

3h. Miranda Sarmento assume aumento nas pensões

O Ministro das Finanças fala num possível aumento extraordinário nas pensões, no caso de haver excedente orçamental, a meio do próximo ano. O Ministro diz que o Governo vai insistir na redução do IRC.
Noticiário

1h. Conselho Europeu. "Costa tem o perfil certo"

Augusto Santos Silva, antigo ministro dos negócios estrangeiros e ex-presidente da Assembleia da República afirma que António Costa tem uma vasta experiência na política.
França

15 anos após, é França a dizer que "não é Grécia"

Ministro da Economia disse em entrevista televisiva que "França não é a Grécia". Pressão nos mercados tem subido mas de forma relativamente contida, mas analistas dizem que o BCE pode ter de intervir.
Noticiário

19h. Parlamento dá luz verde a CPI à Efacec

A nacionalização e privatização da Efacec, pelos anteriores governos, vai mesmo ser objeto de inquérito parlamentar. Ex-comissária europeia Elisa Ferreira alerta para a fragmentação da Europa.
França

Governo francês enfrenta duas moções de censura

O executivo francês liderado por Michel Barnier enfrenta duas moções de censura no parlamento. A aliança entre a esquerda e extrema-direita pode derrubar o governo, e ampliar a crise política no país.
Noticiário

4h. França vota hoje moções de censura 

A sessão parlamentar para o voto das moções de censura está agendada para as quatro da tarde. Moções apresentadas pela esquerda e pela extrema-direita contra o Governo de Michel Barnier.
Noticiário

2h. Arte equestre declarada Património pela UNESCO

A arte equestre portuguesa foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Uma decisão anunciada na 19ª sessão do Comité que está a decorrer no Paraguai.
Noticiário

1h. Coreia do Sul. Presidente adia reunião

O líder da oposição pede a demissão do Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol. Esta manhã o Presidente adiou compromissos depois de ter anunciado e mais tarde levantado a lei marcial.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.