759kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Níger

Níger

UE exige libertação de Presidente do Níger

Josep Borrell exigiu a libertação de Mohamed Bazoum, que se encontra detido pela junta militar no poder no Níger há cinco meses. Tribunal deu razão à defesa do presidente nigerino.
Níger

Tropas francesas fora do Níger até 22 de dezembro

Tropas francesas deverão abandonar o país até dia 22 de dezembro, depois de uma exigência das autoridades. Este é o passo final na independência do Níger face às ex-colónias.
África

CEDEAO pede "transições a curto prazo" a militares

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, apelou aos militares no poder na região para fazerem "transições de curto prazo" para o regime constitucional, com destaque para o Níger
Níger

Níger. Exército francês vai iniciar a sua retirada

O Presidente francês anunciou em 24 de setembro o fim da cooperação militar com o Níger e a saída gradual dos 1.400 soldados franceses presentes no país do Sahel "até ao final do ano".
Níger

Atentado no Níger mata 29 soldados

Ministro da Defesa garante que o ataque foi cometido por "uma centena de terroristas", numa zona onde o Estado Islâmico tem uma forte presença. Níger tem registado um aumento da violência.
Noticiário

6h. Ataque no Níger faz 29 mortos

O Ministério da Defesa diz que foram utilizados engenhos explosivos e veículos kamikaze por mais de 100 terroristas. Ainda neste jornal, o essencial da entrevista de António Costa à TVI/CNN.
Desastres Naturais

Níger. Inundações provocaram 51 mortos

As regiões mais afetadas pelas inundações, que causam mortes todos os anos no Níger, são Maradi (64.303 vítimas), Tillabéry (31.806) e Tahoua (24.881). Além disso, foram registados danos materiais.
Níger

Sete soldados mortos em ataque no Níger 

Sete soldados morreram e outras sete ficaram feridos na sequência de um ataque — ainda sem confirmação — de fundamentalistas islâmicos. As motos e as armas do "inimigo" foram "destruídas".
Níger

Macron reafirma apoio a Presidente deposto 

O Presidente francês frisa ainda "a determinação da França em prosseguir os seus esforços junto dos chefes de Estado da CEDEAO e dos seus parceiros europeus e internacionais para o regresso à ordem".
Níger

EUA estão a avaliar presença militar no Níger

"Não alterámos significativamente o posicionamento das nossas forças [no Níger]. Queremos realmente uma solução diplomática, um resultado pacífico", diz secretário da Defesa norte-americano.
França

Macron anuncia retirada do embaixador do Niger

O Presidente francês anunciou que o embaixador Sylvain Itté e os restantes diplomatas voltarão nas próximas horas ao país, após ter acusado a junta militar de os manter reféns desde o golpe de Estado.
Níger

Macron acusa Níger de raptar embaixador francês

O Presidente francês acusou as forças militares que fizeram um golpe de Estado no país de raptarem o embaixador e os funcionários diplomáticos e de lhes "racionarem" a comida.
Níger

Borrell receia migrações para a Europa após golpe

Borrell teme a falta de controlo sob os fluxos migratórios no Níger após o golpe de Estado e receia que a junta militar "não se importe" com os migrantes que arriscam a vida de passagem pela região.
Emmanuel Macron

França refuta acusação de intervenção no Níger

França foi acusada de preparar agressão contra o Níger face ao equipamento militar enviado para o Senegal, Costa do Marfim e Benim. "Não reconhecemos qualquer legitimidade às declarações", diz Macron.
África

Níger. Junta acusa França de preparar "agressão"

A junta militar no poder em Niamey acusou no sábado à noite a França de "mobilizar as suas forças" em vários países da África Ocidental com vista a uma "agressão" contra o Níger.
Africa Ocidental

Golpe de Estado no Níger: o que está em causa?

O Sahel é um tabuleiro onde as potências internacionais atuam consoante os seus interesses estratégicos, inclusive através da proliferação de empresas militares privadas, como o Grupo Wagner.
Inundações

Inundações provocaram 33 mortos no Níger

Foram contabilizados 24 mortos por afogamento e nove vítimas de desabamentos provocados pela chuva intensa. Há outros danos: materiais, quedas de árvores, muros e postes elétricos.
Níger

Borrell vai apresentar sanções contra golpistas

Josep Borrell insistiu no apoio dos 27 às decisões que a Comunidade Económica dos Países da África Ocidental (CEDEAO) tome em relação ao golpe de Estado de 26 de julho no Níger.
Níger

Níger. 20 mil novos deslocados em apenas um mês

O Níger já tem mais de 350 mil pessoas deslocadas internamente e um número semelhante de refugiados de outros países, especialmente vulneráveis no caso da previsível "agitação" de grupos armados.
Níger

Forças armadas colocadas em alerta máximo

O chefe do Estado-Maior do Exército do Níger ordenou que as forças armadas fossem colocadas em "alerta máximo", num contexto marcado por ameaças de intervenção militar externa no país.
Níger

Níger. CEDEAO pode reconsiderar uso da força

A CEDEAO garantiu que poderá reconsiderar a sua posição, mas não descarta o uso da força. O organismo dá prioridade às negociações mas quer o restabelecimento imediato da ordem constitucional.
Níger

Filha do PR do Níger apela à libertação do pai

A filha do presidente do Níger, Zazia Bazoum Mohamed, que vive em Paris, apelou à libertação do seu pai, detido no palácio presidencial, e ao "restabelecimento da ordem constitucional" no Níger.
Níger

CEDEAO garante "intervenção militar cirúrgica" 

Se os militares no Níger "quiserem muito rapidamente pela via pacífica restabelecer a ordem constitucional, estamos dispostos a desistir da opção militar", garante comissário da comunidade.
África

CEDEAO: maioria aceita intervenção no Níger

"Todos os países, exceto os que estão sob domínio militar (Burkina Faso, Mali e Guiné-Conacri) e Cabo Verde, estão determinados" a participar numa eventual intervenção, avançou comissário da CEDEAO.
Níger

População prepara recrutamento em grande escala

Os residentes da capital pedem uma ação de recrutamento em grande escala para angariar voluntários que possam ajudar as forças armadas a combater a possível ação militar do bloco regional da CEDEAO.
Níger

Terrorismo no Níger: 7 mortos da Guarda Nacional

Sete membros da Guarda Nacional foram mortos na consequência de um ataque terrorista do Estado Islâmico. O número de mortes é por agora provisório dado a que as buscas continuam.
Níger

Níger. Junta militar quer dialogar com CEDEAO

Considerando as sanções erradas, a junta militar admite agora dialogar com a CEDEAO para resolver crise no Níger.
Mundo

Mali anula autorização de voos da Air France

Mali anulou a autorização para voos da Air France operarem entre Paris e Bamaco. Esta anulação surge após a companhia aérea francesa ter suspenso os voos de e para Mali, assim como para Burkina Faso.
Níger

Níger. ONU denuncia "tratamento desumano" a Bazoum

Volker Türk diz que condições do Presidente deposto do Níger e da familia "podem ser consideradas como tratamento desumano e degradante", revelando que não têm acesso a eletricidade e água potável.
África

Níger. Chefes de Estado-Maior reúnem-se sábado

Níger está sob um regime militar, que mantém o Presidente Bazoum e família detidos desde há mais de duas semanas. CEDEAO aprovou envio de "força de reserva" e líderes militares reúnem no Gana.
Níger

EUA apoiam decisão da CEDEAO 

Embora a organização da África Ocidental tenha admitido uma eventual intervenção militar no Níger, Washington sublinhou a determinação de explorar todas as soluções pacíficas.
Níger

Golpistas ameaçam executar PR deposto do Níger 

A Junta militar, liderada pelo general Abdourahmane Tiani, ameaçou executar o Presidente se se concretizar intervenção militar aprovada pela CEDEAO, caso não fosse reposta a legalidade constitucional.
Níger

Níger. CEDAO aprova "ativação imediata" militar

Durante uma cimeira extraordinária, o presidente da CEDEAO aprovou o envio de forças militares para "restaurar a ordem constitucional" no Níger, que foi alvo de um golpe de Estado a 26 de julho.
Níger

Cinco soldados mortos em suposto ataque terrorista

Ataque a Bourkou-Bourkou matou cinco soldados e feriu quatro pessoas, duas delas estão em estado grave. Tropas lançaram operações militares aéreas e terrestres para perseguir os atacantes.
Níger

Cimeira da CEDEAO analisa intervenção militar

Depois de, há três dias, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental ter ameaçado intervenção militar no Níger, agora os seus líderes reúnem-se para debater a questão.
Níger

Níger. Diplomacia "é a melhor via a seguir"

Presidente da Nigéria e outros países da CEDEAO "preferem uma resolução por via diplomática, por meios pacíficos" da crise no Níger. Porta-voz presidencial diz que "todas as vidas humanas contam".
Níger

O que é a CEDEAO, que pode intervir no Níger?

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ameaçou os militares nigerinos com uma intervenção no país caso não repusessem o Presidente deposto. Decisão pode ser tomada 5ª.
Níger

CEDEAO realiza cimeira para debater intervenção

O encontro vai realizar-se na capital da Nigéria, Abuja, e vai servir para discutir a crise política no Níger após o golpe de Estado, anunciou o porta-voz do bloco regional.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.