565kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rublo

Guerra na Ucrânia

Rússia vai comprar divisas de países "amigos"

Agência Bloomberg diz que plano pode equivaler a 70 mil milhões de dólares. Além do yuan chinês, divisas da Turquia e da Índia podem ser adquiridas.
Guerra na Ucrânia

Rublo sobe para máximos face ao dólar desde 2018

Segundo a Bolsa de Valores de Moscovo, o curso do dólar desceu para 56,61 rublos pela primeira vez desde março de 2018, enquanto o euro caiu para 58,59 rublos.
Resposta Pronta

Crescimento do rublo é "manobra de propaganda"

Apesar da moeda russa estar a crescer há vários dias, o analista de mercados financeiros Filipe Garcia defende que o rublo "não tem um mercado funcional" e duvida das números avançados pelo Kremlin.
Noticiário

00h. Mariupol como "campo de concentração russo"

O Presidente ucraniano considera que as forças russas são “mais cínicas” do que os nazis e denuncia que Moscovo está a tentar russificar Kherson, tentando implementar o rublo como moeda oficial.
Guerra na Ucrânia

Rússia impõe uso de rublo na cidade de Kherson

A administração russa que controla a cidade ucraniana de Kherson revela que as duas moedas, hryvnia e rublo, vão circular em paralelo durante um período de transição que poderá durar quatro meses.
Guerra na Ucrânia

Rublo afundou mas ergueu-se. Putin vence sanções?

Divisa russa chegou a perder quase 30% do valor, mas recuperou. É um sinal de que o Kremlin está a conseguir resistir à pressão das sanções ou a economia russa está (mesmo) condenada?
Guerra na Ucrânia

Decreto assinado. Putin sustenta rublo com gás

Vladimir Putin assinou o decreto para que os compradores estrangeiros abram contas em rublos para garantir o fornecimento de gás. Caso isso não aconteça, os contratos serão travados.
Guerra na Ucrânia

Rublo perde 46% do valor desde início da invasão

Com a invasão da Ucrânia e as sanções impostas pelos países ocidentais, a moeda russa alcançou um novo mínimo histórico ao depreciar-se para 152 rublos por um dólar e 164 rublos por um euro.
Mercados Financeiros

Sabe qual é a moeda que mais sobe em 2015?

A reta final de 2014 foi um pesadelo para Vladimir Putin, com a queda do preço do petróleo a atirar a economia russa para a recessão. Mas, depois da tempestade, parece estar a chegar (alguma) bonança.
Bielorrússia

Rublo bielorrusso cai atrás da Rússia

O rublo bielorrusso perdeu metade do seu valor desde o início do ano, mas a queda da moeda russa na semana passada tornou a situação catastrófica. A economia dos dois países é interdependente.
Rússia

Ex-repúblicas soviéticas sofrem com queda do rublo

Bielorrússia criou um imposto de 30% nas compras de moeda estrangeira. Quirguistão fechou bolsas de negociação privada. Na Arménia, banco central já se fala em hiper-desvalorização.
Rússia

Putin: Crise no rublo resulta de fatores externos

Presidente da Rússia justifica crise do rublo com queda no petróleo e dá no máximo dois anos para a crise estar resolvida. Internamente, diz, tudo vai bem.
Guerra na Ucrânia

Putin pensava que a economia aguentava conflito

Conselheiros garantiram a Putin que a economia tinha reservas para aguentar braço-de-ferro com o Ocidente na crise ucraniana e anexação da Crimeia. Aposta pode custar cara à economia russa.
Rússia

Xeque-mate a Putin?

O ano de 2014 começou com o mundo a questionar-se até onde é que Vladimir Putin iria avançar. O mesmo ano termina com todos a questionarem-se até onde a Rússia pode cair.
Rússia

Queda no rublo leva a corrida às lojas 

Ikea, McDonald's e Fiat são algumas das marcas que já avisaram que vão aumentar os preços devido à queda no rublo. Os russos estão a correr para as lojas antes que as suas poupanças desvalorizem.
Rublo

Situação é crítica, diz o Banco Central da Rússia

Rublo prepara-se para mais um dia díficil no mercado cambial. Banco da Rússia está preocupado e aponta o dedo ao ocidente.
Rússia

Desde 1998 que o rublo não caía assim

O Governo russo já reviu em baixa as previsões de crescimento para 2015, esperando que a economia entre em recessão. Sanções e descida do preço do petróleo explicam a queda da moeda.
Mercado Cambial

Rússia sobe juros e tenta segurar o rublo

Banco da Rússia elevou, na noite de segunda para terça-feira, a sua taxa diretora em 6,5 pontos percentuais, para 17%. Queda dos preços do petróleo estão a fazer mossa na economia do país.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.