919kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Iniciativas Observador

Se eu fosse Ministro da Saúde

A prevenção da doença é uma prioridade política?

Adaptar o sistema aos problemas atuais e futuros e fazer da prevenção uma prioridade são os grandes desafios do SNS, acredita Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública.
Se eu fosse Ministro da Saúde

"Os farmacêuticos são subaproveitados"

“Não vamos conseguir alimentar o sistema de profissionais de saúde de forma infinita", diz a presidente da Associação Nacional das Farmácias, Ema Paulino.
Se eu fosse Ministro da Saúde

"As unidades de AVC não são iguais em todo o país"

Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares aponta a falta de recursos humanos e de estruturas para diminuir a principal causa de morte em Portugal.
Mentes Brilhantes

Aula prática. Como apresentar uma boa candidatura?

Definir previamente carreira e escolhas? Testar áreas até encontrar o caminho? Carmo-Fonseca, com décadas de experiência, e João Marques, a concluir o pós-doutoramento, falam de opções na ciência.
Mentes Brilhantes

Aula prática. Como fazer ciência em Portugal?

João Marques, a concluir um pós-doutoramento, e Carmo-Fonseca, nome maior da ciência em Portugal com trinta anos de experiência, falam sobre opções, estratégia e planeamento de carreira.
Arterial

O apoio de Ana Luísa para recuperar a vida

Um coágulo ameaçou fazer parar o coração de Ana Luísa Neves, que não sabia que tinha uma doença hereditária no sangue. A família ajudou-a a recuperar a vida.
Atualidade

"Um AVC é como uma granada que explode no peito"

Parado, lento, menos lento: as "três velocidades" de Miguel Seabra. O ator e encenador teve um AVC há trinta anos. Persistência, apoio familiar e condições financeiras foram essenciais na recuperação.
Iniciativas Observador

Edição de inverno Observador Lifestyle nas bancas

A 26ª edição é dedicada à arte de viver, de fazer e de receber, e fala de moda, mesas, beleza, spas, conservas, cerâmica, prata, compras de Natal, novas tascas e muito mais. Já nas bancas.
Mentes Brilhantes

Prever a diabetes antes de a doença aparecer

Se tudo correr bem, daqui a dez anos poderá ser possível identificar o risco de desenvolver diabetes muito antes dos primeiros sintomas, graças à investigação da equipa de José Bessa.
Mentes Brilhantes

Aula prática. O apelo da ciência no estrangeiro

Procurar oportunidades lá fora ou partir por falta delas cá dentro? Alexandra Moreira, da Universidade do Porto e Carolina Lobato, estudante de doutoramento em Copenhaga, falam destas e outras opções.
Mentes Brilhantes

Aula prática. Partir, ficar ou mudar de profissão?

Os caminhos da ciência: Carolina Lobato está a fazer o doutoramento em Copenhaga e talvez não regresse. Alexandra Moreira passou por Oxford e Nova Iorque antes de se fixar na Universidade do Porto.
Mentes Brilhantes

Como melhorar a vida das pessoas com autismo?

Ironia. Humor. Tristeza. Miguel Castelo-Branco está a desenvolver um dispositivo para melhorar as competências sociais de pessoas com autismo - que têm dificuldade em reconhecer as emoções dos outros.
Mentes Brilhantes

As novas armas para proteger o cérebro do cancro

Se tudo correr bem, daqui a dez anos as pessoas com metástases cerebrais de cancro da mama terão terapias melhores. Para defender o cérebro, Miguel Castanho tenta vencer a barreira que o protege.
Mentes Brilhantes

Aula prática. Que opções de carreira na ciência?

Vera Constâncio está a terminar o doutoramento no IPO-Porto. Helena Florindo coordena investigadores na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Currículos diferentes, objetivos iguais? 
Mentes Brilhantes

Aula prática. Ciência: e depois do doutoramento?

Dúvidas, oportunidades, angústias, opções de carreira, escolhas pessoais. Duas investigadoras com idades e experiências diferentes, Vera Constâncio e Helena Florindo, falam dos caminhos da ciência.
Iniciativas Observador

Como se explica a vitória de Trump?

A próxima edição do Off the Record será a propósito da recente vitória de Donald Trump nas presidenciais dos EUA, com Cátia Bruno, que esteve em reportagem no país durante a campanha.
Atualidade

"A minha prioridade é voltar a andar"

Vitor Tavares teve um AVC dentro de um avião prestes a aterrar. Quase morreu num hospital da Tailândia e ficou com muitas sequelas. Apesar da reabilitação, sabe que nunca vai recuperar completamente.
Arterial

Pedro e a doença genética: um herói amparado 

Um coágulo numa válvula cegou-lhe um olho, um rasgão na aorta quase lhe parava o coração. Pedro Carvalho tem síndrome de Marfan e já foi operado quatro vezes, mas desafia a ciência há vários anos.
Mentes Brilhantes

Estas vacinas vão proteger melhor os mais velhos

Se tudo correr bem, daqui a dez anos, teremos vacinas mais potentes para ajudar as pessoas mais velhas, graças à "escola" de células T que o cientista Luís Graça está a investigar.
Mentes Brilhantes

Aula prática. É difícil fazer ciência em Portugal?

Miguel Pinto e Miguel Prudêncio têm mais de vinte anos de diferença mas uma visão parecida sobre a ciência em Portugal: é difícil e não há lugar para todos. Uma conversa com dois investigadores.
Mentes Brilhantes

Aula prática. E agora, jovem investigador?

Quais os desafios para um jovem cientista hoje? Miguel Pinto tem 30 anos, está a terminar o doutoramento. Miguel Prudêncio tem 53, dois pós-doutoramentos e vasta experiência de coordenação de equipas.
Mentes Brilhantes

Como melhorar as defesas do corpo humano?

No Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto, Nuno Alves estuda novas imunoterapias para lidar com infecções, doenças autoimunes ou cancro.
Arterial

15 medidas para morrer menos em Portugal

O Observador lançou o desafio a mais de 20 instituições: quais as prioridades para que as doenças cérebro-cardiovasculares como AVC e enfartes deixem de ser a principal causa de morte em Portugal?
Arterial

A diabetes e a doença das artérias. Que ligação?

O rastreio da doença arterial periférica está recomendado nos doentes com diabetes há mais de dez anos, uma vez que a prevalência neste grupo ronda os 25% e os sinais aparecem tarde demais.
Convidado Extra

Famílias que cuidam

Depois de um AVC, Raquel precisou que o pai João Brito vivesse em sua casa e apoiasse em tudo. Orlando Carvalho recebeu a irmã Delfina depois de ser diagnosticada com uma doença cardíaca rara.
Atualidade

Evitar fritos e gorduras aumenta a saúde cardíaca?

Reduzir as gorduras saturadas e trans, evitar o açúcar, aumentar o consumo de fibra e diversificar a alimentação diminuem o risco de doenças cardíacas. A nutricionista Mariana Chaves explica-lhe como.
Aprender a Comer

Como cuidar do coração através da alimentação?

Para evitar doenças cérebro-cardiovasculares, não importa tanto a escolha dos alimentos, mas sim a forma como os confeciona. A nutricionista Mariana Chaves dá-lhe exemplos práticos.
Porque Sim Não é Resposta

Será que o meu pai ou mãe vão morrer?

Eduardo Sá explica que uma pessoa que teve um AVC ou enfarte não ultrapassa a perda de dependência e autonomia. E toda a família "vai de arrastão em tudo isto e fica em choque".
Atualidade

Emissão especial. Diminuir mortes de AVC e enfarte

No Dia Mundial do AVC, um debate sobre a principal causa de morte em Portugal. Com a neurologista Diana Aguiar de Sousa, o cardiologista Hélder Pereira e o internista Francisco Araújo.
Arterial

A comunicação em saúde salva vidas

Comunicar de forma empática ajuda a reduzir erros, a gerar maior confiança e a melhorar os cuidados. Na cirurgia cardíaca, é preciso ajudar a atenuar horas de ansiedade dos doentes e seus familiares.
Atualidade

O futuro dos bebés que ficam sem oxigénio no parto

Se tudo correr bem, daqui a dez anos, graças à investigação desenvolvida por Vanessa Coelho-Santos, poderemos saber mais sobre os tratamentos a usar em bebés que ficaram sem oxigénio durante o parto.
Arterial

Rádio Observador: uma emissão sobre AVC e enfarte

Dia 29 de outubro assinala-se o Dia Mundial do AVC. A Rádio Observador associa-se à data com uma emissão especial sobre este e outros problemas de saúde das doenças cérebro-cardiovasculares.
Arterial

“Sinto-me bem, doutor. Nem parece que fui operado”

Nesta área, os avanços têm sido extraordinários e dignos da imaginação das mentes mais brilhantes da ficção científica. O futuro próximo pode ser ainda mais espetacular. Esta é história do Sr. Silva.
Mentes Brilhantes

Um dispositivo para regenerar as lesões da medula?

No Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho, Nuno Silva investiga novas abordagens de reparação de lesões da espinal medula.
Atualidade

"Andava em sobrevivência. Passei a viver"

Primeiro veio o diagnóstico: esclerose sistémica difusa. Depois a insuficiência cardíaca que quase o matou. Henrique Costa tem apenas 23 anos e um coração novo que lhe permite viver.
Arterial

O que é a doença arterial periférica?

A obstrução progressiva das artérias pode ter várias consequências, podendo mesmo levar à amputação de um dos membros inferiores. Mas é possível controlar e tratar a doença.
Arterial

O coração dos portugueses está a envelhecer

É importante sensibilizar os decisores políticos para a urgência do diagnóstico de insuficiência cardíaca e do acesso ao tratamento. Apesar dos avanços, alguns doentes enfrentam enormes desafios.
Arterial

A vida depois do aneurisma

Durante 32 dias em que esteve em coma depois do aneurisma, Sérgio recebeu um diário no telefone com tudo o que estava a acontecer lá fora. Está a voltar à vida, amparado pelos amigos e pela família.
Arterial

E depois de um enfarte ou de um AVC?

Um enfarte ou AVC abala o doente, mas também a família e amigos. Com a reabilitação certa, alguns sobreviventes tornam-se gestores da sua própria saúde. Outros ficam com sequelas para toda a vida.
Arterial

O meu AVC cinco dias depois de ser mãe

Ter um AVC aos 27 anos quando deveria estar a recuperar do pós-parto do meu segundo filho foi um desafio difícil de imaginar. Aconteceu em novembro do ano passado e ainda estou em recuperação.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.