Sub30
Sub30

As raparigas ficam muito vulneráveis sem cabelo

620
Oxana Ianin, 27, fotógrafa russa, vive em Portugal há 10 anos. Fala e escreve correctamente português e contribui para causas nacionais. Acaba de doar 26 cm do seu cabelo para as crianças do IPO.
Sub30

Salvador ficou famoso com a Balada do Desajeitado

Salvador Seixas, músico, 22, canta e toca em grandes palcos. Participou na 1ª edição da Voz de Portugal e chegou às meias finais. Agora canta com os D.A.M.A. e ficou famoso com a Balada do Desajeitado
Sub30

Os Gambozinos são campos de férias inclusivos!

337
Benedita e Tomás falam dos campos de férias dos Gambozinos que juntam miúdos de meios sociais diferentes e sublinham o valor dessas mesmas diferenças. Durante 10 dias apostam na simplicidade e alegria
Sub30

Amigos Improváveis: laços fortes entre gerações

485
Maria Almeida e Brito criou a Associação Amigos Improváveis aos 20 anos. Trata-se de um voluntariado feliz que cria laços fortes entre gerações: jovens visitam pessoas mais velhas que se sentiam sós.
Sub30

Surfterra: os melhores fotógrafos para surfistas.

492
José Maria Leitão de Sousa criou a Surfterra com um irmão, um tio e um amigo. Surfistas e fotógrafos de surf têm agora uma plataforma mundial inovadora onde se podem dar a conhecer e trabalhar juntos.
Sub30

Raize: cidadãos que emprestam dinheiro a empresas

472
Afonso, José Maria e António, 2 Economistas e 1 Eng. Informático criaram a Raize para fazer o match entre cidadãos que emprestam dinheiro a pequenas empresas tornando-as sustentáveis. Crédito directo.
Sub30

Leigos para o Desenvolvimento

609
Os Leigos para o Desenvolvimento estão a precisar de voluntários em África.
Sub30

Erasmus: a 10 mil Kms de casa, sozinho e sem rede.

494
Francisco Andresen Leitão, Gestão, fez Erasmus no Uruguai e terminou o semestre com um 'mochilão'. Todos os estudantes sabem que o Erasmus é uma experiência de vida, de abertura aos outros e ao mundo.
Sub30

Novos mandamentos de e para os jovens: contagiar!

269
Joana, Maria e Matilde, estudantes de Design de Comunicação recolhem opiniões sobre a sua geração para sublinhar os valores dos jovens e reforçarem os laços intergeracionais. Criaram novos Mandamentos
Laurinda Alves

Alunos que inspiram os Professores e evitam o caos

392
Isaura, Rodrigo, Vitor e Renato, alunos do curso de Animador Sociocultural da EPBJC, são os 4 jovens vencedores do Prémio Inspira o Teu Professor, atribuído pela organização Mentes Empreendedoras.
Laurinda Alves

Semear: criamos empregos para pessoas especiais.

Tomás, Catarina e Fernando, ligados ao Programa Semear-Terra de Oportunidades, projecto do BIPP, que forma e emprega jovens adultos desocupados, mas com necessidades especiais. Tudo na área agrícola.
Sub30

Adorava trabalhar na NASA esse é o maior sonho!

1258
Maria Borges, 19 anos, estuda Economia e Engenharia Física ao mesmo tempo. Dois cursos exigentes, mas fascinantes e complementares na sua opinião. No Técnico está a fazer um robot e um braço mecânico.
Laurinda Alves

Chupas de cenoura contra a obesidade infantil

154
Pedro, Filipa, Susana, Frederico, Luís e outro Pedro são o grupo de alunos de Gestão que ajuda a Vitamimos instituição que aposta na reeducação alimentar das crianças, a prevenir a obesidade infantil
Laurinda Alves

Beja tem 5 séculos de espólio azulejar único

1032
Joana Caramba, 20 anos, estudante de Gestão natural de Beja, estuda em Lisboa mas mantém uma ligação forte com o Alentejo. Militante cívica, aposta em colocar Beja no mapa do turismo internacional.
Laurinda Alves

Transportes públicos kafkianos para deficientes.

477
Va Nancassa 26 anos Web Designer, mora na Amadora, trabalha em Lisboa. Paraplégico desde os 10 anos por uma queda, veio da Guiné e nunca mais viu a mãe nem o irmão gémeo. Os seus dias são de desafios.
Laurinda Alves

Estamos a recrutar voluntários universitários!

774
Manuel Rito, Gestor e voluntário do Move Católica, criou um modelo de microcrédito em S.Tomé. O voluntariado está em Moçambique e Timor, onde a aposta é o desenvolvimento através do empreendedorismo.
Laurinda Alves

Mongol Rally: 15 mil Kms e 20 países em 6 semanas

134
André Correia, 22 anos, em vésperas de partir com estranhos para a Mongólia, no Mongol Rally: 15 mil kms, 20 países, 6 semanas. Uma aventura total em carros velhos e baratos. Apoiam 3 grandes causas.
Laurinda Alves

Miguel P. estuda Medicina e Gestão ao mesmo tempo

1269
Miguel Pinheiro, 23 anos estuda Medicina e Gestão ao mesmo tempo com excelentes resultados em ambos os cursos. Diz que tem paixão por Medicina e por Gestão. Considera que a vida tem muitas para abrir.
Sub30

Autora d'A Princesa Azul e a Felicidade Escondida

323
Filipa Saragga, artista plástica, autora de contos que parecem infantis mas são para todas as idades e, em especial, para educadores e psicólogos trabalharem questões ligadas à diferença e inclusão.
Laurinda Alves

Laura Vidal criou a Conexão Lusófona entre jovens

109
Laura Vidal 28 anos, formada em Gestão de Empresas e co-fundadora da Conexão Lusófona, uma rede global de jovens da Lusofonia que tem como objectivo ligar as novas gerações através das artes e música.
Laurinda Alves

Realiza vídeos para novas comunidades de viajantes

216
Guilherme Melo Ribeiro, 23, Mestrado Gestão Empresarial na Univ. Católica, fundou a Flying Man com um primo. Criaram um novo conceito ligado ao turismo: vídeos que acompanham um explorer pelo mundo.
Laurinda Alves

Apesar da minha doença tenho uma vida leve e fácil

4218
António Quadros e Costa 22 anos, sofre de Atrofia Muscular Espinhal Tipo 3, provocada por um gene que não produz a proteína responsável pela sobrevivência dos neurónios motores, mas não desiste nunca!
Laurinda Alves

A 1ª portuguesa admitida na Singularity University

Inês Santos Silva, 25, Gestão, co-fundadora da Startup Pirates foi a primeira portuguesa a ser admitida na Singularity University a extraordinária Universidade da NASA e Google, entre outros partners.
Laurinda Alves

Soraia Tavares nasceu para cantar e representar

411
Soraia Tavares, 20 anos, atriz e cantora, pisou o palco pela primeira vez aos 16 anos e desde então tem feito carreira no teatro e nos musicais. Foi uma das vozes principais de Godspell. Inesquecível.
Laurinda Alves

Fundámos um canal de TV regional de referência

199
Flávio Nunes, 20, estudante de Comunicação Social, candidatou-se à Presidência da Câmara de Tomar em 2013 e ficou a 400 votos de ser vereador. Director da Tomar TV, também é estagiário no Observador.
Laurinda Alves

O que é a Trissomia 21? É só um cromossoma a mais!

4101
Manuel Gonçalves, 21 anos, cavaleiro, tem Trissomia 21 e vive uma vida normal. Tirou a carta porque gosta de ser independente. Adora os irmãos e tem muitas saudades do Henrique, que morreu há 3 anos.
Laurinda Alves

Prémio de Direito do Desporto do Comité Olímpico

494
Margarida Garcia de Oliveira, Mestranda em Direito Público, ganhou o Prémio do Comité Olímpico. Defende que todos os atletas, e não apenas os jogadores de futebol, possam rescindir os seus contratos.
Laurinda Alves

Lisboa inacessível para cadeiras de rodas e não só

248
A aposta de Filipa Sena Marcos, fundadora do blogue Lisboa (In)Acessível, é revelar e melhorar as acessibilidades de uma cidade ainda tão inacessível para milhares de pessoas com mobilidade reduzida.
Sub30

Surf around Portugal para nacionais e estrangeiros

451
Francisco Garcia e Diogo Baeta são 2 de 4 empreendedores que criaram um conceito inspirador para surfistas profissionais e amadores. Surf around Portugal é uma aposta no surf e no turismo nacional.
Laurinda Alves

Luís ensina pessoas sem-abrigo a usar computadores

212
Luís Cardoso, 20 anos, estudante de Gestão, faz um voluntariado inédito: ensina pessoas sem-abrigo a usar computadores e dá-lhes ferramentas para poderem voltar ao mercado de trabalho.Tudo em Coimbra.
Laurinda Alves

Jogos Olímpicos de 2020 são a minha meta na vela.

434
Santiago Sampaio, 19 anos várias vezes campeão de vela, está a cumprir um calendário de treinos, regatas nacionais e internacionais para se qualificar para os Jogos Olímpicos. A sua meta é 2020.
Laurinda Alves

Mia Rose na véspera da estreia do musical Godspell

179
Mia Rose, cantora, é uma das personagens principais de Godspell, musical escrito por Stephen Schwartz. Estreou na Broadway nos anos 70 e estreia hoje no Tivoli, onde fica em cena de 5 a 15 de Março.
Laurinda Alves

Enfermeiro, 26 anos: a mudança começa por 1 pessoa

232
Tiago Casaleiro, Enfermeiro na Casa de Saúde do Telhal, fala da sua profissão com paixão e diz que no seu dia a dia há muita alegria. O seu sonho é quebrar muros e barreiras nos hospitais.
Laurinda Alves

Aos 16 anos já é fotógrafa e co-autora de um livro

719
Leonor Macedo 16 anos, estudante, é co-autora do livro Cozinhar com o Coração, colecção de receitas para uma alimentação mais saudável. A mãe cozinhou e a Leonor fotografou com uma estética invulgar.
Laurinda Alves

O futuro da Música está no Conservatório Nacional.

332
Pedro Lopes, solista de violino premiado, teve sempre notas máximas. Fundador do Trio do Desassossego, toca com a Orquestra de Câmara Portuguesa e a Orquestra XXI e dá aulas no Conservatório Nacional.
Laurinda Alves

Há luz nos erros: ensinam-nos mais que os sucessos

285
Ana Pestana tem ar de miúda, mas já com carreira na Ciência. Os seus pares confiam nela para as investigações da linha da frente, pois é ela que está a fazer o repositório de casos de cancro no Norte.
Laurinda Alves

Bio marcadores: genes que permitem diagnósticos

552
Ricardo Celestino, mais um jovem investigador na linha da frente da Ciência. Identifica bio marcadores, ou seja os genes que permitem avaliar se um cancro na tiróide vai evoluir e tornar-se agressivo.
Laurinda Alves

Desemprego jovem ou apenas entre projectos?

216
Simone Ribas, 25 anos, Fashion Designer, está entre projectos. Ficar desempregado assusta mas a geração sub 30 sabe que não pode desistir de acreditar em si. Uma atitude proativa faz toda a diferença.
Laurinda Alves

Damos tudo pela Ciência mas temos uma vida incerta

598
Vânia Camilo, Cientista e Bolseira investiga o cancro no estômago. Fala com paixão da ciência e diz que é uma carreira exigente, cheia de incertezas. Há cada vez mais 'brain drain', fuga de cérebros.
Observador

Laurinda Alves apresenta o novo programa

526
Laurinda Alves vai lançar um novo programa aqui no Observador. Aqui explica o que é o Sub30.
A página está a demorar muito tempo.