824kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

1 de maio

Política

O que resta depois do 25 de Abril e 1º. de Maio

Uma nação rica é com certeza aquela que cuida e cria condições aos vindouros mas acarinha e protege os idosos pois estes foram no seu tempo a população activa e constituem autênticas bibliotecas vivas
50 de Abril

Só nos quiseram contar histórias da Carochinha

Nestes 50 anos do 25 de Abril, foi impossível resistir à tentação de usar fantasias para mitificar o passado e, depois, usar esse passado, devidamente recauchutado, nas lutas políticas do dia a dia.
Política

Esquerda juntou-se às manifestações do 1º de maio

PCP destacou "ritmos de trabalho infernais" e dificuldades de quem trabalha por turnos. PAN quer recuperação dos feriados que calham a dias não úteis.
Noticiário

20h. CGTP. Governo só se preocupa com os patrões

O secretário-geral da intersindical prevê tempos difíceis com a direita a Governar. Já o secretário-geral da UGT mostra-se preocupado com a intenção do Governo de rever a lei laboral.
1 de maio

1 de Maio. Milhares em frente à Fonte Luminosa

O dia do trabalhador é uma data assinalada internacionalmente, celebrada sempre no primeiro dia do mês de maio. Intervenção do secretário-geral da CGTP fecha comemorações em Lisboa.
1 de maio

Centenas nas ruas de Londres para exigir direitos 

Além da melhoria das condições de trabalho e do aumento do salário mínimo, manifestantes protestaram nas ruas da capital inglesa pela luta contra o racismo e cessar-fogo em Gaza.
1 de maio

CGTP critica "Governo dos grupos económicos"

O secretário-geral da CGTP disse no discurso do 1º de maio que é "urgente uma rutura" que faça o país crescer, para que todos consigam viver e trabalhar condignamente.
1 de maio

UGT vê "sinais pouco animadores" no Governo

Dirigente sindical discorda da perspetiva do governo de "que o problema da precariedade se resolve com a flexibilização dos despedimentos"
1 de maio

Confrontos em manifestações sindicais em França

Membros de diversas forças de esquerda protagonizaram confrontos violentos nas manifestações sindicais do 1.º de Maio em várias cidades de França.
1 de maio

As imagens da manifestação do 1.º de Maio

O Dia do Trabalhador é esta quarta-feira comemorado em todo o país, com as centrais sindicais CGTP e UGT a promoverem manifestações e iniciativas pela valorização dos trabalhadores.
1 de maio

"Excelentes adesões" na greve do setor do comércio

Os trabalhadores do comércio estão esta quarta-feira em greve por melhores salários e pela valorização de carreiras. Exigem igualmente a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais.
1 de maio

Dia do Trabalhador comemora-se esta quarta-feira

As centrais sindicais CGTP e UGT promoveram manifestações, festas populares e provas desportivas em todo o país, pela valorização dos trabalhadores.
Noticiário

9h. Morreu o escritor norte-americano Paul Auster

O autor de obras como "A Trilogia de Nova Iorque" e "Cidade de Vidro" tinha 77 anos. Paul Auster deixa uma obra literária publicada em mais de 40 línguas.
Noticiário

8h. Gaza. EUA determinados em alcançar cessar-fogo

Antony Blinken fala em tempos difíceis, mas garante que os EUA querem um cessar-fogo na Faixa de Gaza que leve os reféns para casa. O secretário de estado norte americano está hoje em Tel Aviv.
Noticiário

7h. EUA. Manifestantes retirados de universidade

Dezenas de manifestantes pró-Palestina foram retirados de um edifício ocupado da Universidade americana de Columbia. Este é mais um passo da contestação dos estudantes, que dura há quase duas semanas.
1 de maio

História concisa do 1º de maio, Dia do Trabalhador

De realçar o simbolismo mundial do 1.º de maio em prestar homenagem a todos os trabalhadores e particularmente àqueles que antes de nós deram a vida lutando por condições de vida e trabalho dignas.
1 de maio

Não há (Dia do) Trabalhador sem oportunidades

Neste Dia do Trabalhador devemos reafirmar o compromisso com a construção de um mercado de trabalho que valorize a juventude e que invista na conciliação entre a vida profissional e pessoal.
1 de maio

Democracias "não podem prescindir dos sindicatos"

A propósito dos 50 anos do 1.º de Maio, Sara Falcão Casaca recorda a "maior fragilização por parte dos sindicatos" desde os anos 80, como resultado dos "efeitos da globalização económica".
1 de maio

País viveu 10 greves gerais em 50 anos

O combate à "exploração e empobrecimento" foi o mote geral das quatro greves gerais realizadas durante o governo de Passos Coelho no período da "troika".
Trabalho

Um em cada seis trabalhadores tem contrato a prazo

Os dados revelam que 17,4% dos trabalhadores no país têm contrato a prazo, acima da média da União Europeia (13,4%).
União Europeia

Portugal é 5.º na UE com salário médio mais baixo

O salário mínimo nacional também "está cada vez mais próximo" do ordenado médio. Os salários médios do setor do alojamento e restauração e o da agricultura e pescas estão entre os mais baixos.
Noticiário

19h. Raimundo apela a mobilização no 1ºMaio

Num almoço comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no Seixal, o secretário-geral comunista considerou que a proposta fiscal do PCP é a melhor para os trabalhadores.
1 de maio

Liberalizem o Dia do Trabalhador

O PCP continua agarrado a ideias antiquadas, não adequadas ao mercado atual e que prejudicam o dinamismo da força laboral portuguesa.
França

França. Manifestantes incendeiam prédio em Paris

Em França saiu-se à rua para celebrar o 1.º de Maio e protestar contra o aumento da idade da reforma. Há registo de confrontos entre as autoridades e manifestantes, levando a mais de 500 detenções.
1 de maio

As imagens da manifestação do 1.º de Maio

Na tradicional manifestação da CGTP no 1.º de Maio, Isabel Camarinha, secretária-geral da intersindical, sublinhou que "não é com medidazinhas que Portugal vai sair do empobrecimento".
Noticiário

15h. Arrancou desfile do 1.º de Maio em Lisboa

Milhares de pessoas estao nas ruas, de Norte a Sul do país, com a maior manifestação a realizar-se na capital, convocada pela CGTP.
Noticiário

12h. Polémica Galamba "tratada de forma discreta"

Marcelo pede descrição para tratar da polémica de Galamba, que tem "relevância nacional". IL marca presença nas comemorações do 1º de Maio. Rui Rocha pede uma "Agenda para Fiscalidade Digna".
Resposta Pronta

Sindicalismo. "Menos palanque e megafone"

Para ser atrativo às novas gerações, Elísio Estanque explica que o sindicalismo tem de se renovar e tirar partido das redes sociais. O sociólogo aponta: Atuais estruturas têm de procurar articular-se
Noticiário

9h. Trabalho Digno. Governo antecipa críticas

Agenda do Trabalho Digno. Governo não espera "só aplausos" nas manifestações do dia do Trabalhador. Em 10 anos, os salários subiram pouco menos de 100 euros em média. Ucrânia abateu 15 mísseis russos.
Noticiário

8h. Ex-ministra do PS defende "reset" Governo

Alexandra Leitão, ex-ministra do PS, defende "reset" do Governo e uma remodelação "de fundo". Governo reconhece que há "aqueles que queriam" que a Agenda do Trabalho Digno fosse mais longe.
Noticiário

7h. 1º de maio. CGTP acredita em adesão redobrada

Ana Pires, dirigente da Comissão Executiva da CGTP, espera por milhares de pessoas nas ruas, e espera contestação redobrada. Ainda, a época balnear começa oficialmente esta segunda-feira.
1 de maio

PCP espera grande participação no 1.º de maio

Porque "já não há costas suficientes para tanto pé em cima", Paulo Raimundo acredita que o Dia do Trabalhador será muito participado este ano.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Costa pensou bem?

Assinalar o Dia do Trabalhador para falar do peso do salário no PIB num momento em que a economia está a cair não será regar a fogueira com gasolina?
E o vencedor é...

BE devia partir pratos como Mário Nogueira

Partido dos "banhos de ética" nega renovação depois do sinal dado nas últimas eleições. No 1.º de maio, Costa fala em salários. Há quem veja o copo meio cheio, o do PM está sempre a transbordar.
1 de maio

Moreira da Silva quer mais "proteção do emprego"

"Defendo uma regulação do mercado de trabalho que alargue a mais trabalhadores a segurança e proteção do emprego", afirmou o candidato à liderança do PSD Jorge Moreira da Silva.
Noticiário

19h. CGTP exige 800 euros de salário mínimo 

No discurso do 1.º de Maio, Isabel Camarinha defende que a prioridade deve passar pela subida de rendimentos, face à escalada da inflação. Ainda neste jornal, a UGT pede um aumento do salário médio.
1 de maio

França celebra 1.º Maio com contestação a Macron

Milhares de franceses saíram às ruas para celebrar o 1º de maio. Na tradicional manifestação o Presidente Macron foi alvo de contestação, por aqueles que têm esperança por um Governo de esquerda.
CGTP

1.º Maio. CGTP exige salário mínimo de 800 euros

“Não aceitamos que o patronato e o Governo usem a patranha de que os aumentos dos salários provocam uma espiral da inflação”, disse Isabel Camarinha perante milhares de pessoas.
1 de maio

Precariedade e emigração são prioridades para UGT

A UGT defende que o aumento do salário médio é fundamental e que o próximo 1.º de Maio poderá ser de luta caso as condições dos trabalhadores piorem até lá.
1 de maio

PCP e BE na rua para pressionar Costa

Esquerda voltou à rua neste 1º de Maio pronta para vestir o papel de oposição e disparar contra Governo e Orçamento que não acautela aumenta da inflação. PS garantiu "compromisso" com trabalhadores.
1 de maio

1.º Maio. Dezenas de pessoas detidas em Istambul

Em Istambul foram detidas 164 pessoas "por proibição de reunião e recusa em dispersar", ao aglomerarem-se junto à praça Taksim, centro dos grandes protestos antigovernamentais de 2013.
Guerra na Ucrânia

Scholz mostra solidariedade e promete enviar armas

O chanceler alemão, Olaf Scholz, defendeu a necessidade de enviar armas para a Ucrânia num discurso do 1.º de Maio, onde começou por ser fortemente vaiado por um grupo de manifestantes.
1 de maio

Papa denuncia "tragédia" de acidentes laborais 

O papa Francisco considerou, no Vaticano, uma tragédia a morte em contexto laboral e apelou a compromissos para um trabalho digno, quando se assinala o Dia do Trabalhador.
1 de maio

PR de Cabo Verde com poucos motivos para celebrar

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, admitiu que este 1.º de Maio tem "poucos motivos para celebrar", devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19 e pela guerra na Ucrânia.
1 de maio

1º de Maio. Milhares enchem as ruas de Lisboa

"Paz sim, guerra não", entoaram os manifestantes que também pediram "combate ao aumento do custo de vida e à especulação". Alguns dos manifestantes usaram cravos.
Noticiário

13h. Funcionários de supermercados em greve

Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal cumpre este domingo, Dia do Trabalhador, uma greve. Em causa está a obrigação de trabalhar aos domingos e feriados.
1 de maio

Costa quer peso dos salários no PIB como na Europa

Numa publicação no Twitter, António Costa assinala da 1.º de Maio e objetivo de prosseguir o "reforço do peso dos salários no PIB" para a média europeia. PSD já reagiu com críticas.
1 de maio

Dia do Trabalhador comemora-se sem restrições

Os trabalhadores portugueses podem comemorar o 1.º de Maio sem restrições, participando nas iniciativas de rua que a CGTP promove em 31 localidades do país.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas