776kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

XIII Convenção do BE

Bloco de Esquerda

TC recusa alterações aos estatutos do BE 

Tribunal Constitucional recusou alterações aos estatutos do BE aprovadas na última convenção, por comprometer direito a defesa e recurso de militantes, e pede que partido "sane todas as ilegalidades".
Reportagem Observador

As 8 tentativas de não resposta de Mendonça Mendes

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro assistiu ao encerramento da convenção do Bloco de Esquerda e no final voltou a fugir às perguntas sobre a intervenção do SIS. 
Comentário

Ouvir Mendonça Mendes "é penoso"

Miguel Pinheiro e Rui Pedro Antunes analisam as palavras de Mendonça Mendes à saída da Convenção do Bloco. "Se João Galamba não lhe ligou, significa que ministro mentiu e isso é matéria criminal"
XIII Convenção do BE

4 opiniões rápidas sobre a Convenção de Mortágua

Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Miguel Pinheiro e Rui Pedro Antunes analisam o que muda (e não muda) no Bloco de Esquerda depois da mudança de líder.
Atualidade

O essencial do discurso de Mariana Mortágua

A recém-eleita coordenadora do BE fechou a Convenção a atacar o Governo de Costa e a direita. Perante os militantes, definiu metas eleitorais e disse a Catarina Martins que conta com ela.
Comentário

"Não se sabe para onde Mortágua quer ir"

Diretor executivo do Observador, Miguel Pinheiro, e Rui Pedro Antunes, editor de Política, na análise ao discurso de encerramento da Convenção do Bloco. "Metas eleitorais põem a fasquia alta"
XIII Convenção do BE

'Blocos de Ouro'. Os 7 prémios da Convenção do BE

Do prémio 'Deus Castiga' ao Prémio 'Poupa+'. O Observador esteve na Convenção do Bloco de Esquerda e atribuiu, como habitual, os seus galardões a personalidades ou momentos marcantes do evento.
Emissão Especial

Mortágua: "Não somos cravos de lapela" do PS

No encerramento da convenção que a elegeu, Mortágua ambiciona ser a "terceira força para ultrapassar o Chega e a IL" nas Europeias. "Desgaste da vida democrática não é só provocado pelos arruaceiros"
XIII Convenção do BE

Mortágua, a primeira líder homossexual assumida

Bloco desvaloriza facto de Mortágua ter assumido ser lésbica, explicando que escolheu o seu timing e termos para o fazer. Graça Fonseca e ativistas dão importância: "Identidade é questão política".
XIII Convenção do BE

Recuperação e tiro ao PS. Mortágua nas entrelinhas

Recebeu um dos maiores aplausos quando falou do pai e apresentou-se como resistente a "perseguições" da direita. Na estreia como líder, Mortágua tentou mobilizar partido e atirou contra o PS.
XIII Convenção do BE

Chega e acordos com PS. Os desafios do BE

Mariana Mortágua tem muito para resolver: partido precisa de recuperar terreno, fazer pontes para movimentos e contornar a ameaça do Chega. Pelo meio há eleições e uma tensão sobre a Rússia.
XIII Convenção do BE

Três passos para recuperar esquerda, depois do PS

Recuperar terreno eleitoral é urgente para o BE que faz do PS o seu maior adversário, nada diferente do PSD e que faz do Chega um utilitário para ter ganhos. Mas há um socialista poupado nesta frente.
XIII Convenção do BE

Guerra aqueceu debate. "Foi à Ucrânia fazer quê?"

Direção ignorou maior parte das críticas, mas respondeu sobre guerra na Ucrânia. Críticos queixaram-se de falta de democracia interna e de "geringoncismo", mas maioria tem orgulho nesse legado.
XIII Convenção do BE

Pedro Soares: "O BE foi à Ucrânia fazer o quê?"

Pedro Soares, porta-voz dos críticos, aponta à falta de democracia interna no Bloco de Esquerda e acusa a atual direção de "continuar a marcar a linha política" como se ainda houvesse geringonça.
Emissão Especial

"Poder absoluto é maldição"

Mariana Mortágua atirou à maioria absoluta do PS na apresentação da moção de estratégia que a pode tornar a próxima coordenadora do Bloco de Esquerda. 
Emissão Especial

"O Bloco foi à Ucrânia fazer o quê?"

O porta-voz da oposição interna no Bloco de Esquerda criticou o apoio do partido à posição do Governo português quanto à guerra e a viagem na comitiva parlamentar liderada por Augusto Santos Silva. 
XIII Convenção do BE

Mortágua convida ativistas e sindicalistas 

Principais rostos do partido continuam na candidatura à Mesa Nacional, mas também há novidades saídas dos movimentos sociais que o Bloco quer incentivar.
XIII Convenção do BE

Mariana Mortágua: "Poder absoluto é uma maldição"

Candidata à liderança do Bloco de Esquerda diz que o "dia a dia do poder absoluto" é um "insulto" e que "ataque à soberania democrática alimenta o vírus da direita".
XIII Convenção do BE

"Isto não é uma igreja. É um partido político"

Crítico da atual direção, Carlos Matias acusou Mariana Mortágua de não ter mais nada para oferecer ao debate interno do que "palavras vagas". "Papa Francisco não diria de outra forma", ironizou.
XIII Convenção do BE

"O PS usa extrema-direita como seguro de vida"

Ex-deputado bloquista considera que o Governo socialista é responsável pela “degradação da condução política” do país, continuamente que está a dar "tiros no pé". E acusa o PS de se servir do Chega.
Reportagem Observador

Na despedida, Catarina Martins diz olá ao futuro

No último discurso enquanto líder do Bloco, Catarina Martins mantém todas as possibilidades em aberto e atira a António Costa que compara a Cavaco Silva

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora