886kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cavaco Silva

Noticiário

10h. Vida Justa: Chega "interessado em incidentes"

Estão marcadas para amanhã duas manifestações: uma do Movimento Vida Justa, outra do Chega. Ainda neste jornal, o apelo do ministro das Finanças à oposição e o conflito no Médio Oriente.
Noticiário

9h. Greve da função pública fecha escolas

De acordo com o presidente da Associação Nacional de Diretores de Escolas Públicas, as escolas do 1º ciclo são as mais afetadas. Ainda uma atualização dos desacatos na Grande Lisboa.
Noticiário

8h. Cavaco: medidas não são de extrema-direita

No Congresso do PSD, o primeiro-ministro apresentou medidas para a imigração, segurança e educação. Ainda o reforço do dispositivo policial na Grande Lisboa e o conflito no Médio Oriente.
Noticiário

2h. Guterres defende acesso humanitário a Gaza

O secretário-geral da ONU salienta que a morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, é o momento ideal para conduzir um cessar-fogo e libertar todos os reféns que estão detidos.
Noticiário

1h. FMI desbloqueia último pacote de ajuda a Kiev

Este último pacote faz parte de um grande plano de ajuda internacional no valor total de 112 mil milhões de euros, aprovado em março de 2023.
Orçamento do Estado

Fim de portagens (lançado pelo PS) penaliza pobres

Terá sido por "falta de informação", diz Cavaco Silva, que os partidos da esquerda (e o Chega) aprovaram, num cenário de "restrição orçamental", o fim das portagens nas ex-SCUT.
Governo

Montenegro não é Cavaco

Cavaco lançou medidas para resolver problemas difíceis e apresentar-se como um governante reformista. Montenegro contenta-se com tácticas à espera que o tempo lhe resolva a incapacidade de governar.
E o vencedor é...

Portugal, o país com mais birras do que ideias

Não se deixem enganar: Luís Montenegro veio tanto para ficar, como a presença de Cavaco Silva nas decisões do novo Executivo. Ainda, há ideias para a crise na saúde, mas não chega.
Orçamento do Estado

Ventura: país deve ser "poupado a eleições"

O presidente do Chega disse que a dissolução do parlamento em caso de chumbo do orçamento é "o mais provável", mas não "o desejável". Desafiou o Governo a "mudar a atitude que tem tido até agora".
E o vencedor é...

O trabalho de Cavaco Silva nunca acaba

Os sindicatos assinaram e quem perdeu foi Ventura que ainda acha que a nova MAI não é capaz. Cavaco saiu de cena, mas o trabalho não acaba. E Costa fez um número político para as contas baterem certo?
A História do Dia

Cavaco Silva tem razão sobre o Orçamento do Est...

Cavaco diz que "não há nenhum drama” se o OE para 2025 não for aprovado, mas acredita que PS vai ceder. Qual será a estratégia do Governo? E da oposição? O editor Rui Pedro Antunes é o nosso convidado
Semáforo Político

Que Governo e que PS chegam ao Estado da Nação?

O PS promoveu jornadas parlamentares para preparar o debate do Estado da Nação, com Pedro Nuno Santos a manter a dúvida sobre o caminho escolhido pelo PS. Já o Governo firmou mais um acordo.
Noticiário

16h. Gémeas. IRN fala em prazo regular

A presidente do Instituto dos Registos e Notariado diz que o prazo em que as gémeas luso-brasileiras receberam a nacionalidade foi regular. Neste jornal, a audição parlamentar do Ministro da Educação.
Noticiário

15h. Rio desconfortável com declarações da PGR

O antigo líder do PSD assume ter ficado desconfortável com a entrevista de Lucília Gago. Ainda neste jornal, a PJ desmantelou uma rede criminosa ligada ao esquema de burlas "Olá Pai/Olá Mãe".
Noticiário

14h. Governo chega a acordo com guardas prisionais

A tutela propôs um aumento do suplemento de missão em 300 euros aos guardas prisionais e o acordo é "quase certo". Ainda, Cavaco Silva desvaloriza eventual chumbo do Orçamento do Estado.
Noticiário

13h. Cavaco Silva relativiza eventual chumbo do OE

Em entrevista ao Observador, Cavaco Silva desvaloriza um eventual chumbo do Orçamento do Estado e afirma que "não há nenhum drama". E ainda, felicita António Costa pela eleição para Conselho Europeu.
Noticiário

12h. INEM. Governo cria Comissão Independente 

A Ministra da Saúde anunciou esta quarta-feira que o Governo vai criar uma Comissão Independente para avaliar os problemas do INEM. Ainda neste jornal, Israel pede sanções ao Irão.
Atualidade

"Costa era inequivocamente o melhor socialista"

Em entrevista ao Observador, o ex-Presidente da República não deixa dúvidas: "Sou contra eleições antecipadas". Guarda ainda alguns elogios para António Costa e desvaloriza a um possível chumbo do OE.
Política

"Não há drama se Orçamento não for aprovado"

Cavaco Silva, em entrevista ao Observador, diz que é contra eleições antecipadas porque já "houve muitas dissoluções". Além disso, lembra, "Espanha esteve dois anos em duodécimos e ninguém morreu".
Noticiário

23h. Marques Mendes rejeita eleições antecipadas

Marques Mendes discorda do artigo de opinião de Cavaco Silva no Expresso e defende que, caso seja inevitável a existência de eleições antecipadas, estas só devem acontecer depois de março de 2026.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo sobre Cavaco: história não se repete

Para Marcelo, a situação que se vivia em Portugal em 1985, quando Cavaco tinha um Governo minoritário, "era completamente diferente" tanto a nível europeu como a nível do sistema partidário nacional.
Noticiário

14h. PR recusa comentar o artigo de Cavaco Silva

O Presidente da República sublinha que o importante é aprovar o Orçamento do Estado em outubro e respeitar a atual composição do Parlamento. Ainda, taxa de inflação em junho baixa em relação a maio.
Política

Cavaco. Só Governo maioritário assegura sucesso

Um Governo só pode assegurar o bem-estar se tiver apoio maioritário no Parlamento ou se beneficiar "de um compromisso de regime", diz Cavaco. Nenhum destes casos representa o governo de Montenegro.
Eleições Europeias

Cavaco Silva apela à participação nas Europeias

Após votar antecipadamente, Cavaco Silva defendeu uma União Europeia forte e considerou que é "muito importante que Portugal tenha uma voz credível e respeitada no Parlamento Europeu".
Noticiário

12h. Cavaco pede "voz respeitada" para Portugal

Em declarações aos jornalistas, Cavaco Silva descreve as eleições de 9 de junho como "muito importantes" para a Europa.
Cavaco Silva

Cavaco contradiz Marcelo: PSD é interclassista

Cavaco Silva refere que o que distingue a família social-democrata, desde a fundação do partido, entre militantes e simpatizantes "não é a origem das suas raízes", mas sim o "interclassismo".
Noticiário

8h. Cavaco: o que distingue PSD é o interclassismo

Neste jornal, destaque para as declarações de Cavaco Silva nos 50 anos do PSD. Ainda a saída de civis de Rafah, a visita de Xi Jinping à Europa e a festa de campeão do Sporting.
Noticiário

1h.Influencer. Costa sem perspetivas de ser ouvido

António Costa recusa falar sobre últimos pormenores da Operaçãpo Influencer e remete esclarecimentos para o advogado. E ainda, Cavaco Silva sai em defesa de Luís Montenegro.
Novo Governo

Cavaco: "Deixem-no governar. Depois julguem"

Antigo Presidente da República recusou fazer "comentários sobre um governo que está apenas há seis dias em plenitude de funções" e pediu que se dê tempo ao Executivo para governar.
Noticiário

21h. Cavaco Silva sai em defesa do novo Governo

O antigo primeiro-ministro e Presidente pede que se deixe Luís Montenegro governar antes de se fazerem julgamentos. Ainda neste jornal, António Costa vai ser investigado num processo à parte.
Política

Moedas responde a Passos e tem bênção de Marcelo

Na apresentação do seu livro, quando confrontando com as diferenças de opinião no PSD, o autarca alertou para os riscos de tentar integrar extremos no sistema. Marcelo falou e lançou Moedas para Belém
Eu estive lá

“Moeda única: uma revolução na Europa e no mundo”

Cavaco Silva em entrevista sobre as reformas para a entrada no euro: "Ainda se diz que se limitaram às infraestruturas rodoviárias. Não: as reformas económicas e sociais do governo foram decisivas.“
Eu estive lá

"Cavaco era um reformista, mas foi mais que isso"

Leonor Beleza, ex-ministra da Saúde, sobre o período Cavaquista no país: "Em 1985, Cavaco Silva apontou um caminho de esperança, tornando o PSD dono de si próprio.”
Legislativas 2024

Como o "cansaço" deu força ao Chega no Algarve

Crescimento do Chega não surpreende descontentes que justificam voto com problemas do dia-a-dia: da estrada esburacada ao hospital que não avança há 16 anos, passando por barragem por construir.
Legislativas 2024

Cavaco e Ferreira Leite fazem apelo ao voto na AD

Cavaco Silva falou em "dever cívico" para apoiar AD. Manuela Ferreira Leite referiu-se à Covid-19 e à inflação como benesses dadas ao PS. Montenegro prometeu não invadir Administração Pública.
Reportagem Observador

Cavaco Silva. "Voltei porque confio em Montenegro"

Aníbal Cavaco Silva recorda que não participava numa campanha eleitoral "há 21 anos" e explica que se junta à lista de apoiantes da AD porque confia na capacidade de Montenegro para governar.
Noticiário

14h. Cavaco Silva e Costa participam nas campanhas

O antigo Presidente e o atual PM falaram praticamente à mesma hora, nestes últimos momentos de campanha. Ainda, agricultores algarvios apelam ao próximo Governo que tome medidas contra a seca.
Legislativas 2024

Cavaco Silva e Ferreira Leite na campanha da AD

Ex-Presidente da República Cavaco Silva, antiga líder do PSD Manuela Ferreira Leite e ex-ministra da Saúde Leonor Beleza juntar-se-ão à campanha da AD esta sexta-feira.
Noticiário

16h. Rui Rocha "usa" Cavaco e desafia Montenegro

Baixar 100€ no IRS a quem recebe o salário médio em Portugal. É o repto lançado pelo líder da IL ao líder da AD, que sublinha o artigo do antigo Presidente da República sobre o futuro dos jovens.
Noticiário

15h.Líder do PS rejeita lições de Cavaco Silva

O Líder do PS diz que "Quem hoje tenta dar lições de como governar nós lembramos como governou" lembrando assim o legado de Cavaco Silva. Neste jornal, profissionais da educação organizam arruada.
Noticiário

12h. PS responde a Cavaco: "não esperava apoio"

Pedro Nuno Santos cola Aníbal Cavaco Silva ao passado ao qual o país não deve regressar. E, em Roma, António Costa alertou para os perigos da União Europeia.
Legislativas 2024

Cavaco critica "máquina de propaganda do PS"

O ex-Presidente considera que o novo líder do PS não cumpre minimamente as condições para ser primeiro-ministro e defende que qualquer voto que não na AD é desperdiçar uma oportunidade de mudança.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.