Olá

834kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Gripe A

Fact Check

Bill Gates paga para tornar gripe A transmissível

Estão a ser levantadas dúvidas sobre o apoio de quase 10 milhões de euros da Fundação Bill Gates a um projeto universitário. Aconteceu em 2009, mas terá servido para criar surtos de gripe das aves?
Saúde

Menos casos de gripe e internamentos estabilizam 

Desde o início da época, os hospitais notificaram 69.359 casos de infeção respiratória e foram identificados 14.310 casos de gripe. Foram ainda reportados 401 casos de internamento por RSV.
Gripe

OMS preocupada com pressão nos hospitais

Na região europeia as hospitalizações por gripe aumentaram 58%, nas últimas semanas, relativamente às anteriores, e as entradas nos cuidados intensivos cerca de 21%.
Saúde

Mortalidade entre os 45 e 60 ainda por explicar

Gustavo Tato Borges refere que subtipo do vírus da gripe em circulação, temperaturas baixas e dificuldades no SNS podem explicar aumento da taxa de mortalidade na faixa entre os 45 e 64 anos.
Saúde

UCI: internamentos por gripe em queda

Os internamentos por gripe nas Unidades de Cuidados Intensivos diminuíram na primeira semana do ano para 11,7% face à época do Natal e Ano Novo.
Espanha

Uso de máscara obrigatório em unidades de saúde

As máscaras voltam esta quarta-feira a ser obrigatórias nos hospitais e centros de saúde em Espanha, onde o eram em apenas seis comunidades autónomas. A ministra não esclareceu a duração da medida.
Vacinas

Gripe. Cobertura vacinal abaixo do que indica OMS

Recomendação da OMS para a cobertura vacinal da gripe nas pessoas com mais de 65 anos é de 75%. No entanto, cobertura vacinal contra a gripe acima dos 60 anos ronda os 63%, em Portugal.
Vacinas

Gripe. Atraso na vacinação aumenta internamentos

Entrada das farmácias no processo de vacinação, fadiga pandémica e uma fraca campanha de sensibilização enfraqueceram a cobertura vacinal contra a gripe. Consequências já são visíveis nos hospitais.
Noticiário

17h. CTT. BE nega ter negociado compra de ações 

A maioria dos partidos já veio criticar o Bloco de Esquerda, mas os bloquistas garantem que as acusações de conluio politico são falsas. Ainda neste jornal, a corrida aos testes da gripe A.
Saúde

Hospital de Évora tem cuidados intensivos cheios

O Hospital do Espírito Santo de Évora tem unidade de cuidados intensivos com lotação completa e a maioria dos casos está relacionada com doenças respiratórias. O balcão de medicina interna já reabriu.
Noticiário

18h. Líbano culpa Israel por ataque a Beirute

O Hamas confirma que um vice-líder do grupo islâmico morreu. Ao todo, o ataque fez 6 mortos. Ainda neste jornal, recomendações do Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia para a gripe A.
Hospitais

Abrantes atinge limite nos cuidados intensivos

O Hospital de Abrantes atingiu o limite da capacidade de internamento em cuidados intensivos, "com 80% dos casos a dever-se a infeções respiratórias", designadamente gripe A.
Resposta Pronta

"Esquecemos tudo o que aprendemos com a Covid"

André Biscaia, presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, apela ao "auto-cuidado", que pode prevenir gripes e aponta o dedo à direção executiva do SNS: "Perdeu-se um mês".
Noticiário

13h. Ordem dos Médicos propõe uso de máscara

Foi uma recomendação feita esta manhã de modo a travar o aumento do número de casos de gripe. Ainda neste jornal, Ministro da Saúde considera que o problema nas urgências hospitalares é “crónico”.
Gripe A

Gripe. Maioria dos casos de gripe foram do tipo A

Na semana de 18 a 24 de dezembro, a incidência da gripe apresentou uma tendência de aumento. Mais de 900 casos positivos foram identificados, 837 dos quais foram do tipo A.
Noticiário

19h. Linha SNS24 abre mais centros de atendimento

Decisão tomada face ao pico de procura. Dezembro é o mês do ano com mais contactos para a linha telefónica de saúde. Urgências dos hospitais entupidas. Santa Maria já tem novo presidente nomeado.
Explicador

"É preciso bom senso antes de ir as urgências"

O alerta é deixado por Carlos Robalo Cordeiro que defende a necessidade de novas regras no acesso às urgências. Apela ainda à adoção de comportamentos preventivos para a população mais vulnerável.
A História do Dia

O regresso da Gripe A

É comum nesta altura do ano, e mesmo assim preocupa os especialistas: o número de casos de gripe aumentou nos últimos dias e a maior parte dos casos são do tipo A.
Resposta Pronta

Gripe A. "Pode estar relacionado com Covid-19"

O médico de Saúde Pública considera que aumento de casos de Gripe A "pode estar relacionado com Covid-19". Gustavo Tato Borges explica que doença tem sido "mais prolongada e com sintomas mais fortes".
Noticiário

12h. Diretor clínico do Santa Maria rejeita "caos"

Logo pela manhã, mais de 40 pessoas aguardavam internamento no maior hospital do país. Rui Tato Marinho rejeita um cenário de caos, mas admite que há um surto de gripe A.
Reino Unido

Gripe A: nova variante detetada em ser humano

Nova estirpe foi diagnosticada numa pessoa que estava com problemas respiratórios. Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido já está a monitorizar o caso e vai testar contactos próximos.
Gripe A

Brasil: casos de gripe aviária em aves selvagens

O Brasil detetou os primeiros casos de gripe aviária, mas ressalva que a doença não terá impacto no comércio por afetar aves marinhas selvagens. O país é o maior exportador de carne de frango.
Resposta Pronta

"Ainda não estamos no pico da atividade gripal"

Carlos Robalo Cordeiro, diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, explica que está é numa "antecipação da atividade gripal", mas o número de casos deve aumentar.
Gripe

Como vai ser a época da gripe? Pistas vêm do sul

É impossível saber, neste momento, qual o comportamento dos vírus respiratórios na estação outono-inverno. Podem vir mais cedo, ser mais fortes e coincidir com a Covid. Como na Austrália e Brasil.
Gripe A

Urgências: "pico" de gripe A em Viana do Castelo

Responsável hospital diz que as pessoas ficam mais preocupadas, porque os sintomas da gripe são semelhantes aos da Covid-19 e recorrem mais aos serviços para resolver os seus problemas.
Gripe A

Médicos: há "anormal disseminação" da gripe A

Gustavo Tato Borges lembrou o surto ocorrido na zona de Leiria com "uma dimensão bastante grande", que atingiu mais de 60 jovens e estava a ser investigado pelas autoridades de saúde da região.
Noticiário

17h. Preço dos combustíveis vai voltar a subir 

Governo baixa o imposto petrolífero entre 1,2 a 2,4 cêntimos por litro, suavizando os aumentos da próxima semana que ainda assim devem chegar a 10 cêntimos na gasolina e a quase 14 cêntimos no diesel.
Noticiário

16h. Proposta de redução de IVA formalizada

Já foi formalizado o pedido para que os Estados-membros tenham liberdade para baixar a taxa de IVA nos combustíveis, de forma temporária.
Gripe A

Surto de gripe A em Leiria já ultrapassa 60 casos

Foram observados, até ao momento, nas urgências do CHL mais de 230 jovens com os referidos sintomas, dos quais 63 foram diagnosticados com gripe A e 15 com Covid-19, informam as autoridades de saúde.
Legionela

Suspeita de legionella era afinal surto de gripe A

Cerca de 35 jovens que participaram numa festa deslocaram-se ao hospital com febre, tosse e dores. Falou-se num possível surto de legionella, mas confirma-se agora que estão infetados com gripe A.
Gripe A

230.000 animais abatidos com gripe das aves

Entre os milhares de animais abatidos estão galinhas, perus, patos, gansos, gaivotas e faisões. Portugal já soma mais de 15 focos de infeção pela gripe das aves.
Fact Check

Kadhafi falou sobre vírus que já tinha cura?

Uma imagem partilhada no Facebook mostra uma citação do ex-líder líbio de 2009 em que dizia que se ia fabricar um vírus como o que criou a Covid-19 e que havia uma cura. A frase é tirada de contexto.
Saúde

Detetada gripe das Aves em Vila Nova da Barquinha

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária anunciou que foi detetado um terceiro foco de gripe das aves em Portugal, numa exploração de perus, em Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha.
Gripe

H10N3. Que vírus da gripe das aves é este?

Os vírus que causam gripe nas aves têm uma grande capacidade de se modificar, adaptar-se a mamíferos e até saltar para humanos. A história mostra que vírus como o H10N3 requerem vigilância.
Gabinete de Crise

Gripe A e Covid-19: como tratamos as pandemias?

De 2009 a 2020 os serviços de saúde evoluíram e fez-se um trabalho que ajudou a reagir à primeira fase da covid-19. Ana Jorge, então ministra da saúde, recorda como respondeu à crise da Gripe A.
Gripe A

Surto de Gripe A alarma Santarém

Um surto de gripe A está a afetar escolas de Constância, uma situação que está a causar alarme social, mas que as autoridades de saúde desvalorizaram, afirmando tratar-se de um surto gripal.
Açores

Criança de 5 anos morre de gripe A nos Açores

Um menina de cinco anos morreu de gripe A em São Miguel, nos Açores. Criança começou a sentir-se mal na escola, tendo sido transportada ao hospital, onde acabou por morrer.
Almada

Garcia de Orta. 7 enfermeiros com gripe A

Contrariamente à denúncia, a administração do hospital afirma que apenas "três enfermeiros" contraíram a doença, e que "só dois são do serviço da urgência", os quais tiveram tratamento e isolamento.
Gripe A

Gripe A. Quatro novos casos em Viana de Castelo

Os novos doentes deram entrada na última semana, sendo que "não necessitam de cuidados diferenciados", disse o presidente do conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
Viana do Castelo

Internados dois adultos com gripe A

Os dois doentes encontram-se estáveis e não precisam de cuidados diferenciados. O internamento ocorreu esta semana, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada