460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Gripe A

Gripe A

Urgências: "pico" de gripe A em Viana do Castelo

Responsável hospital diz que as pessoas ficam mais preocupadas, porque os sintomas da gripe são semelhantes aos da Covid-19 e recorrem mais aos serviços para resolver os seus problemas.
Gripe A

Médicos: há "anormal disseminação" da gripe A

Gustavo Tato Borges lembrou o surto ocorrido na zona de Leiria com "uma dimensão bastante grande", que atingiu mais de 60 jovens e estava a ser investigado pelas autoridades de saúde da região.
Noticiário

17h. Preço dos combustíveis vai voltar a subir 

Governo baixa o imposto petrolífero entre 1,2 a 2,4 cêntimos por litro, suavizando os aumentos da próxima semana que ainda assim devem chegar a 10 cêntimos na gasolina e a quase 14 cêntimos no diesel.
Noticiário

16h. Proposta de redução de IVA formalizada

Já foi formalizado o pedido para que os Estados-membros tenham liberdade para baixar a taxa de IVA nos combustíveis, de forma temporária.
Gripe A

Surto de gripe A em Leiria já ultrapassa 60 casos

Foram observados, até ao momento, nas urgências do CHL mais de 230 jovens com os referidos sintomas, dos quais 63 foram diagnosticados com gripe A e 15 com Covid-19, informam as autoridades de saúde.
Legionela

Suspeita de legionella era afinal surto de gripe A

Cerca de 35 jovens que participaram numa festa deslocaram-se ao hospital com febre, tosse e dores. Falou-se num possível surto de legionella, mas confirma-se agora que estão infetados com gripe A.
Gripe A

230.000 animais abatidos com gripe das aves

Entre os milhares de animais abatidos estão galinhas, perus, patos, gansos, gaivotas e faisões. Portugal já soma mais de 15 focos de infeção pela gripe das aves.
Fact Check

Kadhafi falou sobre vírus que já tinha cura?

Uma imagem partilhada no Facebook mostra uma citação do ex-líder líbio de 2009 em que dizia que se ia fabricar um vírus como o que criou a Covid-19 e que havia uma cura. A frase é tirada de contexto.
Saúde

Detetada gripe das Aves em Vila Nova da Barquinha

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária anunciou que foi detetado um terceiro foco de gripe das aves em Portugal, numa exploração de perus, em Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha.
Gripe

H10N3. Que vírus da gripe das aves é este?

Os vírus que causam gripe nas aves têm uma grande capacidade de se modificar, adaptar-se a mamíferos e até saltar para humanos. A história mostra que vírus como o H10N3 requerem vigilância.
Gabinete de Crise

Gripe A e Covid-19: como tratamos as pandemias?

De 2009 a 2020 os serviços de saúde evoluíram e fez-se um trabalho que ajudou a reagir à primeira fase da covid-19. Ana Jorge, então ministra da saúde, recorda como respondeu à crise da Gripe A.
Gripe A

Surto de Gripe A alarma Santarém

Um surto de gripe A está a afetar escolas de Constância, uma situação que está a causar alarme social, mas que as autoridades de saúde desvalorizaram, afirmando tratar-se de um surto gripal.
Açores

Criança de 5 anos morre de gripe A nos Açores

Um menina de cinco anos morreu de gripe A em São Miguel, nos Açores. Criança começou a sentir-se mal na escola, tendo sido transportada ao hospital, onde acabou por morrer.
Almada

Garcia de Orta. 7 enfermeiros com gripe A

Contrariamente à denúncia, a administração do hospital afirma que apenas "três enfermeiros" contraíram a doença, e que "só dois são do serviço da urgência", os quais tiveram tratamento e isolamento.
Gripe A

Gripe A. Quatro novos casos em Viana de Castelo

Os novos doentes deram entrada na última semana, sendo que "não necessitam de cuidados diferenciados", disse o presidente do conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
Viana do Castelo

Internados dois adultos com gripe A

Os dois doentes encontram-se estáveis e não precisam de cuidados diferenciados. O internamento ocorreu esta semana, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Macau

Homem de 86 anos morreu em Macau vítima de gripe A

Vítima foi diagnosticada com gripe em dezembro de 2018 na China continental e a situação agravou-se recentemente. Estão ainda duas pessoas hospitalizadas, entre as quais uma criança de 4 anos.
Gripe A

Gripe A faz terceira vítima mortal na Madeira

Uma mulher de 63 anos morreu vítima de ripe A e aumentou para três o número de vítimas mortais da doença na Madeira. Atualmente, sete pessoas permanecem internadas com gripe A.
Gripe A

Antiviral contra a gripe A vai ser incinerado

A reserva do antiviral Oseltamivir, adquirida em 2005 por 22,5 milhões como prevenção contra uma pandemia de gripe A, vai ser incinerada. As doses deixaram de ter condições de segurança.
Doenças

Sarampo, hepatite A e outros surtos de 2017

Se as doenças não forem detetadas na primeira observação clínica pode estar a abrir-se a porta a um surto. Aconteceu com o sarampo em Portugal e com a MERS-CoV na Coreia do Sul.
Gripe A

França anuncia erradicação da gripe aviária

A França anunciou o fim da epidemia de gripe aviária que, desde o seu início, em novembro de 2016, afetou explorações de criação de patos e obrigou ao abate de milhões de animais.
Japão

Gripe das aves. Japão abate 69 mil galinhas

As autoridades da província japonesa de Saga estão hoje a abater 69 mil galinhas após detectarem uma estirpe altamente infecciosa da gripe aviária em animais mortos numa quinta.
Saúde

DGS afasta alarme sobre gripe A

O diretor-geral da Saúde esclareceu que o vírus da gripe tipo A que circula este ano é o mesmo que tem estado presente em todas as gripes sazonais desde 2009, não existindo especial risco nem motivo de alarme.
Gripe

DGS diz que vírus é "sazonal" e não é "gripe A"

DGS pede o abandono da expressão "gripe A" como resultado dos casos de gripe registados na Guarda. Entidade diz que vírus é "sazonal" e que "grande parte da população adquiriu defesas".
Gripe A

Gripe A. Proibição de venda de aves vivas

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse que Portugal decidiu proibir a venda de aves vivas nos mercados devido aos focos de gripe aviária em França e que a medida se manterá enquanto for considerada necessária.
Gripe A

Gripe A. Casos em Santarém, mas controlados

A administração do Hospital de Santarém confirmou que foram identificados casos de gripe A em alguns doentes e profissionais, mas referiu que a situação está controlada e que os cuidados aos doentes estão assegurados.
Gripe A

EUA: vacina 100% eficaz contra gripe das aves

Um grupo de cientistas nos Estados Unidos está a desenvolver uma vacina que já se mostrou 100% eficaz contra a gripe das aves em frangos. Será agora testada em outras aves de capoeira.
Gripe A

Caso de gripe aviária H7N7 no Reino Unido

Um caso de gripe aviária da estirpe H7N7, "altamente patogénica" para as aves, foi confirmada numa quinta do noroeste do Reino Unido, mas os riscos para a saúde pública são "muito fracos".
Gripe A

China proíbe venda de aves no sul

No Ano Novo chinês, que se celebra quinta-feira, é habitual comerem-se galinhas recentemente mortas. Por isso mesmo, nesse dia, a proibição é levantada.
Gripe A

Hong Kong manda abater 15.000 aves

Autoridades de Hong Kong vão abater 15.000 aves num mercado em Cheung Sha Wan e encerrar o espaço durante 21 dias depois de detetarem o vírus da gripe aviária em galinhas vindas da China continental.
Segurança Alimentar

Gripe aviária: Japão abate 4.000 frangos

As autoridades japonesas ordenaram hoje o abate de 4.000 frangos no oeste do país, após a confirmação de um novo surto de gripe das aves, o primeiro desde abril.
Gripe A

Europa com medo da gripe das aves... outra vez

O vírus H5N1 tem uma taxa de mortalidade de 60% em humanos e causou 384 mortes entre 2003 e 2013, segundo números da Organização Mundial de Saúde. A UE quer impedir novo surto
Gripe A

150 mil aves abatidas na Holanda

Foi detetada uma estirpe "altamente patogénica" do vírus da gripe das aves na Holanda obrigando ao abate das galinhas na quinta e a interdições de transporte em todo o país.
Estados Unidos da América

Laboratórios falham na segurança

Falhas nos laboratórios de alta segurança põe em risco contaminação com vírus e bactérias muito perigosos: varíola, antrax e SARS estão entre as amostras mal manuseadas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.