Siga aqui o liveblog diário sobre a guerra na Ucrânia

O Ministério da Defesa russo nega que a Rússia tenha armas pesadas na central nuclear de Zaporíjia e acusa a Ucrânia de estar a preparar um ataque ao local esta sexta-feira, conforme declarações aos jornalistas. Como acrescentou a Reuters, não foi possível confirmar a veracidade das declarações.

Para o Ministério da Defesa russo, a Ucrânia estará a planear um ataque à central para provocar um acidente nuclear e culpar a Rússia. Nas declarações públicas, Igor Kirillov, chefe das forças de defesa radioativas, químicas e biológicas, disse que um acidente nuclear atingiria a Alemanha, Polónia e Eslováquia.

Modelo criado pelo Instituto Hidrometeorológico da Ucrânia sobre o alcance da contaminação radioativa em caso de acidente na central nuclear e tendo em conta as condições atmosféricas.

“O regime de Kiev está a preparar uma provocação retumbante à central nuclear de Zaporíjia, a 19 de agosto, durante a visita do secretário-geral da ONU, à Ucrânia”, afirmou Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa russo, em declarações públicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O porta-voz da Defesa russa nega as acusações da Ucrânia de que a Rússia esteja a usar a central nuclear como escudo enquanto bombardeia a região com sistemas de artilharia de longo alcance a partir desta estação e ameaça encerrar a central.

Salientamos que as forças russas não têm qualquer armamento pesado nem no local da central nem nas áreas adjacentes”, acrescentou Igor Konashenkov.

A Ucrânia nega ter atacado a central nuclear de Zaporíjia, ocupada pelos russos desde março. Esta quarta-feira, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, exigiu a retirada do exército russo da central nuclear, de forma a permitir a visita de uma equipa da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) para avaliar a segurança da estação.

Ucrânia prevê “provocação” russa na central nuclear de Zaporíjia

A Ucrânia reagiu às declarações do porta-voz do Ministério da Defesa russo devolvendo a acusação: os serviços secretos ucranianos acreditam que a Rússia estará a preparar uma “provocação” na central nuclear de Zaporíjia na sexta-feira.

“Os ocupantes anunciaram um dia de folga inesperado na central nuclear de Zaporíjia. No dia 19 de agosto só os funcionários operacionais vão estar no complexo. A entrada vai estar fechada a todos os outros trabalhadores”, avançam numa publicação no Twitter.

Atualizado com a reação da Ucrânia