Um centro comercial, na China, desenhou lugares de estacionamento mais largos para serem usados, especifica e unicamente, por mulheres desencadeando um enorme debate sobre sexismo, conta-nos a Time.

Localizado na zona norte da cidade chinesa de Dalian, o centro comercial criou dez espaços de estacionamento com 30 centímetros a mais do que é o padrão. Os lugares foram marcados a cor-de-rosa e estão situados em frente à porta principal, pois segundo os gerentes do espaço comercial “as mulheres além de terem problemas em estacionar no espaço determinado, têm problemas em estacionar em parques subterrâneos”

Yang Hongjun, uma das gerentes do local, diz que a medida apenas “visa facilitar a vida das mulheres, que por sinal, são a maioria dos nossos clientes habituais”.

Apesar de a China, oficialmente, defender a igualdade de género espelhada na diretriz de Mao Tse-tung “As mulheres seguram metade do céu”, não têm faltado episódios de discriminação em virtude do sexo.

Um exemplo: a polícia de Pequim escreveu no seu site que “as mulheres têm falta de sentido de orientação”, “hesitam e ficam sempre indecisas quanto ao trajeto que devem tomar”.

No entanto, conduzir na China é um desafio constante, seja o condutor um homem ou uma mulher: no ano passado morreram cerca de 60 mil pessoas nas estradas chinesas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR