Uma equipa de cientistas liderada pelo astrónomo L. Ilsedore Cleeves, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos da América, descobriu que pelo menos metade da água existente no planeta Terra é anterior ao nascimento do Sol, há 4,5 mil milhões de anos, adiantou a revista científica Science.

A água, essencial para a existência de todas as formas de vida, não é exclusiva do planeta Terra. Está presente um pouco por todo o Sistema Solar — na Lua, em Marte, Mercúrio, em cometas, asteroides e nas luas geladas dos planetas gigantes. Mas esta nova descoberta vem trazer uma nova luz sobre a sua origem e aumentar as probabilidades da existência da vida extraterrestre.

De acordo com a nova investigação, grande parte da água “terrestre” foi formada antes do nascimento do Sol e existia sob a forma de pequenos pedaços de gelo que flutuavam pelo espaço. Para chegarem a essa conclusão, os cientistas estudaram bocados de gelo preservados em cometas e asteroides e compararam-nos com água dos oceanos.

Deste modo, foi possível descobrir que ambas as amostras continham vestígios que datavam de uma época anterior ao Sistema Solar. A água continha deutério, uma forma “pesada” de hidrogénio que foi criado com o Big Bang, juntamente com o hidrogénio normal. Isto significa que pelo menos uma parte da água existente na Terra, assim como a que existe no Sistema Solar, teve origem na mesma altura — foi formada na nuvem de pó e gás que deu origem ao nosso Sistema Solar.

Esta descoberta vem provar que as condições interestelares são mais uniformes do que inicialmente se pensava. Se a água se pode formar em abundância a partir dessas nuvens, então pode ser encontrada em qualquer canto do universo — é provável que exista em qualquer lado, até que as estrelas e os planetas se formem. “A existência de água durante o processo de formação planetária transmite uma perspetiva promissora sobre a existência de vida em toda a galáxia”, disse Ilsedore Cleeves ao Daily Mail. Para Cleeves, “à medida que o número de sistemas planetários confirmados aumenta, é tranquilizador saber que a água está disponível”, comentou à revista Science.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR