A Rússia deixou esta sexta-feira uma ameaça à França de que existirão “sérias” consequências caso Paris não entregue até ao final do mês o navio de guerra de classe Mistral, cuja entrega tem sido atrasada devido às preocupações em torno da responsabilidade de Moscovo na crise na Ucrânia.
“Estamos a preparar-nos para diferentes cenários. Vamos esperar até ao final do mês, depois vamos apresentar queixas graves”, noticia a agência de informação russa RIA Novosti, citando um alto responsável russo.
O primeiro de dois navios de classe Mistral, com capacidade para transportar helicópteros, devia ser entregue até sexta-feira, segundo o acordo original assinado em 2011. O contrato prevê que a Rússia pague cerca de 1,2 mil milhões de euros pelos dois navios.
No entanto, a França tem sido pressionada pelos parceiros europeus, no seguimento da crise ucraniana, para não vender armas à Rússia, e em setembro decidiu adiar a entrega.
Os peritos russos estarão a avaliar o valor em danos que consideram que esta decisão está a causar à Rússia e a mesma fonte adianta que esse valor vai ser tornado público.
O Huffington Post francês explica como é o barco que está a provocar um conflito diplomático entre os dois países