Uma nave espacial não tripulada que levava mantimentos para a Estação Espacial Internacional está em queda em direção à Terra, aparentemente de forma descontrolada (sem contacto com a estação de controlo), disse esta quarta-feira uma fonte não identificada em declarações à agência AFP.

“Começou a descida. Não tem mais nenhum sítio para onde ir”, disse um responsável conhecedor da situação à AFP, sob condição de anonimato, antes de uma declaração da agência espacial russa, que é esperada ainda esta quarta-feira.

“É agora claro que começaram reações absolutamente incontroláveis”, acrescentou esta fonte, que a agência francesa não identifica, mas que explica que a descida marca o fim da missão “Progress”, apesar de as autoridades russas ainda irem tentar mais uma vez a comunicação.

“Marcámos mais duas comunicações para tranquilizar a nossa consciência”, disse o responsável, acrescentando que é difícil prever quando é que o veículo cairá, de facto, na Terra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O foguetão Soyuz que levava a nave Progress M-27M com mantimentos para a Estação Espacial Internacional foi lançado na terça-feira, mas as comunicações foram perdidas pouco depois.

Um porta-voz da agência russa não quis comentar o sucedido.

O programa espacial russo é um motivo de orgulho para a população local, mas nos últimos anos têm surgido uma série de contratempos e falhanços, nomeadamente a perda de vários satélites e a queda de uma nave similar, em 2011, na Sibéria.

O vice-primeiro-ministro russo com o pelouro da indústria aeroespacial, Dmitry Rogozin, atualmente na China, disse estar em constante contacto com a agência espacial e escreveu no Twitter: “Estamos todos preocupados com a nossa nave de carga”.

A NASA disse entretanto que a nave espacial levava a bordo material fundamental para a secção norte-americana da Estação Espacial Internacional, mas que os astronautas têm mantimentos suficientes para os próximos meses.

O que se sabe até agora?

O The Guardian listou algumas informações que já são conhecidas sobre a nave espacial:

  1. A nave espacial tem sete metros de comprimento e pesa duas toneladas e meio, incluindo combustível, mantimentos e outros materiais.
  2. A nave apresentou problemas na trajetória e falhas de comunicação pouco depois de ter partido, esta terça-feira.
  3. A cada cinco segundos, a Progress 59 dá uma volta completa sobre si mesma, como se pode observar no vídeo.
  4. A nave espacial russa viaja a quase 26 mil km/h. Pode demorar até duas semanas a chegar à atmosfera terrestre. Nessa altura, deverá desintegrar-se.
  5. A Roskosmos – agência espacial russa – está a estudar formas de dirigir a nave para o oceano.