A lengalenga ficou dos tempos da escola: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno (e Plutão). Mesmo com a despromoção de planetas a quebrar o ritmo, a mnemónica para estudar o sistema solar manteve-se eficaz. O problema é o resto: o nome das constelações, a data do Big Bang, o tamanho da lua ou os tipos de estrelas que existem. Falar do universo — sobretudo para quem tem filhos e tem de lidar com perguntas como “para onde vai o sol à noite?” enquanto se tenta lembrar dos episódios da série Era uma vez o Espaço — pode ser complicado. A não ser que um felino astronauta apareça para ajudar.

Capa Astrogato

O Professor Astrogato nas Fronteiras do Espaço é esse felino, e é também o título do mais recente livro da coleção Orfeu Mini, uma obra que aterrou nas livrarias pouco antes do Natal para garantir que nem só as guerras merecem que se olhe para as estrelas. Escrito por Dominic Walliman, um programador doutorado em Física Quântica que vive no Canadá, o livro apresenta aos mais novos um tema tão complexo como o universo recorrendo não só às ilustrações retro de Ben Newman — desenhos coloridos que chegam a animar os astros e garantem mais vivacidade do que a das velhinhas enciclopédias de Meio Físico — mas também a capítulos curtos, textos acessíveis e muitas comparações.

ProfAstrogato_pp1

© Ben Newman

Se a Terra fosse um tomate-cereja, de que tamanho seriam os outros planetas é apenas uma das perguntas que dá origem a uma dessas analogias e apenas um dos mecanismos usados para simplificar o assunto. Em temas que vão da formação do universo aos planetas que constituem o sistema solar, passando pelos asteroides e cometas, o funcionamento dos foguetões e dos satélites ou uma pequena história das viagens espaciais, há uma dupla página só com factos curiosos sobre a lua (“o nosso vizinho mais próximo no espaço”) e pequenas caixas intituladas “sabias que…” a destacar factos impressionantes como o da luz solar — “a que sentimos agora mesmo na Terra demorou 30 mil anos a chegar aqui desde o centro do sol”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

planetas fruta

Pormenor de uma das páginas do livro. © Ben Newman

No meio da lição dada pelo professor Astrogato e os seus companheiros espaciais, o livro assume alguns mistérios da astronomia tais como o que terá despoletado o Big Bang há 13,7 milhões de anos ou a existência de vida desconhecida na nossa galáxia. No final, há espaço para resumir o espaço através de um glossário que reúne definições como “buraco negro supermaciço”, “espectro eletromagnético” ou “nébula”. Tudo palavras capazes de deixarem os miúdos a sonhar com um fato de astronauta ou a sonharem — helás! — com um telescópio em vez de uma Playstation.

ProfAstrogato_pp2

© Ben Newman

Nome: O Professor Astrogato nas Fronteiras do Espaço
Autor: Dr. Dominic Walliman
Ilustrações: Ben Newman
Editora: Orfeu Negro
Preço: 21€