O Governo do Brasil vai condecorar o ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas com a mais alta distinção dada a cidadãos estrangeiros. Trata-se da Ordem do Cruzeiro do Sul e, segundo disse ao Observador fonte do CDS, vai ser atribuída a Paulo Portas pelos “relevantes serviços prestados, nomeadamente como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, no desenvolvimento das relações entre os dois países”.

A condecoração foi anunciada esta semana pelo estado brasileiro mas ainda não tem data para se realizar.

O ex-líder do CDS foi recentemente eleito vice-presidente da Câmara de Comércio, cargo que, de acordo com a instituição, tem a duração de três anos e não é remunerado. Portas foi ministro dos Negócios Estrangeiros de 2011 a 2013, passando depois a vice-primeiro-ministro mantendo a seu cargo a pasta da diplomacia económica.

Esta distinção vai assim juntar-se a outras condecorações que Portas já reúne na América Latina. Em 2015 foi condecorado com a mais alta insígnia do México dada a cidadãos estrangeiros, a Aguila Azteca, assim como com a Ordem de Boyaca, na Colômbia.

No Brasil, antes da mais alta condecoração do estado brasileiro, Paulo Portas já tinha sido homenageado, em fevereiro, pelo vice-presidente brasileiro, Michel Themer. Na altura foi dado um “almoço de homenagem” ao ex-vice-primeiro-ministro português na sua residência oficial de Themer, em Brasília.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR