Se é um amante de doces cuja definição de cozinhar se resume a ligar o micro-ondas depois de acrescentar água a um bolo instantâneo, este livro de receitas é para si. Chama-se Sobremesas 555 e é um manual para todos os gulosos apressados que sentem arrepios sempre que encaram um forno. Depois de revelar a vida secreta dos gelados caseiros, Rita Nascimento recriou as receitas clássicas das nossas avós sob o mote dos cinco. Para além deste ser o número favorito da chef de pastelaria, é o ponto de partida para as receitas que se fazem em cinco minutos, com cinco ou menos ingredientes, e que custam até cinco euros.

capa_Sobremesas555

O livro vai ser publicado pela Arte Plural no próximo dia 13 de maio e custa 16,60€.

A ideia de lançar este livro baseou-se em fazer doces rápidos, fáceis e baratos para os gulosos como eu que não têm tempo nem paciência”, conta Rita Nascimento ao Observador. “Como na minha profissão faço muitos doces elaborados, quando estou na minha cozinha opto muitas vezes por receitas mais simples.”

A chef portuguesa apelida-se de “gulosa e apressada” mas o seu curriculum é a prova viva de trabalho e dedicação à cozinha: estudou pastelaria em Espanha, desenvolveu sabores numa empresa de gelados artesanais e, desde 2012, dedica-se a tempo inteiro ao La Dolce Rita (o primeiro canal português de pastelaria no YouTube) onde publica vídeos semanais. Já no livro, que vai ser lançado no próximo dia 13 de maio pela Arte Plural, pode contar com mais de 60 receitas como bolo folhado de doce de leite, mousse de mascarpone e fruta ou fondue de brigadeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

rita nascimento,

Rita Nascimento conta que “passou a infância a lamber montras de pastelarias” e, agora, é autora de um livro “com sugestões doces para emergências gastronómicas”. HUGO AMARAL/OBSERVADOR

Importa esclarecer que os cinco euros referidos baseiam-se em produtos nacionais de marca branca, os cinco ingredientes por receita não contam com a água, fermento em pó e sal fino que chamo de “ingredientes de apoio”, e os cinco minutos necessários para fazer as receitas são o tempo de trabalho ativo a fazer a massa ou a mousse e não o tempo que a receita demora a ficar pronta quando tem de ir ao forno, por exemplo”, alerta a chef.

A boa notícia é que pode aproveitar o tempo para fazer outras coisas e todas sugestões gastronómicas são feitas com ingredientes básicos (como açúcar, ovos e manteiga) que provavelmente guarda na despensa ou no frigorífico. Escolha uma das cinco receitas em fotogaleria, ponha as mãos à obra e comprove. Há areias, mousse de limão e chocolate branco, bombons crocantes de manteiga de amendoim, fondant de chocolate e tarte de amêndoa para comer à colher, à fatia ou à dentada.