O serviço europeu de polícia (Europol) destacou esta quarta-feira as “repetidas ameaças” do Estado Islâmico (EI) a Portugal e Espanha e considerou que ataques semelhantes aos de novembro, em Paris, podem ocorrer num “futuro próximo” na União Europeia. No relatório sobre a situação e tendência do terrorismo na União Europeia 2016, a Europol refere que foram feitas duas detenções em Portugal ligadas a movimentos separatistas (e não ao jiadismo).

europol

No capítulo sobre o Estado Islâmico, a Europol afirma que organização tem “repetidamente ameaçado a Península Ibérica e os membros da UE da coligação anti-EI nos seus vídeos de propaganda, fazendo referências específicas à Bélgica, França, Itália e Reino Unido”.

No parágrafo anterior, lê-se que os ataques de 13 de novembro, em Paris, que mataram 130 pessoas, introduziram uma tática para “causar mortes em massa”, ao combinar o uso de armas pequenas com dispositivos explosivos improvisados colocados em coletes suicidas.

“A forma como estes ataques foram preparados e perpetrados — planeados por repatriados, muito provavelmente a receber instruções da liderança do EI, incluindo o uso de recrutas locais para realizar os atentados — leva-nos à avaliação de que ataques semelhantes podem voltar a ser encenados na UE num futuro próximo”, refere o documento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR