Um carro explodiu esta tarde junto a uma esquadra da polícia perto do aeroporto de Ataturk, em Istambul. Cinco pessoas ficaram feridas, incluindo uma delas em estado muito grave, informou o governador da província, Vasip Şahin, através do Twitter.
As primeiras imagens do local da explosão, divulgadas na internet, mostravam o pânico de dezenas de pessoas na rua do posto da polícia:
First footage from explosion area probably coz of a car bomb attack near police HQ in #Istanbul's Yenibosna districtpic.twitter.com/ZhXfbJRxjW
— hONoUR (@Jakoben1789) 6 October 2016
Foi no aeroporto de Ataturk que, em junho deste ano, três terroristas mataram 45 pessoas.
Também nos últimos meses têm acontecido várias explosões junto a postos da polícia na Turquia. Em agosto, duas explosões simultâneas a mais de 500 quilómetros de distância mataram seis pessoas e fizeram perto de 200 feridos, em duas esquadras da polícia no país.
O ataque ao aeroporto foi pretexto para um balanço do terrorismo na Turquia. Entre o verão de 2015 e junho deste ano, tinham morrido 278 pessoas e ficado feridas mais de 1.300 em ataques no país.
O governo turco tem atribuído estes ataques ao PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), que é considerado uma organização terrorista pela Turquia, União Europeia e Estados Unidos. Trata-se de uma organização que luta por um território independente para os curdos, um povo que vive em regiões da Turquia, Iraque, Síria e Irão.