Líder com líder se paga. Numa altura em que a cúpula social-democrata ainda não afastou categoricamente um eventual apoio à candidatura de Assunção Cristas na corrida à Câmara Municipal de Lisboa, os dirigentes do PSD/Lisboa querem ver Pedro Passos Coelho a disputar a autarquia lisboeta.

Na quinta-feira, ao mesmo tempo que decorria o jantar da bancada parlamentar do PSD, na Assembleia da República, cerca de 1200 pessoas juntaram-se num jantar organizado pelo movimento Lisboa Sempre para ouvirem Rodrigo Gonçalves, conselheiro nacional do PSD, vice-presidente do partido no cencelho Lisboa e fundador deste movimento, a desafiar Pedro Passos Coelho a avançar para Lisboa.

“Lisboa precisa de um candidato forte, de um candidato para vencer. O PSD tem esse candidato. Um candidato natural e ganhador. Pedro Passos Coelho seja o nosso candidato e venha ganhar a Câmara Municipal de Lisboa”, desafiou Rodrigo Gonçalves.

O dirigente social-democrata não ficaria por aqui. “Os lisboetas nunca perdoarão ao PSD se não apresentar um candidato vencedor, um candidato que conheça o país, que conheça a cidade, um candidato com experiência demonstrada, digno da capital de Portugal. Pedro Passos Coelho é o melhor candidato que Lisboa pode ter”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta manhã, em declarações à TSF, o mesmo Rodrigo Gonçalves repetiu o desafio. “Só temos eleições legislativas em 2019 e agora o principal problema para o PSD é efetivamente ganhar as eleições autárquicas. Acho que não se põe aqui a questão nacional, nós temos de ter o melhor dos melhores”, sublinhou o dirigente do PSD/Lisboa.

Rodrigo Gonçalves recordou ainda que, nas eleições legislativas de 2015, Pedro Passos Coelho venceu em Lisboa, onde “teve quase 40% dos votos e deixou o PS a quase 4%. Portanto, ganhou a todos, inclusive a António Costa”. “Tenho a profunda convicção que vamos ganhar a Câmara Municipal de Lisboa. É natural agora que temos de lutar por isso. Não é um desafio fácil e por isso temos de apelar aos melhores”, reiterou Rodrigo Gonçalves.

Recorde-se que Mauro Xavier, líder da concelhia do PSD/Lisboa, tem sugerido em diversas ocasiões que não está disposto a apoiar Assunção Cristas na corrida à Câmara Municipal de Lisboa. Resta saber se, depois de falhada a hipótese “Pedro Santana Lopes”, Pedro Passos Coelho está disponível para assumir a candidatura contra Fernando Medina.