A dívida pública atingiu no final do ano passado 241,1 mil milhões de euros, o que representa uma subida de 9,5 mil milhões de euros face a 2015, de acordo com dados do Banco de Portugal.

Este valor reporta-se à dívida bruta, tendo o aumento sido superior às necessidades de financiamento das administrações públicas, que se traduzem no défice. Isto significa que o aumento da dívida permitiu acumular depósitos de quatro mil milhões de euros. Segundo o Banco de Portugal, a dívida pública líquida, que desconta os depósitos, aumentou 5,5 mil milhões de euros no ano passado, totalizando 223,8 mil milhões de euros.

Para esta evolução contribuíram as emissões de obrigações de retalho, um novo produto vendido a aforradores particulares que totalizaram 3,5 mil milhões de euros. Também as subscrições dos certificados de tesouro cresceram para 3,4 mil milhões de euros. Em sentido contrário, esteve o reembolso antecipado ao Fundo Monetário Internacional de 4,5 mil milhões de euros.

As estatísticas do Banco de Portugal mostram que a dívida pública atingiu o valor mais alto em setembro nos 244.397 milhões de euros, tendo vindo a descer nos quatro meses seguintes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR