Terrorismo

Patrulhas descaracterizadas reforçam policiamento em Madrid

A Operação Madrid visa intensificar a segurança na capital espanhola. As ruas de Madrid têm mais forças policiais, incluindo patrulhas descaracterizadas para reagir prontamente a qualquer ataque.

QUIQUE GARCIA/EPA

As forças de segurança espanholas estão a tomar medidas extraordinárias para combater a ameaça terrorista no país, depois dos mais recentes ataques em Barcelona e também em Cambrils. Escreve o El Confidencial que se trata de um dispositivo de segurança do Ministério Interior para “reagir a um possível atentado em Madrid numa questão de minutos“.

A iniciativa dá pelo nome de “Operação Madrid” e começou no início do ano. Desde então tem estado a funcionar ininterruptamente, tendo sido agora intensificada pelas ruas da capital. Trata-se de destacar o Grupo Especial de Operações (GEO) da Polícia Nacional para as ruas da cidade espanhola. A GEO inclui corpo de elite da Polícia Nacional especialista em fazer frente a situações “críticas”.

O objetivo é o de patrulhar de forma permanente a capital para reduzir o tempo de reação a um possível ataque. Para além disso, essas forças de segurança estão também a usar carros descaracterizados, mas estão uniformizados e armados para agir prontamente em caso de atentado. A polícia está também autorizada a “atirar a matar”, seja a pedestres seja a condutores perigosos. Mesmo numa situação que envolva reféns, a prioridade é neutralizar os atacantes o quanto antes, escreve o mesmo jornal.

Este sábado foi emitida uma circular pela Secretaria de Estado para a Segurança onde se estabelecia um maior controlo em sítios com uma elevada “concentração de pessoas”, em especial para lugares turísticos. Esse maior controlo inclui inspeções aleatórias a praças, passeios marítimos e ruas pedonais, intensificação do controlo da fronteira com França e aumento da colaboração com a polícia local para detetar zonas de risco para que possam ser instaladas medidas de segurança como a instalação de obstáculos – tal como já vem a acontecer nas ruas de Barcelona.

Reforço de agentes e de obstáculos móveis em Barcelona

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site