A ministra francesa da Defesa diz que “não se pode excluir” o cenário de uma “escalada para um grande conflito” com a Coreia do Norte. Segundo a Reuters, Florence Parly afirmou num discurso perante militares que “a Europa arrisca ficar ao alcance dos mísseis de Kim Jong Un mais rapidamente do que se pensa”.

As declarações, proferidas em Toulon, estão a ser citadas pela agência Reuters.

E se uma arma nuclear destas atingisse Lisboa? Ou Paris?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As declarações de Parly surgem depois de o líder russo, Vladimir Putin, ter garantido que novas sanções à Coreia do Norte seriam “inúteis” e “ineficazes”.

O jornal sul-coreano Asia Business Daily cita uma fonte dos serviços de inteligência que garante que o regime de Kim Jong-un está a transportar mísseis balísticos intercontinentais – como aquele que foi estreado em julho e que será capaz de transportar uma ogiva nuclear – para os respetivos locais de lançamento na costa oeste do país.

Coreia do Norte. A foto descodificada de Kim Jong-un com a bomba

De acordo com essa mesma fonte, o transporte do armamento balístico está a ser feito durante a noite para evitar monitorização.

Em julho, a Coreia do Norte testou dois mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), com um alcance entre os 6 mil e os 10 quilómetros. O país europeu mais próximo da Coreia do Norte é a Noruega – em linha reta está a cerca de 6270 quilómetros. Contudo, estas distâncias não têm em conta que um ICBM precisa de sair da atmosfera e conseguir reentrar com sucesso.