O primeiro-ministro falou esta sexta-feira pela primeira vez do momento conturbado entre Governo e Presidência da República sem o negar. Questionado sobre se já recuperou do choque das palavras do Presidente da República, António Costa respondeu: “Tenho nervos de aço”. E foi até recuperar uma expressão de Marcelo sobre ele: “Sou um otimista, às vezes irritante, e tenho a certeza que vamos retomar todos e prosseguir aquilo que os portugueses têm apreciado muito da parte do Presidente da República, da Assembleia da República e do Governo, que é um excelente esforço de cooperação institucional“.

Durante uma visita a Vila Nova de Poiares, Costa não recusou, assim, o momento tenso que se vive entre Belém e São Bento, sobretudo nos últimos dias, e consequência de duas tragédias em quatro meses fruto de grandes incêndios no país. Sobre as relações institucionais diz que “aquilo que o país precisa é que os órgãos de soberania continuem a fazer o que têm feito aos longo destes dois anos“. O primeiro-ministro espera que seja possível retomar o ambiente que se viveu até aqui entre Governo e Presidente da República, deixando claro que também ele considera que se degradou.

Acabou o bom tempo. Começou a trovoada entre Belém e São Bento

E que ambiente quer Costa recuperar? “Uma cooperação exemplar” entre órgãos de soberania “contribuindo para um bom relacionamento institucional, que isto e sempre um dos fatores de maior importância para a motivação dos portugueses”. Quando foi questionado diretamente sobre o facto de o Governo ter ficado chocado com as declarações de Marcelo, não só disse ter “nervos de aço”, como reforçou que a boa relação institucional é “o que o país espera”: “Tenho a certeza que aquilo que tem corrido bem nestes dois anos não vai deixar de correr bem nos próximos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR