Rating

Angola

Moody's desce 'rating' da dívida pública de Angola

A agência de notação Moody's desceu o rating, mantendo-a num nível de classificação altamente especulativo, decisão justificada com o fraco crescimento económico do país e a escassez de divisas.
Orçamento do Estado

Moody's: Orçamento pode "dificultar consolidação"

A Moody's alertou que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 pode "dificultar a consolidação futura" do país devido aos compromissos de despesa que o Governo assumiu.
Agências de Rating

Banca continua com pouco negócio apesar da retoma

Agência Moody's diz que a procura por crédito, que está em mínimos, não vai recuperar em 2018, apesar da melhoria da economia e da descida do desemprego.
Catalunha

Tensão na Catalunha pode descer 'rating' da região

A agência de notação financeira Standard & Poor's considerou que a tensão na Catalunha pode descer o 'rating' da região, mas não o de Espanha, e que a independência não deverá ser consumada.
Economia

DBRS admite melhoria da dívida portuguesa

A agência de notação DBRS admitiu esta quarta-feira melhorar a perspetiva de longo prazo da dívida pública portuguesa se houver recuperação sustentável das finanças e reforço do crescimento económico.
Crédito

Moody's satisfeita com a proposta para malparado

A agência de 'rating' Moody's considerou positiva para o BCP, Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco a criação de uma plataforma de gestão de crédito malparado.
Zona Euro

Subida do rating reflete melhoria da zona euro

O presidente do Banco Central Europeu diz que a subida do rating de Portugal reflete a melhoria da situação económica do país, mas também da zona euro.
Agências de Rating

Moody's: bancos portugueses fizeram progressos

A agência de rating divulgou esta quinta-feira a sua análise ao sistema bancário português e destacou os baixos rácios de crédito do Santander. O Novo Banco e o Montepio têm os piores ativos.
Rating

Costa mais responsável pela "chegada do 'lixo'"

371
O ex-líder parlamentar do PSD lamentou que o Governo não tenha reconhecido o papel do anterior na subida do 'rating', considerando Costa "mais responsável pela chegada do 'lixo' do que pela limpeza.
Agências de Rating

De BB+ para BBB-

207
A procissão ainda vai no adro. Para a Fitch e a Moody’s a dívida portuguesa anda é investimento especulativo. E, enquanto estivermos muito endividados, estaremos sujeitos aos maus humores dos mercados
Agências de Rating

Grécia vê subida de rating português como exemplo

O ministro das Finanças grego considerou que a dívida portuguesa ter saído do "lixo" é uma boa notícia, sublinhando que "é possível alcançar tal sucesso prosseguindo uma agenda progressiva".
Agências de Rating

Costa critica "debate mesquinho" sobre rating

327
António Costa recusa-se a entrar no debate "mesquinho" sobre quem contribuiu mais para a decisão da agência de rating. O primeiro-ministro alega que "os factos são os factos".
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em alta com BCP a subir

Depois da subida do rating português na sexta-feira, a bolsa de Lisboa está esta terça-feira em alta, com o BCP a subir e a Galp a descer. Em Wall Street, o Dow Jones atingiu um novo máximo.
Mercados Financeiros

FT: A sorte e o "timing" perfeito de Costa

676
A principal razão para a melhoria da economia? "Alinharam-se as estrelas na economia global mesmo na altura em que o PS assumiu o poder". Financial Times escreve sobre o "timing" perfeito de Costa.
Mercados Financeiros

"Rating" acima de "lixo"? "Agradeçam ao BCE"

1.648
Colunista da Bloomberg não alinha em euforias. A dívida (de perto de 130%) é "completamente insustentável" e isso só não é um problema porque o banco central já é dono de quase um terço da dívida.
Agências de Rating

António Costa já deu os parabéns a Passos Coelho?

4.441
Pensar que o país saiu do lixo porque aumentou os funcionários em 2016, e que o ajustamento de 2011-2014 não teve qualquer papel, é uma prova de obtusidade, antes de ser uma exibição de facciosismo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Rating. Marcelo avisa que "há outras batalhas"

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou os portugueses e o atual e anterior governos pela subida do rating da dívida portuguesa. O Presidente da República adverte ainda que "há outras batalhas pela frente".
Economia

Analistas. Rating deverá atrair investidores

Vários analistas ficaram surpreendidos com a saída de Portugal do nível 'lixo' e acham que vai aumentar o interesse dos investidores em Portugal. Antecipam ainda a redução das taxas de juro da dívida.
Agências de Rating

Cristas sublinha sacrifícios dos portugueses

368
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, voltou a defender que quem fez sacrifícios para tirar Portugal do "lixo" e não compreende que o atual primeiro-ministro reclame todo o mérito.
Rating

Subida do rating abre "novas oportunidades"

O ministro dos Negócios Estrangeiros explicou este domingo que saída do nível "lixo" abre novas possibilidades de investimento internacional para a dívida pública portuguesa.
Rating

Passos acusa Costa de "sectarismo e mesquinhez" 

543
Em causa está a ausência de qualquer referência da parte de António Costa ao papel do anterior governo PSD/CDS na subida do rating de Portugal.
Rating

Arménio Carlos. Subida do rating era "inevitável" 

O secretário-geral da CGTP disse este sábado que revisão em alta do rating de Portugal não tinha como não acontecer, tendo em conta a evolução positiva da economia nacional.
Agências de Rating

Rating. Esquerda desvaloriza, direita pede louros

PCP desvaloriza subida do "rating" e BE diz que não fará as negociações do Orçamento tendo em conta as agências. PSD e CDS falam em boa notícia e sublinham mérito dos dois governos.
Agências de Rating

Bruxelas avisa que é preciso continuar o caminho

O vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis considerou que a subida de "rating" de Portugal pela S&P constitui "um desenvolvimento muito positivo" e diz que é preciso continuar o caminho
Agências de Rating

Klaus Regling "feliz" com subida de "rating"

O diretor do fundo de resgate permanente da zona euro, Klaus Regling, mostrou-se "feliz", embora surpreendido, com a subida de 'rating' de Portugal, e advertiu que "o trabalho não terminou".
Agências de Rating

Subida de rating pode ser o "início de novo ciclo"

130
Presidente da CIP disse ao Observador que a subida do "rating" de Portugal é "o resultado dos sacrifícios que todos fizemos" e que as empresas "só se podem regozijar com esta boa notícia".
Agências de Rating

Partidos reagem à alteração do rating

1.455
Passos diz que a subida do ranking de Portugal pela S&P é fruto das políticas do seu Governo. Bloco acusa-o de ter perdido a narrativa e PCP reforça a necessidade de país se libertar das agências.
Agências de Rating

"Virar política permitiu virar página do lixo"

719
O primeiro-ministro recolhe os louros da revisão da notação financeira de Portugal pela S&P e avisa que nada muda nas negociações do Orçamento. Foco continua na redução do défice e da dívida.
Agências de Rating

O "rating" saiu de "lixo". E agora?

800
O que é que muda para Portugal com esta decisão da S&P, a primeira das três grandes agências de notação a recolocar a dívida nacional em grau de investimento de qualidade?
Agências de Rating

Decisão da S&P reconhece o "progresso português"

Depois de a S&P ter tirado o “rating” de Portugal de “lixo”, Mário Centeno diz que "o Governo nunca duvidou que o progresso inequívoco que Portugal fez ao longo dos últimos anos seria reconhecido."
Agências de Rating

S&P tira "rating" de Portugal de "lixo"

2.453
A agência S&P decidiu atribuir um "rating" de investimento a Portugal. A S&P, a quem Passos suspendeu o contrato em 2013, torna-se, agora, a primeira grande agência a tirar dívida do "lixo".
Rating

Moody's: "Portugal, uma história de sucesso"

1.576
O diretor Dietmar Hornung disse em declarações à SIC que a agência "prevê uma melhoria" da situação portuguesa no próximo ano. Mas não há subida da notação de crédito para já.
PCP

Moody's. "Quem decide é o povo português", diz PCP

639
O líder do PCP não deu importância à melhoria da perspetiva da dívida portuguesa por parte da Moody's, considerando que não deve "credibilizar" as agências de rating.
PSD

Passos. Mercados desconfiaram da geringonça

351
O líder do PSD considerou a decisão da Moody's uma "boa notícia para Portugal, mas acredita que houve uma desconfiança na geringonça que se refletiu no "comportamento do investimento" em 2016.
Bloco de Esquerda

Bloco. Condições de vida "valem mais" que rating

161
Catarina Martins afirma que as condições de vida das populações são o que "mede verdadeiramente" a situação económica do país, apesar das "boas notícias" da agência Moody's.
Dívida Pública

Rating. Moody's muda perspetiva para positiva

192
A perspetiva da agência de rating foi alterada de estável para positiva. A notação de crédito mantém-se num nível especulativo e de risco substancial.
Angola

Moody's. Eleições em Angola mostram estabilidade

A agência de notação financeira Moody's considerou que o resultado das eleições em Angola demonstra estabilidade política, mas continua a haver "significativos desafios orçamentais e sociais".
EDP

Standard and Poor's melhora rating da EDP

A agência de notação financeira Standard and Poor's subiu esta terça-feira o rating de longo prazo da EDP - Energias de Portugal e da EDP Finance, de 'BB+' para 'BBB-', com perspetivas estáveis.
Fitch

Fiftch atenta à dívida para subir 'rating'

A agência de notação financeira Fitch está atenta à dívida pública portuguesa, às fraquezas da banca e ao desemprego, alertando para que Portugal fica abaixo de países com 'rating' de investimento.
Agências de Rating

Moody's tem metade dos países avaliados como lixo

O número de países avaliados pela Moody's como lixo chegou aos 50%, no ano passado. Em 2015, o valor da agência de notação financeira fixava-se nos 46%.
Fitch

Fitch. Passos lembra que "não é a primeira vez"

397
Passos está "satisfeito" com a alteração positiva do raiting da dívida pública pela Fitch, mas lembra que "não é a primeira vez" que Portugal fica à beira de sair do "lixo".
Fitch

Rating. Marcelo não quer "deslumbramentos"

Presidente da República,congratulou-se hoje com a "boa notícia" da Fitch, mas advertiu contra "deslumbramentos". É preciso esperar pela confirmação da agência de 'rating' e continuar a trabalhar.
Rating

Marcelo. Melhoria do rating por "horas ou semanas"

O Presidente da República considerou que a melhoria do 'rating' da dívida portuguesa, pode ser uma decisão "de horas ou de semanas".
Agências de Rating

Fitch. Rating fica em lixo mas com boa perspetiva

226
Rating volta aonde estava em 2015. Notação da Fitch voltou a ser conhecida antes do tempo, furando as regras. Mais crescimento e menos défice sustentam a nova perspetiva da agência.
África do sul

Moody's desce 'rating' da África do Sul

A agência de notação financeira Moody's desceu o 'rating' da África do Sul para Baa3, o último patamar antes do nível especulativo, geralmente conhecido como 'lixo'.
BCP

Presidente do BCP "otimista" sobre futuro do país

O presidente executivo do Millennium BCP declarou estar "otimista" quanto ao futuro do país e à melhoria do rating, que acredita que irá acontecer, não arriscando antecipar uma data.
Agências de Rating

Subir rating? S&P quer saber se a retoma é a sério

Economista-chefe da Standard & Poor's esfria a expetativa de subida da nota da dívida portuguesa em breve. Primeiro é preciso avaliar a sustentabilidade do crescimento a médio prazo.
G20

Moody's prevê que economias do G20 cresçam 3,1%

A agência de notação financeira Moody's prevê uma aceleração do crescimento mundial em 2017, com uma subida de 3,1% para as economias do G20, tanto este ano como no próximo.
Caixa Geral de Depósitos

Moody's duvida que CGD gere lucros em breve

A agência de rating Moody's está preocupada com a capacidade de a Caixa Geral de Depósitos gerar lucro e duvida que isso aconteça no resto do ano de 2017.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. Revisão do rating até setembro é justa

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que seria justo que as agências de rating revissem até setembro a avaliação de Portugal, considerando que "vai reforçar a confiança dos investidores na economia".
António Costa

Agências têm de subir rating para ser "credíveis"

3.012
Governo encontrou "preconceito ideológico" na Europa, mas provou que há um caminho melhor. Em entrevista a jornal alemão, António Costa avisa agências que devem subir o rating de Portugal em breve.
Rating

Rating. Moscovici pede atenção para Portugal

O comissário europeu dos Assuntos Económicos considerou que o desempenho económico de Portugal, merece também avaliação mais positiva por parte das agências de notação financeira.
Economia

Ministro espera subida no rating em breve

Manuel Caldeira Cabral espera que as agências de notação financeira melhorem o ratinho de Portugal "ainda neste ou no próximo ano", lembrando os números positivos da economia, do emprego e do défice.
Rating

Moody's sinaliza maior confiança em Portugal

Recomendação de saída do Procedimento por Défice Excessivo e um desempenho fiscal "acima das expectativas" vão reforçar a confiança dos investidores e condições de financiamento, diz a Moody's.
Mercados Financeiros

Moody's corta rating chinês e causa ira do Governo

A capacidade da China de adaptar a economia e evitar uma crise da dívida é uma das grandes questões para a economia mundial. Moody's está preocupada e fez o primeiro corte de "rating" desde Tianamen.
Rating

Moddy's. Instabilidade no Brasil atrasa reformas

A divulgação de escutas telefónicas do Presidente do Brasil é negativa do ponto de vista da análise da qualidade do crédito, considera a agência de notação financeira Moody's.
Agências de Rating

Moody's tem pouca fé no crescimento a longo prazo

494
O que falta para Portugal sair do "lixo"? Que o equilíbrio das contas públicas e a redução da dívida "acelere de forma significativa". "Crescimento muito mais forte" também ajudaria.
CDS-PP

Cristas. Níveis de rating são sinais de regressão

A presidente do CDS-PP considerou ser sinal de que o país está a regredir o facto de as agências de notação financeira manterem os níveis de rating de Portugal.
Rating

Moody's mantém Portugal no "lixo"

421
A agência de notação financeira Moody's manteve a avaliação financeira de Portugal no registo de "lixo", o que quer dizer que comprar a nossa dívida não é um investimento mas sim "ativo especulativo".
Mercados Financeiros

Zé Povinho e Moody's não fazem as pazes tão cedo

A Moody's, que volta a pronunciar-se sobre Portugal, foi a primeira, em 2011, a colocar o "rating" no "lixo". Na altura, a fábrica Bordallo Pinheiro dedicou-lhe um Zé Povinho. Que está para ficar.
Agências de Rating

DBRS considera juros da dívida "geríveis"

Agência de rating mostra-se "surpreendida" com desempenho orçamental do país e diz que, apesar de subida nos últimos meses, os juros da dívida continuam "geríveis".
Rating

Standard & Poor's. Economia continua a recuperar

A Standard & Poor's considera que a economia portuguesa deverá continuar a recuperar ainda que moderadamente e refere que o elevado endividamento e as fragilidades do sistema bancário continuam a ser os problemas que penalizam o 'rating' soberano.
António Costa

Rating é "reconhecimento das evoluções positivas"

O primeiro-ministro considerou que "não era antecipável" alterações naquela classificação da DBRS até à conclusão do procedimento por défice excessivo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site