O Manchester United anunciou Louis van Gaal como treinador para as próximas três épocas. O atual selecionador holandês começará em funções depois do Campeonato do Mundo e terá Ryan Giggs como adjunto. “Sempre foi um desejo meu trabalhar na Premier League. Trabalhar como treinador do Manchester United, o maior clube do mundo, deixa-me muito orgulho. (…) Este clube tem grandes ambições; eu também tenho grandes ambições. Juntos, tenho a certeza que faremos história”, pode ler-se no site oficial do clube.

“Estou deliciado pelo Louis [van Gaal] ser o nosso próximo treinador. Tem um incrível pedigree como treinador, assim como homem que motiva as suas equipas para ganhar troféus e que acredita em dar oportunidades aos jovens jogadores. Estou seguro que ele deixará uma grande impressão para o clube, jogadores e fãs”, disse Joel Glazer, um dos manda-chuvas do clube.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aos 62 anos, Louis van Gaal vê um dos seus desejos tornar-se realidade. “Adorava treiná-los. Espero ser o escolhido. É o maior clube do mundo e é um grande desafio”, disse a 7 de maio. O holandês têm um vasto currículo: três campeonatos holandeses, Taça Holandesa, Liga dos Campeões, Taça UEFA, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental pelo Ajax; dois campeonatos, Taça do Rei e Supertaça Europeia pelo Barcelona; uma Bundesliga, Taça e Supertaça Alemã pelo Bayern Munique.

Segue-se agora o Campeonato do Mundo no Brasil, onde a Holanda está inserida no Grupo B, juntamente com Espanha, Austrália e Chile. A mudança de Van Gaal para Manchester só acontecerá depois da prova, pelo que poderá ser logo a 23 de junho, se os holandeses caírem na fase de grupos, ou a 13 de julho, caso cheguem à final.

O primeiro desafio do treinador no clube será varrer da memória esta época, que culminou com um sétimo lugar. Renovar a defesa e o meio-campo estará no topo da sua lista. É impossível fazer futurologia, mas uma coisa sabemos: é provável que o  futebol ofensivo e atractivo esteja de regresso ao Teatro dos Sonhos. Afinal, estamos a falar de um holandês…