A “holding” Espírito Santo Financial Group (ESFG), que detém atualmente 27,4% do capital social do Banco Espírito Santo (BES), anunciou, nesta terça-feira, que pretende ficar com cerca de 25% do banco após a operação de aumento de capital.

A decisão foi tornada pública através de um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e significa que, apesar da redução da participação da família Espírito Santo no capital do banco liderado por Ricardo Salgado, a ESFG vai continuar a ser o maior acionista do BES.

Paralelamente, a ESFG revelou que, “devido à redução dos direitos de voto no BES na sequência da dissolução da Bespar e à redução da sua participação na sequência do aumento de capital, é expectável que o Banco de Portugal reveja a necessidade da ESFG permanecer sujeita à supervisão do Banco de Portugal, devido à sua participação no BES”.

Esta informação foi prestada ao mercado num outro comunicado, relacionado com os resultados do primeiro trimestre da ESFG – o prejuízo agravou-se para 37 milhões de euros – no qual a ‘holding’ adiantou que “aguarda a decisão” do supervisor bancário sobre a matéria.

A recente extinção da Bespar fez, para já, com que a ESFG e o Crédit Agricole (o segundo maior acionista do banco) passassem a ter participações diretas no BES (de 27,36% e 20,12%, respetivamente).

Mas, de acordo com as informações prestadas pelos grupos financeiros português e francês, estas participações vão ser reduzidas no âmbito do aumento de capital, o que deixa em aberto alterações importantes a médio prazo na estrutura acionista do BES.

O aumento de capital de até 1.045 milhões de euros do BES arrancou hoje. Na oferta pública de subscrição das novas ações, cada título será vendido a 0,65 euros, sendo os resultados apurados a 11 de junho.

Com a concretização da totalidade do aumento de capital, em que serão emitidas até 1.607 milhões de novas ações, o BES diz que o rácio de capital ‘Common Equity Tier I’ passará de 8% para 9,6%, com a aplicação total das novas regras para a banca.