460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Banco Espírito Santo

Banco Espírito Santo

Morreu o "comandante" Ricciardi, aos 102 anos

António Ricciardi liderou um dos cinco ramos da família Espírito Santo e foi presidente do Conselho Superior do Grupo Espírito Santo. Morreu esta quinta-feira em Cascais.
Banco Espírito Santo

Multas de 4,45 milhões para ex-gestores do BES

A venda de papel comercial da ESI e da Rio Forte aos balcões do BES resultou em coimas de 4,45 milhões para seis ex-gestores. Ricardo Salgado foi sancionado pela CMVM em 2 milhões de euros.
Banco Espírito Santo

José Maria Ricciardi quer criar um "banco novo"

O ex-administrador do BES admite que é uma tarefa difícil criar uma instituição do zero, mas mantém o desejo de deixar um legado à família. E não sabe se o banco terá o nome Espírito Santo.
Ongoing

"É ponto de honra regressar e pagar cada tostão"

Estava no Brasil enquanto a Ongoing caía em Portugal, deixando na insolvência a mãe e o próprio — e dívidas a trabalhadores e à banca. Confissões e remorsos numa grande entrevista a Nuno Vasconcellos.
Novo Banco

Sobrinho sem vontade ou capacidade de ajudar BESA

Carta enviada pelo BESA ao antigo presidente de Angola refere que o antigo líder do banco, Álvaro Sobrinho, não tinha "efetiva vontade ou capacidade" de resolver os problemas criados pela sua gestão.
Operação Marquês

Ricardo Salgado chama tio de 102 anos a tribunal

António Ricciardi foi presidente do conselho superior do GES. Na semana passada, invocando os 77 anos de Salgado e a pandemia de Covid-19, defesa do ex-banqueiro pediu adiamento do julgamento.
Relatório Costa Pinto

Supremo mantém em segredo relatório Costa Pinto

Supremo Tribunal recusa pedido da comissão de inquérito ao Novo Banco de quebra de sigilo profissional. Relatório à atuação do supervisor no BES, cujas conclusões o Observador revelou, fica secreto.
Supervisão Bancária

BdP admitiu limitar financiamento do BES ao BESA

Um dos responsáveis da supervisão do BdP revelou no Tribunal da Concorrência que em 2013 foi ponderado o fim da isenção ao limite de 25% de fundos próprios para financiamento do BES ao BESA.
Novo Banco

Novo Banco "tentou abusar" do mecanismo das perdas

João Freitas, Secretário Geral do Fundo de Resolução e Diretor do Departamento de Resolução do Banco de Portugal, diz que Novo Banco tentou usar abusivamente o mecanismo que compensa pelas perdas.
Novo Banco

"Hacker" Rui Pinto não vai ser ouvido na CPI

O “hacker” Rui Pinto não vai ser chamado à comissão parlamentar de inquérito, depois de uma votação ter dado um empate (8 contra 8), o que anula o requerimento do PAN para ouvir o “hacker”.
Novo Banco

Novo Banco enviou 2 créditos ao Ministério Público

Nelson Martins, ex-diretor de Auditoria Interna do BES/Novo Banco, diz que só a partir de "início de 2014 houve uma consciência forte de que algo de grave se estava a passar" no Novo Banco.
Comentário

"Mário Centeno parece ministro e não Governador"

Ouvido na Comissão de Inquérito ao Novo Banco, o Governador do Banco de Portugal centrou-se na resolução do BES, em 2014, e não na venda do Novo Banco. A análise do editor de Economia, Nuno Vinha.
Novo Banco

Parlamento consegue convocar "devedora" Prebuild

O presidente da Prebuild, João Gama Leão, será ouvido dia 6 na comissão de inquérito às perdas do Novo Banco. O grupo é um dos grandes devedores cujo gestor estava a ser difícil contactar.
Banco de Portugal

6 anos, 5 negas. Relatório era secreto até no BdP

Foi concluído há seis anos. Pedido em todos os inquéritos parlamentares à banca, mas sempre recusado até este ano. O relatório Costa Pinto era "secreto" até dentro do Banco de Portugal.
Relatório Costa Pinto

BES. O relatório secreto do Banco de Portugal

O Observador revela em exclusivo o conteúdo do "Relatório Costa Pinto", escrito pela comissão que apontou as falhas no BES. Documento defende que o Banco de Portugal podia ter feito mais e melhor.
Resolução do BES

Cavaco questionado sobre apoios do BES a campanhas

Proposta do Chega para inquérito envolver financiamento a partidos não passou. Mas Cavaco Silva será questionado, pelo Bloco, sobre eventuais donativos de campanha recebidos de dirigentes do BES/GES.
Novo Banco

Moedas foi "educado" com Salgado, mas não fez nada

PS pressionou ex-secretário de Estado de Passos (e candidato a Lisboa) a clarificar se disse a Salgado em 2014 que o ia ajudar. Moedas explica que foi educado: Não disse não, mas não fez nada.
Resolução do BES

Perguntas sobre BES chegam a Cavaco, 6 anos depois

Audição (por escrito) ao ex-Presidente foi chumbada em 2015 no inquérito ao BES. O que queriam os deputados à esquerda (e o que quer o PS) saber de Cavaco? E o que agora podem perguntar?
Novo Banco

Moedas ouvido no inquérito ao Novo Banco dia 6

Audição a Carlos Moedas, aprovada esta segunda-feira a pedido dos socialistas, foi agendada para dia 6 de abril. Ex-governante de Passos tinha respondido por escrito na comissão de inquérito ao BES.
Novo Banco

Novo Banco. Perdas surpreenderam Fundo

Ex-presidente do Fundo de Resolução revela que havia previsão do Novo Banco ter lucros em 2016. Para o Fundo, o banco estava limpo em 2015, mas depois apareceram "constantes surpresas negativas".
Venda do Novo Banco

O que revelou autor do relatório secreto sobre BES

Dos alertas internos ignorados na hierarquia à inércia de uma atuação que se fosse mais enérgica teria reduzido perdas no BES/Novo Banco. O que deixou de ser segredo na avaliação ao Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Relatório secreto. AR não pode ser buraco negro

O BE vai usar todos os meios disponíveis para que o relatório sobre a atuação do Banco de Portugal no caso BES seja tornado público integralmente. Parlamento "não pode ser visto como buraco negro".
Caso BES

Do BES ao Novo Banco: crime sem castigo

A cereja em cima do bolo está ainda para vir: não se esqueçam de anotar quantos daqueles que enterraram o BES vão ser exactamente os mesmos que irão beneficiar dos fundos comunitários da dita bazuca.
KPMG

KPMG considera injusta condenação no caso BES

Representante da auditora KPMG disse, no Tribunal da Concorrência ter dificuldade em entender a acusação do Banco de Portugal no caso BES/BESA, depois da "interação exemplar" mantida com BdP.
Justiça

Salgado perde recurso no Tribunal da Concorrência

Em causa está um processo em que Salgado foi condenado por prestação de falsas informações ao Banco de Portugal. Mantém-se a multa de 75 mil euros, na semana em que foi acusado de 65 crimes.
BES

Cavaco, Pititi, Matateu e os sacos azuis do GES

O MP acredita que descobriu 4 sacos azuis usados por administradores do GES para pagamentos. Foi de um deles que saiu dinheiro para a campanha de Cavaco e para funcionários que usavam nomes de código.
Ricardo Salgado

Ricardo Salgado. TC mantém coima de 3,7 milhões

Tribunal Constitucional rejeitou segundo recurso de Ricardo Salgado. O ex-líder do BES tem de pagar 3,7 milhões de euros, e não pode exercer cargos em órgãos sociais de instituições financeiras.
Grupo Espírito Santo

Morreu a matriarca da família Espírito Santo

A viúva de Manuel Ricardo Espírito Santo, homem que presidia ao BES durante a revolução, morreu esta quinta-feira, avançou o Eco. Em 2010 era a mulher mais rica de Portugal, com 510 milhões de euros.
Resolução do BES

Liquidatários do BES chamam, mas Salgado não quer 

A comissão liquidatária do BES apresentou requerimento para ouvir Ricardo Salgado, mas o ex-presidente do banco considera o pedido inadmissível.
Carlos Costa

"Estabilidade não é evitar colapso de bancos"

Numa conferência sobre estabilidade financeira, em Lisboa, Carlos Costa sublinha que não está em causa evitar colapso de bancos mas, sim, proteger a economia e a confiança dos depositantes.
Grupo Espírito Santo

Clientes do Espírito Santo no Dubai perdem 630ME 

Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. Cliente perderam todo o dinheiro.
Banco Espírito Santo

Impugnação de créditos termina esta segunda-feira

Foram reconhecidos créditos no valor de 5.057 milhões de euros, pertencentes a 4.955 credores. Podem impugnar os credores que não viram os seus créditos reconhecidos, mas também credores reconhecidos.
Caso BES

KPMG. CMVM acusa auditora do BES (não só por BESA)

Houve falhas no trabalho de supervisão feito pela KPMG sobre o BES até ao colapso do banco, em 2014, defende a CMVM, que considera que os problemas vão muito além do BES Angola.
Banco Espírito Santo

Membros do ex-BESA contestam acusação do BES 

Um acionista e um ex-gestor do Banco Espírito Santo Angola contestaram a acusação do BES às decisões que tomaram numa assembleia-geral em 2014. Acusações resultaram na perda de participação do BES.
Banco Espírito Santo

Relação culpa Salgado pela falência do BES

Ex-líder do BES tinha recorrido de uma decisão do Tribunal de Santarém que o obrigava a pagar multa de 3,7 milhões de euros. Desembargadores mantiveram pena e criticaram Salgado de forma dura.
Novo Banco

Resolução às prestações? Eram as regras em vigor

Carlos Costa explicou que resolução "às prestações" do BES, descrita pelo colega Máximo dos Santos, resultou das regras europeias em 2014 que mudaram. Daí que Novo Banco precise de mais capital.
Grupo Espírito Santo

Luxo, intriga, poder. A casa dos Espírito Santo

Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
Novo Banco

Amigos, mais uma auditoria e a pergunta que fica

Presidente do Novo Banco explicou por que continua o Novo Banco a perder e a pedir mais capital. Problema está lá desde 2014. Há melhorias, mas não pode responder à dúvida: até quando e até que valor?
Resolução do BES

Faltava informação para garantia de Angola ao BES

O Tribunal Administrativo de Lisboa diz ficou provado que "o BES não forneceu ao Banco de Portugal as informações necessárias à elegibilidade da mesma para efeitos prudenciais".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.