Banco Espírito Santo

Banco Espírito Santo

Membros do ex-BESA contestam acusação do BES 

Um acionista e um ex-gestor do Banco Espírito Santo Angola contestaram a acusação do BES às decisões que tomaram numa assembleia-geral em 2014. Acusações resultaram na perda de participação do BES.
Banco Espírito Santo

Relação culpa Salgado pela falência do BES

825
Ex-líder do BES tinha recorrido de uma decisão do Tribunal de Santarém que o obrigava a pagar multa de 3,7 milhões de euros. Desembargadores mantiveram pena e criticaram Salgado de forma dura.
Novo Banco

Resolução às prestações? Eram as regras em vigor

Carlos Costa explicou que resolução "às prestações" do BES, descrita pelo colega Máximo dos Santos, resultou das regras europeias em 2014 que mudaram. Daí que Novo Banco precise de mais capital.
Lesados do BES

A saga da casa que os Espírito Santo querem vender /premium

232
Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
Novo Banco

Amigos, mais uma auditoria e a pergunta que fica

Presidente do Novo Banco explicou por que continua o Novo Banco a perder e a pedir mais capital. Problema está lá desde 2014. Há melhorias, mas não pode responder à dúvida: até quando e até que valor?
Resolução do BES

Faltava informação para garantia de Angola ao BES

O Tribunal Administrativo de Lisboa diz ficou provado que "o BES não forneceu ao Banco de Portugal as informações necessárias à elegibilidade da mesma para efeitos prudenciais".
Ricardo Salgado

Banco de Portugal responde a Salgado

205
Banco de Portugal lembra investigações que fez à gestão do BES desde que o banco colapsou em 2014. E que os três processos concluídos apontam responsabilidades aos antigos gestores do banco.
Resolução do BES

Salgado recusa responsabilidades e culpa o BdP

1.071
Na contestação à falência culposa do chamado BES mau, o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, quer que o processo seja suspenso até o juiz obter mais informações da atuação do supervisor.
Novo Banco

Primo de Salgado vai gerir imóveis do Novo Banco

258
A carteira de cerca de 9.000 imóveis que o Novo Banco vendeu aos americanos Anchorage Capital Group vai ser gerida por duas entidades: a Finsolutia, de Nuno Espírito Santo Silva, e a Hipoges.
Corrupção

Saco azul. Salgado terá recebido 25 mil euros/mês

199
"Ricardo Espírito Santo #REF 25.431 euros". O nome do banqueiro aparece assim numa lista de pagamentos mensais da Espírito Santo Enterprises. Era o valor mais elevado.
Crise no GES

O número da Besta

Vale a pena recordar o que se passou na Assembleia Geral do BES de Março de 2009 e como nela o conselho de administração iludiu os pequenos accionistas com o beneplácito da CMVM. É toda uma lição.
Resolução do BES

Solução para o BES vai custar 10 mil milhões

577
Vítor Bento admite que solução que passou por venda do Novo Banco pode custar 10 mil milhões de euros. E faz a pergunta: o que teria acontecido se o valor tivesse sido adiantado antes da resolução?
Resolução do BES

Grandes fundos pressionam Centeno sobre Novo Banco

108
Fundos de investimento afetados por passagem de dívida para o BES mau escreveram ao novo presidente do Eurogrupo. Avisam Mário Centeno que não esqueceram os erros passados de Portugal.
Lesados do BES

Lesados do BES protestam em Gaia

Os lesados do papel comercial do Banco Espírito Santo voltam aos protestos, desta vez em Gaia. O fundo que vai pagar as indemnizações já está a ser constituído e vai ser gerido pela Patris.
Resolução do BES

BES. "Não se pode desculpar quem atuou mal"

142
A coordenadora do Bloco, Catarina Martins, admite que o Banco de Portugal não esteve bem no caso BES, mas rejeita discurso de Ricardo Salgado e diz que "não se pode desculpar quem atuou mal".
Ricardo Salgado

"Qualquer outro Governo teria evitado" fim do BES

703
Ricardo Salgado volta a culpar o Banco de Portugal e Passos Coelho pelo colapso do BES. E diz, em entrevista ao Dinheiro Vivo, que qualquer outro governo teria evitado o colapso do banco.
UTAO

Resolução do BES pode custar 633 milhões ao Estado

358
A última alteração às condições do empréstimo ao Fundo de Resolução, que os bancos são responsáveis por pagar, pode vir a custar ao Estado mais de 600 milhões de euros, diz a UTAO.
Resolução do BES

BES em liquidação com buraco de 5.600 milhões

O Banco Espírito Santo, que ficou com os ativos maus do BES, tinha um "buraco" de 5.600 milhões quando entrou em liquidação em julho de 2016. É a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos.
Crise no GES

GES. 'Saco azul' movimentou 3,2 mil milhões

882
MP afirma em documento inédito que sociedade offshore suspeita de ter pago 'luvas' a políticos e empresários foi financiada pelos clientes do Banco Espírito Santo e do GES através de compra de dívida.
Novo Banco

Governo deu "perdão" à banca sem fazer as contas?

Fundo de Resolução (que é público mas pago pelos bancos) está a fazer mais cálculos sobre a extensão dos prazos do empréstimo. Presidente confirma que havia outras formas de resolver o problema.
Banco Espírito Santo

O famoso contabilista do BES explica as contas

341
O antigo contabilista da Espírito Santo International assumiu em tribunal, esta quinta-feira, a omissão de 1,3 mil milhões de euros de dívida para evitar a queda do Grupo Espírito Santo.
Resolução do BES

Idoneidade, fugas de informação e desafio inédito

O governador foi questionado durante quase sete horas. Foi uma espécie de comissão de inquérito feita num só dia. O que disse Carlos Costa de novo sobre a resolução do BES?
Resolução do BES

Montepio. "Estamos no bom caminho" - como aconteceu

Ao fim de horas de audição sobre resolução do BES, surge uma pergunta sobre o Montepio. Carlos Costa diz que tudo está a ser feito para assegurar a estabilidade financeira e "estamos no bom caminho."
Resolução do BES

BES. Carlos Costa volta a explicar resolução hoje

O governador do Banco de Portugal Carlos Costa vai ser ouvido esta quinta-feira na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, em duas audições relacionadas com o caso do BES e a sua resolução.
Resolução do BES

Bancos vão ter mais 30 anos para pagar BES e Banif

107
Os empréstimos concedidos pelo Estado ao Fundo de Resolução, para financiar as resoluções de BES e Banif, podem ser pagos até 2046, em nome da estabilidade financeira da banca nacional.
Lesados do BES

PSD contra solução que põe "contribuintes a pagar"

395
O PSD reagiu à solução apresentada por António Costa para os lesados do BES considerando-a um "mau compromisso" se passar por pôr todos os contribuintes a pagar.
Resolução do BES

BES. Estado pode só receber empréstimo em 2017

Financiamento de 3900 milhões concedido pelo Estado ao Fundo de Resolução para "salvar" o Banco Espírito Santo foi prolongado por mais um ano, até final de 2017. Fundo vai pagar juros mais baixos.
Crise no GES

Resolução do BES. Indícios de fuga de informação

628
Investigação da CMVM detetou indícios de fuga de informação de atos de preparação da resolução do Banco Espírito Santo em 2014, Grandes investidores fizeram vendas intensivas de ações do BES.
Resolução do BES

BES vai entrar em liquidação até 3 de agosto

Instituição que ficou com os ativos de má qualidade do antigo Banco Espírito Santo está em contrarrelógio para entrar em liquidação. Só depois é que credores podem ser compensados pela resolução.
Resolução do BES

BES. Credores devem recuperar 32%, mas vai demorar

Auditoria diz que credores comuns conseguiriam recuperar 31,7% dos créditos se Banco Espírito Santo tivesse ido para liquidação em vez de resolução. Têm direito a compensação, mas podem esperar anos.
Resolução do BES

Credores do BES devem ter direito a compensação

Os credores do Banco Espírito Santo devem ter perdido mais na resolução do que num cenário de liquidação do banco, o que dá direito a compensação do Fundo de Resolução. Mas podem ter de esperar anos.
BES

"Buraco" no BES já é superior a cinco mil milhões

189
Situação líquida negativa do Banco Espírito Santo mais do que duplicou em 2015 para 5.287 milhões de euros. A principal causa foi a transferência das obrigações sénior imposta pelo Banco de Portugal.
Novo Banco

Perdas na dívida. Supervisor era contra em 2013

Ao estudar cenários no Banif, Banco de Portugal afastou a imposição de perdas a credores séniores porque iria prejudicar financiamento da banca portuguesa, mas acabou por usar a medida no Novo Banco.
Novo Banco

Novo Banco, velhos prejuízos. Mais 600 milhões

103
"Diário Económico" diz que o Novo Banco terá prejuízos entre 600 e 700 milhões de euros em 2015, resultado direto das imparidades com créditos "herdados" do Banco Espírito Santo.
Crise no GES

Lesados do BES protestam hoje em Lisboa

Os lesados do BES realizam hoje um novo protesto em Lisboa e vão percorrer as agências dos bancos espanhóis apontados como potenciais compradores do Novo Banco.
Resolução do BES

BES. Ações expulsas da bolsa um ano e meio depois

Depois de sucessivas suspensões de negociação, CMVM decidiu excluir a negociação de títulos do BES. Últimas contas aprovadas do Banco Espírito Santo revelam "buraco" de 2.679 milhões.
Novo Banco

Simon Johnson: BES serve de lição aos investidores

Académico e antigo economista chefe do FMI, Simon Johnson defende que perdas impostas aos detentores de dívida do BES devem servir de lição aos investidores em dívida dos bancos.
Novo Banco

BCE. Foi o Banco de Portugal a decidir Novo Banco

325
Em resposta à agência Bloomberg, o Banco Central Europeu remete toda a responsabilidade pela decisão que penalizou os detentores de divida sénior do Novo Banco para o Banco de Portugal.
Novo Banco

Novo Banco. Governo mostrou preocupação ao BdP

Segundo a Bloomberg, o secretário de Estado do Tesouro revelou, em reunião com investidores, que o governo mostrou preocupação ao Banco de Portugal pela passagem de dívida do Novo Banco para o BES.
Novo Banco

Dívida do Novo Banco. As dúvidas da Fitch

Decisão do BdP de transferir 1.900 milhões de euros de dívida sénior do Novo Banco para o BES levanta interrogações sobre futuras resoluções e poderá colocar em sobressalto os investidores.
Fundo de Resolução

Fundo de Resolução. Bancos vão pagar mais 33%

As contribuições periódicas para o fundo de intervenção nos bancos foram agravadas em um terço em 2016 para assumir os custos e perdas com a resolução do BES e criação do Novo Banco.
Novo Banco

Comprador do Novo Banco fica com créditos fiscais

Quem comprar o banco deve conservar os créditos fiscais relativos a prejuízos passados e que poderão abater em lucros futuros. Esta é a proposta do Banco de Portugal, segundo o Expresso.
CMVM

BES com prejuízo de 9,2 mil milhões de euros

O BES apresenta um “buraco” nas contas superior a 2,6 mil milhões de euros. Este valor corresponde à diferença entre os ativos e os passivos no banco liderado por Máximo dos Santos.
Resolução do BES

Novo Banco. Contribuição extra dos bancos é remota

Banco de Portugal diz que criação de uma contribuição extraordinária dos bancos para o Fundo de Resolução por causa do Novo Banco é remota. Fatura total sobe para 6300 milhões após testes de stress.
Crise no GES

Uma das cauções de Salgado reduzida a metade

A caução de Salgado relativa ao Caso Monte Branco foi reduzida de três para 1,5 milhões de euros. Para sair em liberdade, o ex-presidente do BES terá mesmo assim de pagar mais 1,5 milhões de euros.
Operação Furacão

Saiba quem pagou para não ser acusado

467
Farmacêuticas, imobiliárias, construtoras, tabaqueiras ou químicas. Poucos sectores escaparam ao útimo caso da Operação Furacão, que já recuperou mais de 160 milhões em impostos em falta.
Operação Furacão

Furacão. Sociedade do GES acusada de fraude fiscal

663
Mais de dez anos depois da eclosão o caso Furacão aproxima-se do final. A ESGSER, uma sociedade do Grupo Espírito Santo, está no centro da última acusação por fraude fiscal qualificada.
Novo Banco

Documento da UE admite custos para contribuintes

Documento divulgado pela Direção de Economia e Finanças da Comissão Europeia adverte para o risco de os contribuintes virem a suportar eventuais perdas do Novo Banco, contrariando tese do governo.
Dívida Pública

Adiar Novo Banco complica financiamento do Estado

Adiamento da venda do Novo Banco complica as contas do financiamento do Estado que estava a contar com o reembolso do empréstimo de 3900 milhões este ano. E pode obrigar a emitir mais dívida.
Lesados do BES

Lesados denunciam resolução do BES a líderes da UE

A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial do BES enviou uma comunicação para "todos os líderes europeus" denunciando a resolução do Banco Espírito Santo
Crise no GES

"Lesados" do BES voltam a manifestar-se em Lisboa

Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial do BES (AIEPC) vai promover hoje uma manifestação, que se inicia na sede do Novo Banco, e que passará pelo Banco de Portugal.
Resolução do BES

BES. Credores só conhecem perdas no final do ano

O estudo que vai avaliar se a resolução do Banco Espírito Santo foi melhor para os credores do que a liquidação está a ser feito pela Deloitte. Banco de Portugal quer resultados até final do ano.
Banco Espírito Santo

Emigrantes vão para tribunal pedir nulidade das aplicações

Centenas de emigrantes com produtos financeiros do BES querem nulidade das aplicações e indemnizações. A decisão foi tomada numa reunião esta terça-feira.
Novo Banco

Chineses caem. Carlos Costa vira-se para a Apollo

Não foi alcançado um acordo com os chineses da Anbang para a venda do Novo Banco e o Banco de Portugal vira-se, agora, para a Apollo.
Banco Espírito Santo

BES não tem condições para apresentar contas

O Banco Espírito Santo, SA (BES) informou que não tem condições para apresentar as contas do primeiro semestre deste ano dentro do prazo legal.
Novo Banco

Novo Banco. Se a Anbang falhar, o prazo desliza

Negociações até ao fim. Mas o deadline desta segunda-feira para a venda do Novo Banco só vale para chegar a acordo com a Anbang. Se a bola passar para outros candidatos, o prazo estica outra vez.
Lesados do BES

Proposta a clientes. CMVM pede tempo ao Novo Banco

Supervisor da bolsa pede ao Novo Banco que explique melhor a solução proposta para quem investiu em ações preferenciais e que dê tempo aos clientes para decidirem e mudarem de opinião.
Novo Banco

BES/NB. Conta com assessorias vai em 20 milhões

412
Entre consultores financeiros e assessorias jurídicas, o Banco de Portugal já adjudicou sete contratos por ajuste direto por causa da resolução do BES e da venda do Novo Banco.
Dívida Pública

Governo conta com Novo Banco para financiar Estado

Necessidades de financiamento do Estado já atingiram valor previsto para todo o ano. Governo conta receber empréstimo de 3900 milhões ao Novo Banco e espera venda o mais depressa possível.
Novo Banco

Apollo sobe oferta para compra do Novo Banco

O Banco de Portugal tinha prolongado o período de entrega das ofertas finais até à última sexta- feira. Apenas a Apollo apresentou uma nova proposta revista. Mas continua a não ser a mais alta.
Resolução do BES

Novo Banco. Só um concorrente melhorou oferta

Banco de Portugal confirma que recebeu três propostas. Mas apenas uma foi "revista". As outras duas foram objeto de clarificação. Supervisor deixa venda do Novo Banco em aberto.
Resolução do BES

BES. Pensões dos ex-gestores pesam 13,5 milhões 

O BES continua a ter de contribuir para fundo de pensões dos seus ex-gestores, incluindo Ricardo Salgado. O défice de financiamento por parte do BES atingia 13,5 milhões de euros, agravando o buraco.
Crise no GES

BES. Buraco é de 2,4 mil milhões mas pode crescer

180
O buraco que ficou no "banco mau" (Banco Espírito Santo) é de mais de 2,4 mil milhões de euros, mas pode subir com reclamações de clientes. O prejuízo pós resolução atingiu quase 9 mil milhões.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)