O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, autorizou oficialmente a afetação do antigo cinema Londres, em Lisboa, para outra atividade sem ser cinematográfica.

O cinema Londres está encerrado há mais de um ano e os proprietários fizeram um contrato com comerciantes para a abertura de uma loja, tendo pedido a desafetação da atividade do espaço (que é obrigatória por lei) a 17 de fevereiro.

Quase quatro meses depois do pedido, a secretaria de Estado da Cultura autorizou que o antigo cinema Londres possa acolher qualquer outra atividade que não a exibição de cinema, tendo em conta que a “oferta cinematográfica à população residente está assegurada através de outras salas de cinema existentes naquela zona da cidade”.

Ainda assim, a tutela ressalva que esta autorização “não impede que o recinto possa vir a ser utilizado para fins culturais”.

Esta autorização também acontece depois de ter expirado o prazo de um mês, dado pela tutela, para que os proprietários do cinema Londres, os arrendatários e os movimentos de comerciantes e MaisLisboa chegassem a consenso quanto ao futuro do espaço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É que tanto o movimento de comerciantes do bairro como o movimento MaisLisboa propuseram um modelo de gestão do antigo cinema Londres que preservava a vertente cinematográfica, coabitando-a com atividades comerciais e culturais, alegando que não queriam que se transformasse numa “loja de chineses”.

“Apesar de todos os esforços desenvolvidos (…) não foi possível obter, até à data, a materialização de qualquer investimento que levasse a cabo a exploração do espaço, mantendo-o como recinto de cinema”, afirma a secretaria de Estado.

E acrescenta: “Não há, até ao momento, conhecimento de qualquer proposta, investimento ou apoio concreto da Freguesia do Areeiro e/ou do Município de Lisboa nesta matéria”.

Citando dados estatísticos do Instituto do Cinema e Audiovisual, a tutela sustenta ainda que o cinema Londres registou uma “diminuição acentuada e progressiva” de espetadores na última década. Em 2004, pelo cinema passaram 97.877 espetadores e em 2012 registaram-se 29.932.

Em 2013, ano de encerramento depois da exibidora Socorama ter aberto falência, registaram-se apenas 4.579 espetadores.

Tendo sido um das últimas salas de exibição, em Lisboa, fora de centros comerciais, o cinema Londres foi inaugurado a 30 de janeiro de 1972, com uma área de mais de mil metros quadrados, que incluiu uma zona de restauração.