As negociações entre a Rússia e a Ucrânia para tentar resolver o diferendo sobre o fornecimento de gás, que poderá afetar a Europa, terminaram neste domingo sem qualquer acordo, disse fonte oficial do governo ucraniano. “As conversações terminaram sem resultados. Não se sabe quando é que haverá novas negociações”, disse a mesma fonte, citada pela agência France Press.

A companhia Gazprom, maior empresa da Rússia e maior exportadora de gás natural do mundo, tinha fixado a próxima segunda-feira como data limite para o reembolso da dívida acumulada pela Ucrânia, ameaçando cortar a distribuição de gás russo àquele país.

A Ucrânia recebe metade dos seus abastecimentos de gás da Rússia e transporta 15 por cento do gás consumido na Europa. Moscovo praticamente duplicou o preço que cobrava a Kiev na sequência da deposição do anterior Presidente ucraniano, Viktor Ianukovich, apoiado pelo Kremlin.

A Ucrânia afirmou este sábado, antes da ronda urgente de negociações, que estava preparada para pagar 1,95 mil milhões de dólares (1,45 mil milhões de euros) na segunda-feira de manhã se a Rússia concordasse em cortar o preço de 485,50 dólares para 326 dólares por mil metros cúbicos de gás. Moscovo reclama, no entanto, um preço de 385 dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR