Vinte e duas pessoas morreram na segunda-feira em confrontos entre militares e indivíduos armados no Estado do México, no centro do país, segundo um comunicado do Ministério da Defesa.

Os confrontos tiveram lugar no município de Tlatlaya, a 40 quilómetros a sudoeste da cidade do México – junto aos estados de Michoacán e de Guerrero, onde o narcotráfico tem aumentado -, depois de militares terem localizado um armazém “guardado por homens armados que abriram fogo ao darem-se conta da presença das tropas, desencadeando uma reposta ao ataque”, informa o comunicado.

Há registo de uma mulher entre as 22 vítimas mortais. Um militar que ficou ferido nos confrontos encontra-se em “situação estável”.

Mais de 90.000 pessoas morreram no México no âmbito de ações de violência relacionadas com o tráfico de droga desde o lançamento pelo Estado mexicano de uma ofensiva armada contra os narcotraficantes, em 2007.

O estado de Michoacán atingiu este maio o maior número de homicídios desde 1998. Depois de o governo central ter tentado uma aliança com grupos locais de autodefesa que levaram a este aumento de violência, na sexta-feira passada o líder do maior desses grupos foi detido e o presidente mexicano Enrique Peña Nieto nomeou um novo comissário com vista ao esmagamento dos grupos de tráfico de droga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR