Desde abril de 2008 até agora, o Estado pagou cerca de 40 milhões de euros em subsídios à mobilidade a cidadãos madeirenses. Para as viagens entre o continente e a Madeira, o Estado criou em 2008 o subsídio social à mobilidade, que comparticipa os bilhetes de avião entre 30 a 60 euros.

No total, de acordo com dados do Ministério das Finanças, “entre abril de 2008 até hoje, o Estado efetuou aos passageiros beneficiários do subsídio social de mobilidade, um pagamento próximo de 40 milhões de euros”.

Por ano, beneficiam deste apoio cerca de 250 mil passageiros, a esmagadora maioria residentes, 99%, e os restantes são estudantes ou residentes equiparados. E metade das viagens (50%) são feitas pelas mesmas pessoas (25% dos passageiros realizam 50% da viagens).

Este subsídio serve de apoio aos madeirenses para realizarem viagens entre o continente e o Funchal e não para viagens inter-ilhas. De acordo com a resposta que as Finança deram ao Bloco de Esquerda, estes apoios são dados sobretudo para viagens na classe económica, até 180 euros por bilhete.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR