Seis concelhos dos distritos de Faro, Santarém e Castelo Branco apresentam esta segunda-feira risco muito elevado de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

De acordo com o IPMA, os concelhos de Monchique, Loulé e Alcoutim (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco) estão esta segunda-feira sob risco elevado de incêndio.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Santarém, Castelo Branco, Setúbal, Portalegre e Bragança em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no domingo 5 incêndios, que foram combatidos por 45 operacionais, com o auxílio de 12 veículos.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e no barlavento algarvio durante a tarde, e temporariamente nas terras altas.

Está também prevista a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, descida da temperatura mínima, em especial nas regiões norte e centro e subida da temperatura máxima nas regiões do interior centro e sul.

Nos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado com boas abertas para a tarde, aguaceiros fracos e dispersos e vento fraco.

Para a Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e durante a manhã e vento fraco a moderado de noroeste, rodando gradualmente para nordeste, tornando-se moderado a forte nas terras altas a partir do meio da tarde.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Bragança e em Angra do Heroísmo prevê-se uma máxima de 24 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo, Viseu e Sagres 21, Faro e Évora 29, Beja e Castelo Branco 28, Guarda 20, Funchal, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 25.