Pelo menos quatro soldados da NATO foram mortos no nordeste do Afeganistão num atentado suicida que matou pelo menos 16 pessoas , avançou esta terça-feira a BBC.

O ataque aconteceu nos arredores da base aérea de Bagram, a maior base militar norte-americana no Afeganistão. Segundo a BBC, entre as outras vítimas estão 10 civis e dois agentes da polícia.

Estas mortes surgem na sequência da tensão que se vive no país desde que foram conhecidos os resultados eleitorais.

Ashraf Ghani venceu as presidenciais afegãs com 56,4% dos votos, segundo os resultados preliminares divulgados segunda-feira, os quais são contestados pelo candidato presidencial derrotado, Abdullah Abdullah, que obteve 43,5%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Abdullah, vencedor da primeira volta, já tinha acusado os apoiantes de Ghani de fraudes “numa escala industrial” e afirmado que iria recusar os resultados “ilegítimos”, enquanto o seu adversário considera ter vencido de forma justa o escrutínio.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, advertiu que qualquer tentativa ilegal de tomada do poder no Afeganistão ameaça a ajuda que os Estados Unidos e a comunidade internacional facultam ao país.

“Qualquer ação que vise a tomada de poder através de meios extralegais vai custar ao Afeganistão o apoio ao nível financeiro e de segurança dado pelos Estados Unidos e pela comunidade internacional”, afirmou John Kerry, manifestando “profunda preocupação” relativamente às informações de um eventual governo ‘paralelo’.

Depois da divulgação dos resultados preliminares, os resultados oficiais deverão ser anunciados volvido o prazo para a apresentação de queixas, que termina a 24 de julho.