O ministro das Comunicações brasileiro afirmou na segunda-feira à noite que a situação da Portugal Telecom (PT) poderá levar o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) a rever a sua posição como parceiro da operadora portuguesa. Em causa, refere a notícia citada pela agência financeira Bloomberg, está o reembolso de 847 milhões de euros de dívida da Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), à PT, cujo prazo termina hoje.

O BES detém uma participação de 10,05% no capital da PT. “Eu já vi o BNDES a dizer que, com certeza, quer rediscutir os termos da fusão [da PT com a brasileira Oi, cujo processo está a decorrer]”, afirmou o ministro Paulo Bernardo, à saída da apresentação do balanço do Governo sobre a realização do Campeonato do Mundo de Futebol, que este ano decorreu no Brasil, citado pela Bloomberg. A BNDESPar, braço das participações em empresas do banco estatal brasileiro, é um dos acionistas da fusão entre as duas operadoras.

O ministro considerou baixa as hipóteses de o BNDES sair da fusão, mas indicou que o Governo está à espera de uma explicação da operação de financiamento da empresa do Grupo Espírito Santo. “As notícias que saíram na imprensa são ruins. O BNDES está a acompanhar isso e, com certeza, vamos ter informações mais detalhadas [posteriormente]. Estamos a tentar saber o que foi feito e o que podemos fazer”, acrescentou o ministro das Comunicações. “O BNDES é parte dessa fusão. Ele financia e tem ações da empresa”, disse, acrescentando que primeiro a instituição vai procurar obter mais informação “para saber o que fazer”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR