455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Rio Forte

Oi

Lesados da PT/Oi avançam para tribunal

A Associação de lesados da PT/Oi vai avançar com uma ação judicial contra os bancos que venderam obrigações e não informaram os clientes. A associação representa 400 pessoas.
Crédito

GES e Rio Forte. Mais tempo para reclamar créditos

O prazo para a reclamação de créditos na Espírito Santo e Rio Forte, duas das empresas do Grupo Espírito Santo, foi prolongado até 30 de setembro, informaram as companhias.
Crise no GES

Antiga PT processa Granadeiro, Morais Pires e Pacheco

Pharol coloca primeira ação de responsabilidade e pede indemnização a ex-gestores por perdas que resultem do investimento de 897 milhões de euros feito na Rioforte.
Crise no GES

Pharol vai pedir indemnização a ex-gestores da PT

A assembleia geral da ex-PT SGPS (Pharol) aprovou a proposta para avançar com ações de responsabilidade contra os ex-administradores da PT. Pedidos de indemnização seguem em seis meses.
Crise no GES

CMVM tem propostas para resolver papel comercial

Carlos Tavares vai esta terça-feira ao Parlamento explicar o ponto de situação dos investimentos feitos por clientes do BES em produtos do Grupo Espírito Santo e deverá propor soluções.
Pharol

Como a Pharol se vende aos acionistas

A sucessora da PT SGPS foi a Madrid fazer um road-show junto de investidores. 80 milhões de euros na tesouraria e corte nos custos, são apostas. Pharol não sabe ainda o que pode recuperar na Rioforte.
Crise no GES

Acionistas decidem ações contra ex-gestores da PT

A nova gestão da Pharol, antiga PT SGPS, convocou uma assembleia-geral extraordinária para decidir se avança com processos contra ex-gestores implicados no investimento na Rioforte.
Crise no GES

Luxemburgo trava venda da Comporta

Os gestores da liquidação da Rioforte comunicaram a decisão de suspender a venda da Herdade da Comporta e do fundo de investimento depois do arresto de bens em Portugal.
Futuro da PT

A última assembleia da PT que durou 20 anos

Os acionistas despediram-se da PT (SGPS) na assembleia geral menos participada da última década. Estava presente apenas 37% do capital que aprovou a mudança de nome para PHarol.
Crise no GES

GES. PT quer processar ex-gestores

A PT SGPS está a estudar uma ação judicial contra ex-gestores devido a investimentos ruinosos no Grupo Espírito Santo. A empresa decidiu já processar a Deloitte, auditor das contas até 2013.
Crise no GES

Hotéis Tivoli. Credores votam venda ao Minor Group

Para o gestão da empresa do GES, a alternativa à venda da empresa ao grupo tailandês é a insolvência. Plano prevê perdão parcial de dívida, mas promete manter os mil postos de trabalho.
Prémios e Galardões

No pior ano, PT pagou prémios mais altos da bolsa

A PT SGPS pagou cerca de 14,3 milhões de euros em salários, prémios passados e compensações a gestores em 2014. Bónus da venda da Vivo inflacionaram gastos. Buraco do GES travou mais 15,3 milhões
Crise no GES

PT recusa pagar 15,3 milhões a Bava e Granadeiro

Em causa estão prémios de gestão de 2011 a 2013, Pacheco de Melo incluído, e compensações pela saída de 5,7 milhões para Zeinal Bava e de 3,5 milhões para Granadeiro. Por causa da Rioforte.
Comissão de Inquérito BES

GES. Fica por contar a origem da espiral da dívida

Prejuízos de 5,3 mil milhões, dívida superior a oito mil milhões e fatura anual de 400 milhões em juros, são os números negros do Grupo Espírito Santo. A história por trás da espiral ficou por contar.
Crise no GES

Venda da Comporta divide família Espírito Santo

Um grupo de nove accionistas minoritários da Herdade da Comporta, detida pela família Espírito Santo, acusam a atual gestão de paralisar o projeto. Mas já há interessados na compra da sociedade.
BES

Queiroz perde 700 mil no banco do GES no Dubai

Ex-seleccionador nacional disse ao Correio da Manhã que um gestor do ES Bankers terá aplicado as suas poupanças em papel comercial da Rioforte, sem a sua autorização.
PT SGPS

Pacheco de Melo sai da administração da PT SGPS

O ex-administrador financeiro da PT SGPS, Luís Pacheco de Melo, renunciou ao cargo de administrador, segundo um comunicado divulgado esta noite no site da CMVM.
Comissão de Inquérito BES

GES sabia do risco de default quando PT reinvestiu

Memorando enviado a gestores da Rioforte e ESI manifestava preocupação sobre o cumprimento do reembolso de dívida da Rioforte. A data é 29 de março de 2014, PT renovou aplicação em meados de abril.
BES

Plano Salgado para salvar GES funcionava no papel

Plano de reestruturação da área não financeira do Espírito Santo foi posto à prova pela PwC. Tinha altos riscos de execução e foram impostas perdas, mas o GES parecia ser viável em 2023, no papel.
Comissão de Inquérito BES

PT/GES. Zeinal investiu, Granadeiro renovou

Ex-gestor financeiro da PT devolve a Granadeiro a responsabilidade sobre aplicações na Rioforte ao validar a transferência de 750 milhões da ESI e a renovação. Mas foi Bava a dar ordem para investir.
Comissão de Inquérito BES

Zeinal Bava sabia da Rioforte, acredita Granadeiro

Henrique Granadeiro está convencido de que Zeinal Bava sabia dos empréstimos feitos à Rioforte. O ex-presidente da PT assume responsabilidades, mas sente-se injustiçado. Foi o BES que fez cair a PT.
Comissão de Inquérito BES

Inquérito. Bava sem memória de aplicações no GES

Em 14 anos Zeinal passou por quase todas as empresas da Portugal Telecom. Zeinal Bava sabe muito, mas revelou pouco. Invocou não ter memória ou já não ser responsável quando a PT investiu na Rioforte.
Comissão de Inquérito BES

Partidos levam Zeinal Bava de volta ao tempo de Sócrates

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi, vai quebrar o silêncio sobre a relação da operadora com o BES e GES e o investimento ruinoso na Rioforte. Mas há partidos que querem ir ao tempo de Sócrates.
Comissão de Inquérito BES

Rioforte financiou aumento de capital do BES

Ex-gestor da Rioforte revela que a holding financiou a acionista, a ESI, nos aumentos de capital do BES e ESFG. Financiamento da Portugal Telecom à Rioforte foi parar à Espírito Santo Internacional.
Comissão de Inquérito BES

Inquérito ao BES chama Zeinal e Granadeiro

A audição de Zeinal Bava está marcada para o dia 26 de fevereiro. Granadeiro ficou agendado para 4 de março. A comissão de inquérito ao BES quer analisar o investimento de 900 milhões da PT no GES.
Futuro da PT

PT pagou prémios de 9,6 milhões a gestores em 2014

A PT pagou prémios de gestão de 9,58 milhões de euros antes de se conhecer o buraco na Rioforte. Bónus são relativos aos anos de 2010 e de 2013. Empresa já decidiu não pagar mais prémios.
Hotelaria

Hotéis Tivoli estão em pré-falência

A cadeia de hotéis Tivoli já deu entrada no Tribunal do Comércio de Lisboa com um pedido para iniciar um Processo Especial de Revitalização. Mais de 800 credores aguardam novidades, noticia o DN.
Comissão de Inquérito BES

Manuel Espírito Santo diz que não recebeu comissão

Representante do ramo Moniz Galvão no BES diz que não recebeu dinheiro dos submarinos, mas sim "uma retribuição extraordinária" em 2004 devido às avultadas receitas do grupo em 2004.
Futuro da PT

Granadeiro defende, agora, fim da fusão da PT com a Oi

O ex-presidente da PT, em carta enviada à assembleia-geral da PT e à CMVM, diz ainda que Zeinal Bava sabia dos investimentos na Rioforte. E admite que a fusão não se concretize.
Futuro da PT

Oi pede esclarecimentos a Zeinal Bava

Empresa brasileira diz que vai pedir esclarecimentos ao ex-presidente da PT sobre o conteúdo do relatório de auditoria da PwC.
Futuro da PT

Auditoria à PT. Só Salgado não respondeu

PwC ouviu Granadeiro, Bava, Mora, Morais Pires e Joaquim Goes, entre outros. Só não conseguiu entrevistar Salgado. Ex-líder do BES omitiu informação sobre Rioforte quando pediu a PT para investir.
Crise no GES

Auditoria à PT implica Bava no caso Rioforte

Zeinal Bava sabia dos empréstimos que foram feitos à Rioforte e terá combinado as operações com Ricardo Salgado e Henrique Granadeiro. A acusação de Morais Pires surge na auditora da PwC.
Futuro da PT

PT não queria ver nomes na auditoria da PwC

A PT SGPS pediu à consultora PwC que ocultasse, na versão final da auditoria às relações com o GES, os nomes dos antigos e atuais administradores com responsabilidades nos empréstimos.
Comissão de Inquérito BES

GES. Tesoureiro não decidia, cumpria ordens

Segundo José Castella, tesoureiro da holding do GES, o aumento da exposição do BES a grupo, à revelia do Banco de Portugal a partir de maio, devia ser transitório até à entrada de novos investidores
Explica-me

Explica-me: porquê as buscas na PT?

A PJ está a investigar quem na PT investiu 900 milhões de euros na Rio Forte.
Comissão de Inquérito BES

Rioforte.PT investe em fevereiro e renova em abril

João Rodrigues Pena, ex-presidente da Rioforte, defende que a PT não teria renovado o investimento de 897 milhões de euros em abril se não houvesse conforto na operação. Siga aqui a audição.
Futuro da PT

Buscas procuram auditoria a negócio da Rioforte

Elementos da Polícia Judiciária estão nas instalações da PT por causa de negócio da Rioforte. Ministério Público suspeita de burla qualificada. Buscas visam obter auditoria que CMVM pediu em setembro.
Futuro da PT

PT SGPS com opção para comprar 20% da PT Portugal

PT SGPS poderá garantir junto dos franceses da Altice uma opção para comprar 20% da Portugal Telecom. Segundo o Expresso este investimento seria financiado com venda de ações da Oi.
Futuro da PT

PT aponta riscos da venda da PT Portugal

A gestão da PT SGPS não pode tomar partido em relação à oferta de compra da PT Portugal. Mas deixa vários alertas aos acionistas para os riscos de aceitarem a proposta dos parceiros brasileiros da Oi.
Comissão de Inquérito BES

Prenda a Salgado: "Não acho normal"

Manuel Fernando Espírito Santo admite que não acha normal prenda a Ricardo Salgado.O membro do conselho superior do GES confirma que recebeu compensação extraordinária pelo contrato dos submarinos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.