O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, inicia esta quinta-feira uma visita de cinco dias ao Brasil, no decurso da qual reunir-se-á na sexta-feira, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff.

De acordo com fontes comunitárias, no encontro com Rousseff, que terá lugar no Palácio do Planalto, os dois presidentes vão discutir as relações entre União Europeia e Brasil e também as negociações do Acordo de Associação entre a UE e o Mercosul.

Esta é a segunda vez que Durão Barroso e Dilma Roussef se encontram este ano, depois de terem participado, em fevereiro, na 7.ª Cimeira UE-Brasil, marcada pelo compromisso de reforçar os laços económicos e comerciais entre as duas partes.

Ainda na capital brasileira, Durão Barroso será distinguido com o título de doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília, pela sua “atuação na redemocratização de Portugal e papel de destaque nas relações internacionais”, destacando a instituição universitária o seu papel na “autodeterminação do Timor-Leste e no processo de paz em Angola”, além do trabalho desenvolvido nos últimos 10 anos à frente da Comissão Europeia.

Já no Rio de Janeiro, o presidente do executivo comunitário tem encontros previstos com o governador Luiz Fernando de Souza, com o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e com a comunidade empresarial, participando num seminário sobre a “União Europeia e Brasil no atual cenário internacional”.