O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse esta quinta feira que só uma “pequena parte” dos cerca de mil milhões de euros disponíveis no próximo quadro europeu para infraestruturas de transporte é que serão aplicados em estradas.

“Estradas e estritamente relacionadas com a competitividade e internacionalização, como acessos a parques industriais”, disse Miguel Poiares Maduro, em Penacova, à margem da inauguração das obras de requalificação de uma estrada municipal.

“No âmbito de 25 mil milhões de euros [o valor estimado do próximo quadro comunitário de apoio] a prioridade, seguramente, em termos de distribuição de fundos não é infraestruturas, não é betão”, sustentou.

No entanto, o governante disse que o acordo com a União Europeia pressupõe, ainda, algum investimento em infraestruturas, como a ferrovia, escolas e outras e que Portugal “não vai passar do oito ao 80”, de uma lógica de “apostar tudo em betão e infraestruturas, passar a não apostar nada nessas áreas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Mas não são essas as prioridades. E o país todo tem de se mobilizar por detrás daquela que é a nossa grande prioridade: transformar a nossa economia para termos uma economia competitiva”, defendeu.

Miguel Poiares Maduro presidiu esta quinta feira, no Dia do Município de Penacova, à cerimónia de inauguração das obras de requalificação de uma via municipal – cerca de seis quilómetros repavimentados que ligam as povoações de Aveleira, Roxo e Carapinheira da Serra, – a segunda inauguração de estradas a que preside desde que entrou há um ano para o Governo.

Questionado pela agência Lusa sobre quando abrirá ao tráfego automóvel o nó de Soure na autoestrada do Norte, entre Pombal e Condeixa-a-Nova, pronto há cerca de sete meses, Poiares Maduro remeteu a questão para a secretaria de Estado dos Transportes.

“Essa não é uma matéria que é da minha tutela, terá de perguntar ao secretário de Estado dos Transportes. Como é óbvio, não conheço esse tipo de detalhes, não vou responder a uma matéria que desconheço”, afirmou.