A Lua deste domingo, 10 de agosto, vai ser a mais especial do ano. O fenómeno da Super Lua vai acontecer em noite de Lua Cheia e vai estar 14% maior e 30% mais brilhante. Se o céu estiver limpo, ainda melhor.

Fala-se em Super Lua sempre que o instante de Lua Cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita, explica o Observatório Astronómico de Lisboa. É possível ocorrer uma Super Lua frequentemente, mas nem todas terão o mesmo tamanho e brilho aparentes. É por isso que este domingo a noite vai ser especial.

Este verão, as Luas Cheias de 10 de agosto e 9 de setembro serão Super Luas. A Super Lua mais favorável para observar será a deste domingo, por um lado porque os instantes do perigeu e da Lua Cheia estão menos desfasados e por outro lado porque são próximos do instante do nascimento da Lua.

“Estando a Lua próxima do horizonte, ocorre um efeito extra de ampliação, mas que é apenas uma ilusão produzida por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrónomos e psicólogos”, explica o Observatório.

O nascimento da Lua em Portugal Continental está marcado para as 20h16 deste domingo. Não se esqueça de olhar para o céu. Uma Lua igual a esta só se volta a repetir a 28 de setembro de 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR