A deputada do PCP que substituiu Honório Novo há um ano num processo interno controverso renunciou ao cargo. Paula Baptista alegou “razões pessoais e familiares”, segundo o PCP-Porto, organismo a que pertence.

Paula Baptista, que pertencia às comissões parlamentares de Educação e Assuntos Europeus, será substituída por Diana Ferreira, uma psicóloga de 33 anos.

Honório Novo era o principal deputado do PCP na área das Finanças e Orçamento e, aquando da sua saída, a 1 de agosto do ano passado, não escondeu que, se fosse apenas por sua vontade própria, gostava de ter terminado a legislatura, ou seja, manter as funções de deputado até 2015. Ficava claro que a decisão de o substituir tinha sido uma ordem da direção do PCP. Honório Novo tinha saído do Comité Central do PCP em 2008.

Segundo comunicado do PCP-Porto, Paula Baptista vai regressar às funções que anteriormente assumia na Organização Regional do Porto do PCP e Comissão Concelhia de Gaia, mantendo-se ainda como eleita na Assembleia Municipal de Gaia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Diana Ferreira é mais uma deputada oriunda da JCP que veio baixar a média de idades da bancada comunista que, a cada mudança, vai tornando-se mais jovem. A média de idades é agora de 42 anos. Será a segunda deputada mais nova do PCP, seguindo-se a Rita Rato, de 31 anos. O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, tem 35 anos, sendo que o deputado do PCP mais velho é mesmo o líder do partido, Jerónimo de Sousa, com 67 anos.