Quando lhe perguntavam em criança o que queria ser quando crescesse, é provável que pirata tenha sido uma das suas respostas. Se calhar não pelo facto de viver num barco mas, muito possivelmente, pela hipótese de poder vir a descobrir um tesouro. Se ainda quiser explorar a sua veia de Barba Negra, a Mashable apresenta sete sítios onde, alegadamente, se encontram alguns tesouros nunca descobertos. Conheça-os.

1. O tesouro da Noite Triste. Localização: por baixo da Cidade do México

Em 1520 , os Astecas decidiram que estava na hora de Hernán Cortés e os restantes conquistadores espanhóis abandonarem o seu território e, em junho desse ano, expulsaram-nos da cidade de Tenochitlan, a capital do Império Asteca. Cortés ordenou que os seus homens reunissem a maior quantidade de ouro possível e que o guardassem dentro das suas armaduras.

Acontece que Tenochitlan era uma cidade situada no meio de um lago. Ora, como o ouro é um metal pesado, os astecas aproveitaram o facto de as armaduras dos espanhóis estarem “recheadas” para os atirarem das pontes, fazendo com que se afogassem. Este acontecimento, que ficou conhecido como “A Noite Triste”, fez com que grande parte do tesouro asteca tenha ficado submerso na parte superior da bacia, onde hoje se encontra a Cidade do México.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. O tesouro de Lima. Localização: Ilhas Cocos, território australiano

Em 1820, o capitão inglês William Thompson foi encarregue de recolher o tesouro de Lima e de o entregar, intacto, no México. Mas o tesouro nunca chegou ao destino. Acredita-se que Thompson o tenha escondido algures nas Ilhas Cocos, algo que tem despertado a curiosidade dos chamados caçadores de tesouros, e não só. De acordo com o Telegraph, o antigo Presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, também tentou a sua sorte, em 1910.

Atualmente, julga-se que o tesouro, composto por moedas e barras de ouro, prata, joias e espadas com joias incrustadas, valha 269 milhões de dólares.

3. A pilhagem do coronel John Singleton Mosby. Localização: algures ao pé da cidade de Haymarket, Virginia

Em 1863, em plena guerra civil americana entre os Estados da Confederação (estados do sul que protagonizaram a secessão) e a União (estados do norte que não se rebelaram), o coronel John Singleton Mosby organizou um golpe contra as forças da União. Não só conseguiu capturar 42 soldados inimigos, como também encontrou uma série de relíquias que se destinavam a algumas das famílias de Virgínia. Ao fugirem da cidade, Mosby e as suas tropas encontraram um contingente de militares da União. Para não se arriscar a ficar sem o tesouro, Mosby entregou-o a um sargento da sua confiança. Até hoje, o tesouro nunca foi encontrado.

4. O tesouro de Nossa Senhora de Atocha. Localização: Florida Keys, EUA

Em setembro de 1622, um navio espanhol — o Nossa Senhora de Atocha (“La Nuestra Señora de Atocha”) — foi apanhado por uma tempestade perto das Florida Keys, um arquipélago de ilhas situado no sudeste dos Estados Unidos. A embarcação bateu contra uma barreira rasa de coral, o que resultou na submersão de quase todo o tesouro que se encontrava a bordo. Em 1985, parte do espólio foi encontrado por um caçador de tesouros norte-americano. Mas ainda ficaram por descobrir 17 toneladas de barras de prata, 128 mil moedas, 27 quilos de esmeraldas e cerca de 35 caixas de ouro da igreja.

5. O tesouro no fundo do Lago Guatavita. Localização: Lago Guatavita, Colômbia

A National Geographic conta que o padre de uma tribo indígena na Colômbia decidiu cobrir-se com ouro em pó e mandar moedas de ouro para o lago Guatavita, de modo a fazer uma oferenda ao deus da água. Já se realizaram várias tentativas de recuperação das moedas, através da drenagem do lago, mas o governo colombiano proibiu que se voltasse a tentar.

6. Os tesouros europeus roubados pelos nazis. Localização: no fundo do Lago Toplitz, Áustria

Calcula-se que tenham sido inúmeras as casas que os nazis saquearam, durante o apogeu do nazismo na Europa. Depois do final da Segunda Guerra Mundial, os nazis destruíram e esconderam as obras de arte e objetos de valor saqueados. Entre os diversos esconderijos, está o lago austríaco Toplitz, para onde os nazis despejaram os objetos que, muito provavelmente, nunca serão recuperados. Porquê? A Áustria raramente autoriza mergulhos no lago.

7. O ouro perdido da Confederação. Localização: perto da cidade de Washington, na Geórgia

No final da guerra civil americana, em 1865, os Estados da Confederação estavam prestes a render-se quando se depararam com uma questão: o que fazer com o que restava do seu tesouro? Existem diversas versões da história, sendo que algumas delas falam na total liquidação dos bancos da Confederação. Mas a versão que mais interessa aos caçadores de tesouros é esta: reza a lenda que existem 140 mil dólares em ouro, valores da época, enterrados algures, perto da cidade de Washington, na Geórgia.