Ahmed Godane, líder da milícia radical somali Al-Shabaab, foi morto numa operação militar do exército norte-americano na Somália, anunciou o Pentágono esta sexta-feira.

Ahmed Abdi al-Muhammad, também conhecido por Ahmed Godane, era co-fundador do grupo islamista. A morte de Godane resulta de um ataque aéreo executado pelos militares americanos na segunda-feira, 1 de setembro e “a sua retirada do campo de batalha é uma enorme perda simbólica e operacional para o Al-Shabaab”, pode ler-se na página do Pentágono.

Numa conferência de imprensa na passada terça-feira, o porta-voz do Pentágono John Kirby tinha dito que aviões tripulados e não tripulados tinham participado num ataque aéreo que destruiu um acampamento e um veículo do Al-Shabaab no sul da capital da Somália, Mogadíscio. Um ataque que visava diretamente a rede terrorista e o seu líder, Godane.

O Al-Shabab é um grupo islamista somali aliado da al-Qaeda que, em setembro no ano passado, reivindicou o ataque a um centro comercial em Nairobi, no Quénia, do qual resultaram cerca de 70 mortos e 200 feridos. O ministério da Defesa norte-americano também acredita que o grupo é responsável por vários bombardeamentos, incluindo ataques suicidas em Mogadíscio e em outras cidades da Somália.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR