Há tempo definido para o debate, minutos certos para responder e para réplica, mas os dois candidatos às primárias não sabem que temas terão de discutir no primeiro embate televisivo das primárias, que se realiza esta terça-feira na TVI.

Apesar de não ter sido fácil chegar a acordo sobre a realização dos três debates entre os dois candidatos às primárias do PS, os confrontos começam esta terça-feira na TVI no Jornal das 8, com a mediação de Judite de Sousa. O debate terá a duração de 35 minutos. Cada candidato terá dois minutos para responder às perguntas da jornalista e o outro terá um minuto para réplica. O que nenhum dos candidatos sabe são os temas que vão ser postos a debate pela jornalista, já que segundo o Observador apurou, Judite Sousa impôs esta regra a Costa e Seguro.

Estas eleições primárias, pioneiras no PS, já contam com mais de 55 mil simpatizantes – até dia 12, data limite para a inscrição de simpatizantes, é possível que o número continue a crescer. As eleições nas federações, neste passado fim de semana, foram inconclusivas quanto à preferência dos militantes, já que António Costa ganhou 10 federações e Seguro conquistou nove, com uma diferença de votos curta entre os apoiantes dos dois candidatos.

Após o debate na TVI — que pode ser acompanhado no Twitter com a hashtag #TVIdebatePS –, há mais dois confrontos: amanhã, dia 10, na SIC e dia 23 na RTP. As primárias vão acontecer no dia 28 de setembro.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR