A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) confirmou hoje que uma caravana de 220 veículos russos entrou na Ucrânia através do posto fronteiriço de Donetsk, sem terem avisado as autoridades ucranianas.

A comitiva russa, que integra 193 camiões de carga, cruzou a fronteira na madrugada de hoje, precisou em comunicado a OSCE, que tem uma missão de observação no terreno.

A caravana entrou em território ucraniano sem que a sua carga tivesse sido controlada pelas patrulhas fronteiriças ou pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha, à exceção de um conjunto de 40 camiões, que foram sumariamente revistados por autoridades aduaneiras russas.

Segundo explicou um enviado do Governo russo, que chegou à fronteira de automóvel, à cabeça da caravana, os camiões estão carregados de comida.

Trata-se, disse, de ajuda humanitária que Moscovo envia para a cidade de Lugansk, no leste da Ucrânia, uma zona controlada pelos separatistas pró-russos.

A ajuda humanitária à população das regiões orientais da Ucrânia é um dos 12 pontos do acordo firmado no passado dia 05, que permitiu estabelecer um cessar-fogo entre as tropas ucranianas e as milícias separatistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR