O comando militar ucraniano alertou hoje para um ataque das milícias pró-russas contra as posições governamentais no aeroporto de Donetsk, no leste do país, que viola o regime de cessar-fogo acordado no passado dia 5.

Segundo um comunicado oficial, “um grande grupo de guerrilheiros apoiado por seis carros de combate” atacou, na sexta-feira, as posições ucranianas próximas do aeroporto de Donetsk, localizadas nos arredores da cidade controlada pelas milícias separatistas pró-russas.

O ataque, adianta o comunicado, foi “recusado heroicamente” pelas tropas ucranianas, já que “as posições dos defensores do aeroporto foram submetidas a fogo de artilharia”.

O comando ucraniano, que não deu informações de baixas nas fileiras das forças governamentais, adiantou que às primeiras horas da manhã de hoje as instalações do aeroporto foram atacadas com fogo de lança-granadas e morteiros. O mesmo terá acontecido num posto de controlo a cerca de 50 quilómetros de Donetsk.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“As forças militares da Operação Antiterrorista (ATO) abrem fogo unicamente em defesa própria, quando as suas posições são atacadas”, sublinha o comunicado.

De acordo com o comunicado, nestes ataques as milícias separatistas registaram 12 vítimas mortais e perderam três carros de combate.

“A ATO declara que as tropas ucranianas cumprem estritamente os acordos de cessar-fogo e não se deixam provocar”, conclui o comunicado.