O presidente do Parlamento Europeu desloca-se a Portugal esta terça-feira e vai estar com António Costa e António José Seguro na reta final da campanha das primárias do PS. Martin Schulz vem a Portugal para visitar o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) e a Agência Europeia de Segurança Marítima que ficam em Lisboa, mas não esquece o PS nacional.

Com apenas sete horas em Lisboa, Martin Schulz vai aproveitar o tempo para estar com os dois candidatos às primárias. Com António Costa vai almoçar na Câmara Municipal e com Seguro vai reunir-se na sede do PS, no Largo do Rato. O encontro com Costa vai durar mais uns minutos, mas o alemão – que esteve em Portugal em maio quando concorria a presidente da Comissão pelo Partido Socialista Europeu e conseguiu a proeza de reunir Seguro e Costa numa selfie – procurou ser consensual e encontrar-se com os dois candidatos a primeiro-ministro.

Também vai encontrar-se com o atual primeiro-ministro, reunindo-se com Passos Coelho durante a tarde em S. Bento, logo a seguir ao almoço com Costa. Para além das visitas aos dois organismos da União Europeia que se situam na capital, Schulz vai jantar na no Startup Lisboa Tech, que pertence à Câmara de Lisboa, com jovens empreendedores.

Schulz foi reeleito em julho como presidente do Parlamento Europeu depois dos vários partidos socialistas europeus não terem conseguido ganhar a maioria dos votos nos 28 países da UE – ganhou o Partido Popular Europeu e Juncker é o novo presidente da Comissão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR